De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Joaquim Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63287
Resumo: A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente
id RCAP_aba6fa1b3c74fd86dbb8053ca6cd1b09
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirintoFrom a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinthLabirintoEducação IniciáticaAprendizagemInterioridadeLabyrinthInitiatic EducationLearningInteriorityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendenteThe symbolic figure of the maze proves to be an extremely pregnant mythic-symbolic complex of the mythical and educational imaginary.In this article the author establishes a dialogue with authors who have studied the symbolic and construction of such maze and questionsthe educational implications that derive from the symbolic figure of this symbolic maze. Taking the labyrinth as an emblem of education understood as spiritual transmutation, he finds that all initiatory education must follow the teachings that derive from it and create conditions for the initiate to enter within, to discover himself/herself and to understand the meaning of its depth.It is a experiential process, a process of discovery and learning rather than of teaching, where the protagonist is the learner himselfAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63287por2595-892510.14393/TES-v2n1-2019-51187http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/51187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:51.804118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
From a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinth
title De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
spellingShingle De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
Araújo, Alberto Filipe
Labirinto
Educação Iniciática
Aprendizagem
Interioridade
Labyrinth
Initiatic Education
Learning
Interiority
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
title_full De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
title_fullStr De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
title_full_unstemmed De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
title_sort De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
author_role author
author2 Araújo, Joaquim Machado de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Araújo, Joaquim Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Labirinto
Educação Iniciática
Aprendizagem
Interioridade
Labyrinth
Initiatic Education
Learning
Interiority
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Labirinto
Educação Iniciática
Aprendizagem
Interioridade
Labyrinth
Initiatic Education
Learning
Interiority
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63287
url http://hdl.handle.net/1822/63287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2595-8925
10.14393/TES-v2n1-2019-51187
http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/51187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132578378153984