Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria João Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8470
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_ab83abeed951f3e784e60c6988dbf0fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marcaMarketingRedes sociaisFacebookLealdade com as marcasConfiança nas marcasEngagement onlineSocial mediaBrands loyaltyBrands trustDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.As redes sociais são uma questão emergente e contemporânea, nomeadamente o Facebook. Este é um espaço de interação entre indivíduos com necessidades e motivações sociais, de visibilidade e de reconhecimento. As mutações e a imprevisibilidade implicadas nos comportamentos consequentes surgem como ajuste aos novos espaços e contextos gerados pelo fenómeno da globalização e das tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, questionamos como o Engagement Online impactua na lealdade de marca. Esta investigação quantitativa pretendeu explanar num tom confirmatório o status quo do engagement online português. Como foco de investigação procuramos clarificar seu efeito na lealdade com a marca, tendo ou não a confiança como moderadora da relação. Neste propósito, apurámos que engagement online tem impacto sobre a lealdade nas em todas as dimensões sem confiança como moderadora destas relações.ABSTRACT: The social networking, like Facebook, is an emerging and contemporary issue. This is a place of interaction between individuals with social needs and motivations of expression, visibility and recognition. The globalization’s phenomenon and the progress of information and communication technologies caused mutations and unpredictability. The results are the (re)creation of new spaces and contexts for people and companies. For this, our question is about how engagement online impacts on brand loyalty. This quantitative research intends to explain the online engagement’s status quo and the clarification of the effects on brand loyalty, having or not it has confidence as a mediator of the relationship. As a research focus, we tried to clarify the effect on brand loyalty, with or without trust as a relationship moderator. In this regard, we have found that engagement online has an impact on loyalty in all dimensions without trust as moderator variable of these relationships.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLMoura, Maria João Ferreira2018-05-02T15:10:34Z2017-11-222017-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8470TID:201834545porMOURA, Maria – FACEBOOK: a relação do engagement online com a lealdade de marca. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:13.887659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
title Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
spellingShingle Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
Moura, Maria João Ferreira
Marketing
Redes sociais
Facebook
Lealdade com as marcas
Confiança nas marcas
Engagement online
Social media
Brands loyalty
Brands trust
title_short Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
title_full Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
title_fullStr Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
title_full_unstemmed Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
title_sort Facebook: a relação do engagement online com a lealdade de marca
author Moura, Maria João Ferreira
author_facet Moura, Maria João Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria João Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Redes sociais
Facebook
Lealdade com as marcas
Confiança nas marcas
Engagement online
Social media
Brands loyalty
Brands trust
topic Marketing
Redes sociais
Facebook
Lealdade com as marcas
Confiança nas marcas
Engagement online
Social media
Brands loyalty
Brands trust
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como requisito parcial para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22
2017-11-22T00:00:00Z
2018-05-02T15:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8470
TID:201834545
url http://hdl.handle.net/10400.21/8470
identifier_str_mv TID:201834545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOURA, Maria – FACEBOOK: a relação do engagement online com a lealdade de marca. Lisboa: IPL, Escola Superior de Comunicação Social, 2017. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434190233600