Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Carla Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13242
Resumo: A emergência de qualquer tecnologia tem sido acompanhada pelo surgimento de grandes expectativas quanto às suas potencialidades, tendo o mesmo acontecido com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Este otimismo está associado às perspetivas tecnologicamente deterministas em que a tecnologia é sempre vista como fonte incontornável de progresso da humanidade. Nesta dissertação parte-se de uma abordagem mais realista e da evidência empírica sobre desigualdades recorrentes no acesso às TIC, recorrendo-se a uma abordagem multidimensional do acesso. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é analisar desigualdades digitais (existentes e emergentes) de jovens universitários no acesso às TIC, desde a sua frequência na PréEscola até ao Ensino Superior. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados. O resultado obtido vai ao encontro de diversos estudos realizados que identificam desigualdades recorrentes no seio dos jovens, incluindo os que frequentam o ensino superior. À semelhança de tais estudos, esta pesquisa contribui também para desafiar a ideia preconcebida de «nativos digitais» associada também a ideia de estarmos perante a geração mais esclarecida de sempre, como se os jovens pudessem ser considerados um grupo homogéneo.
id RCAP_ab6e7b9cfb8091c88ecdb12ce643c9da
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC(Des)Concentração(I)LiteraciaDesigualdades DigitaisDimensões do Acesso das TicFrequência de UsoTecnologias da Informação e da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas SociaisA emergência de qualquer tecnologia tem sido acompanhada pelo surgimento de grandes expectativas quanto às suas potencialidades, tendo o mesmo acontecido com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Este otimismo está associado às perspetivas tecnologicamente deterministas em que a tecnologia é sempre vista como fonte incontornável de progresso da humanidade. Nesta dissertação parte-se de uma abordagem mais realista e da evidência empírica sobre desigualdades recorrentes no acesso às TIC, recorrendo-se a uma abordagem multidimensional do acesso. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é analisar desigualdades digitais (existentes e emergentes) de jovens universitários no acesso às TIC, desde a sua frequência na PréEscola até ao Ensino Superior. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados. O resultado obtido vai ao encontro de diversos estudos realizados que identificam desigualdades recorrentes no seio dos jovens, incluindo os que frequentam o ensino superior. À semelhança de tais estudos, esta pesquisa contribui também para desafiar a ideia preconcebida de «nativos digitais» associada também a ideia de estarmos perante a geração mais esclarecida de sempre, como se os jovens pudessem ser considerados um grupo homogéneo.The surge of any technology has been accompanied by the emergence of great expectations as to its potential, with the same thing happening to Information and Communication Technology (ICT). This optimism is associated with the technologically deterministic perspectives in which technology is always seen as an unavoidable source of humanity's progress. This dissertation is based on a more realistic approach and empirical evidence on recurrent inequalities in access to ICT using a multidimensional approach to access. In view of the above, the goal of this dissertation is to analyze digital inequalities (existing and emerging) of young university students with access to ICT from their pre-school attendance to higher education. A qualitative methodology was chosen, using the semi-directive interview as a data collection technique. The result obtained is an addition to several studies that identify recurrent inequalities within young people including those attending higher education. Like such studies, this research also contributes to challenging the preconceived idea of «digital natives» associated with the idea that we are before the most enlightened generation ever as if young people could be considered a homogeneous group.Pereira, Maria João Leitão Simões AreiasuBibliorumVaz, Carla Gonçalves2023-02-22T14:26:22Z2022-12-132022-10-102022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13242TID:203227409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:42.747167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
title Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
spellingShingle Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
Vaz, Carla Gonçalves
(Des)Concentração
(I)Literacia
Desigualdades Digitais
Dimensões do Acesso das Tic
Frequência de Uso
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas Sociais
title_short Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
title_full Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
title_fullStr Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
title_full_unstemmed Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
title_sort Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TIC
author Vaz, Carla Gonçalves
author_facet Vaz, Carla Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria João Leitão Simões Areias
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Carla Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv (Des)Concentração
(I)Literacia
Desigualdades Digitais
Dimensões do Acesso das Tic
Frequência de Uso
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas Sociais
topic (Des)Concentração
(I)Literacia
Desigualdades Digitais
Dimensões do Acesso das Tic
Frequência de Uso
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas Sociais
description A emergência de qualquer tecnologia tem sido acompanhada pelo surgimento de grandes expectativas quanto às suas potencialidades, tendo o mesmo acontecido com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Este otimismo está associado às perspetivas tecnologicamente deterministas em que a tecnologia é sempre vista como fonte incontornável de progresso da humanidade. Nesta dissertação parte-se de uma abordagem mais realista e da evidência empírica sobre desigualdades recorrentes no acesso às TIC, recorrendo-se a uma abordagem multidimensional do acesso. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é analisar desigualdades digitais (existentes e emergentes) de jovens universitários no acesso às TIC, desde a sua frequência na PréEscola até ao Ensino Superior. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados. O resultado obtido vai ao encontro de diversos estudos realizados que identificam desigualdades recorrentes no seio dos jovens, incluindo os que frequentam o ensino superior. À semelhança de tais estudos, esta pesquisa contribui também para desafiar a ideia preconcebida de «nativos digitais» associada também a ideia de estarmos perante a geração mais esclarecida de sempre, como se os jovens pudessem ser considerados um grupo homogéneo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-10-10
2022-12-13T00:00:00Z
2023-02-22T14:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13242
TID:203227409
url http://hdl.handle.net/10400.6/13242
identifier_str_mv TID:203227409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414952062976