Os grandes consumidores de consultas medicas: um estudo de familia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6900 |
Resumo: | Este artigo relata um estudo sobre algumas das características familiares dos grandes consumidores de serviços de saúde. Neste sentido, comparou por um lado, um grupo de grandes consumidores de serviços de saúde, ao nível do número de consultas, em relação a um grupo controlo em termos de funcionamento familiar e atitudes em relação aos médicos e medicina e por outro, estudou a relação entre a dinâmica familiar e as atitudes face à medicina e médicos no grupo dos grandes consumidores. Os resultados mostram que os dois grupos de utentes são significativamente diferentes. Além disso, no grupo dos grandes consumidores, o funcionamento familiar problemático parece ser um buffer no desenvolvimento de atitudes menos negativas face aos médicos e à medicina. Implicações dos resultados ao nível da intervenção terapêutica são enfatizados. |
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Os grandes consumidores de consultas medicas: um estudo de familiaHigh health consumers of medical apointmentsFamily dynamicsFamily functionningGrandes consumidores dos serviços de saúdeDinâmica familiarFuncionamento familiarGrandes consumidores de servicios de saludFuncionamiento familiarEste artigo relata um estudo sobre algumas das características familiares dos grandes consumidores de serviços de saúde. Neste sentido, comparou por um lado, um grupo de grandes consumidores de serviços de saúde, ao nível do número de consultas, em relação a um grupo controlo em termos de funcionamento familiar e atitudes em relação aos médicos e medicina e por outro, estudou a relação entre a dinâmica familiar e as atitudes face à medicina e médicos no grupo dos grandes consumidores. Os resultados mostram que os dois grupos de utentes são significativamente diferentes. Além disso, no grupo dos grandes consumidores, o funcionamento familiar problemático parece ser um buffer no desenvolvimento de atitudes menos negativas face aos médicos e à medicina. Implicações dos resultados ao nível da intervenção terapêutica são enfatizados.This article describes the study of some family characteristics of high health consumers of medical appointments. First, a group of high health consumers regarding medical appointments was compared to a control group in terms of familiar functioning and attitudes towards doctors and medicine. Second, the relationship between family dynamics and attitudes towards doctors and medicine, in the group of high health consumers was analyzed. Results showed the two groups to be significantly different. In the high health consumers group, a problematic family functioning seems to be a buffer in the development of less negative attitudes towards doctors and medicine. Implications of these results in terms of therapeutic interventions are emphasized.Este artículo describe un estudio sobre algunas características familiares de sujetos grandes consumidores de servicios de salud. Por un lado, se compara un grupo de grandes consumidores de servicios de salud, a nivel de número de consultas, con un grupo control en términos de funcionamiento familiar y actitudes hacia los médicos y la Medicina; por otro lado, se estudia la relación entre la dinámica familiar y las actitudes hacia la Medicina y los médicos en el grupo de los grandes consumidores. Los resultados muestran que los dos grupos de usuarios son significativamente diferentes; además, en el grupo de grandes consumidores el funcionamiento familiar problemático parece ser un factor intermediario en el desarrollo de actitudes menos negativas hacia los médicos y la Medicina. Se discuten las implicaciones que los resultados tienen a nivel de intervención terapéutica.Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC)Universidade do MinhoPereira, M. GraçaBarbosa, JoaquimSousa, José N.Santiago, NunoLima, Margarida Reis2002-052002-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6900por"Revista Internacional de Psicología Clínica y de la Salud". ISSN 1576-7329. 2:2 (Mayo 2002) 285-300.1576-7329http://www.aepc.es/ijchp/index.php?coid=Portuguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:58.729514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo relata um estudo sobre algumas das características familiares dos grandes consumidores de serviços de saúde. Neste sentido, comparou por um lado, um grupo de grandes consumidores de serviços de saúde, ao nível do número de consultas, em relação a um grupo controlo em termos de funcionamento familiar e atitudes em relação aos médicos e medicina e por outro, estudou a relação entre a dinâmica familiar e as atitudes face à medicina e médicos no grupo dos grandes consumidores. Os resultados mostram que os dois grupos de utentes são significativamente diferentes. Além disso, no grupo dos grandes consumidores, o funcionamento familiar problemático parece ser um buffer no desenvolvimento de atitudes menos negativas face aos médicos e à medicina. Implicações dos resultados ao nível da intervenção terapêutica são enfatizados. |
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