A oferta pública inicial da Farfetch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21923 |
Resumo: | De acordo com Klova (2017), uma oferta pública inicial é a primeira venda pública das ações de uma empresa. Segundo Chemmanur e Fulghieri (1999), esta surge quando uma empresa pretende captar capital, tendo esta que emitir um certo número de ações a determinado preço. A Farfetch é uma plataforma portuguesa de "e-commerce" que agrega e vende roupas e acessórios de várias marcas do setor da moda de luxo. Fundada por José Neves, em 2007, é a primeira empresa portuguesa a atingir o estatuto de "unicórnio" - empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares - e a primeira tecnológica nacional a ser cotada na bolsa de valores de Nova Iorque. Este caso de estudo tem como objetivo principal o estudo da IPO da Farfetch. Assim, esta encontra-se dividida em 4 capítulos principais, que abordam os seguintes temas: revisão de literatura, descrição da empresa e da sua envolvente e depois, mais concretamente, a oferta pública inicial da Farfetch, a performance das ações da Farfetch após a sua entrada em bolsa e uma conclusão sobre o tema. |
id |
RCAP_aba3f8d2d37618a00de36fad0cce4d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A oferta pública inicial da FarfetchIPO (oferta pública inicial)FarfetchUnderpricingIPO (initial public offering)De acordo com Klova (2017), uma oferta pública inicial é a primeira venda pública das ações de uma empresa. Segundo Chemmanur e Fulghieri (1999), esta surge quando uma empresa pretende captar capital, tendo esta que emitir um certo número de ações a determinado preço. A Farfetch é uma plataforma portuguesa de "e-commerce" que agrega e vende roupas e acessórios de várias marcas do setor da moda de luxo. Fundada por José Neves, em 2007, é a primeira empresa portuguesa a atingir o estatuto de "unicórnio" - empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares - e a primeira tecnológica nacional a ser cotada na bolsa de valores de Nova Iorque. Este caso de estudo tem como objetivo principal o estudo da IPO da Farfetch. Assim, esta encontra-se dividida em 4 capítulos principais, que abordam os seguintes temas: revisão de literatura, descrição da empresa e da sua envolvente e depois, mais concretamente, a oferta pública inicial da Farfetch, a performance das ações da Farfetch após a sua entrada em bolsa e uma conclusão sobre o tema.According to Klova (2017), an initial public offering is the first public sale of a company's shares. According to Chemmanur and Fulghieri (1999), this appears when a company intends to raise capital, having to issue a certain number of shares at a certain price. Farfetch is a Portuguese e-commerce platform that gathers and sells clothes and accessories from various brands in the luxury fashion sector. Founded by José Neves, in 2007, it is the first Portuguese company to achieve the status of "unicorn" - a company valued at more than one billion dollars - and the first national technological company listed on the New York Stock Exchange. This case study has as main objective the study of Farfetch's IPO. Thus, it is divided into 5 main chapters, which address the following topics: literature review, description of the company and its surroundings, and after that, more specifically, the initial public offering of Farfetch, the performance of Farfetch shares after the entry on the stock exchange and a conclusion on the topic.2021-02-04T15:17:45Z2020-12-21T00:00:00Z2020-12-212020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21923TID:202585654porRendas, Vasco Silva Cordeiro Constantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:23.873191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A oferta pública inicial da Farfetch |
title |
A oferta pública inicial da Farfetch |
spellingShingle |
A oferta pública inicial da Farfetch Rendas, Vasco Silva Cordeiro Constantino IPO (oferta pública inicial) Farfetch Underpricing IPO (initial public offering) |
title_short |
A oferta pública inicial da Farfetch |
title_full |
A oferta pública inicial da Farfetch |
title_fullStr |
A oferta pública inicial da Farfetch |
title_full_unstemmed |
A oferta pública inicial da Farfetch |
title_sort |
A oferta pública inicial da Farfetch |
author |
Rendas, Vasco Silva Cordeiro Constantino |
author_facet |
Rendas, Vasco Silva Cordeiro Constantino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rendas, Vasco Silva Cordeiro Constantino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPO (oferta pública inicial) Farfetch Underpricing IPO (initial public offering) |
topic |
IPO (oferta pública inicial) Farfetch Underpricing IPO (initial public offering) |
description |
De acordo com Klova (2017), uma oferta pública inicial é a primeira venda pública das ações de uma empresa. Segundo Chemmanur e Fulghieri (1999), esta surge quando uma empresa pretende captar capital, tendo esta que emitir um certo número de ações a determinado preço. A Farfetch é uma plataforma portuguesa de "e-commerce" que agrega e vende roupas e acessórios de várias marcas do setor da moda de luxo. Fundada por José Neves, em 2007, é a primeira empresa portuguesa a atingir o estatuto de "unicórnio" - empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares - e a primeira tecnológica nacional a ser cotada na bolsa de valores de Nova Iorque. Este caso de estudo tem como objetivo principal o estudo da IPO da Farfetch. Assim, esta encontra-se dividida em 4 capítulos principais, que abordam os seguintes temas: revisão de literatura, descrição da empresa e da sua envolvente e depois, mais concretamente, a oferta pública inicial da Farfetch, a performance das ações da Farfetch após a sua entrada em bolsa e uma conclusão sobre o tema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21T00:00:00Z 2020-12-21 2020-12 2021-02-04T15:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21923 TID:202585654 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21923 |
identifier_str_mv |
TID:202585654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134668180684800 |