De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63287 |
Resumo: | A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente |
id |
RCAP_aba6fa1b3c74fd86dbb8053ca6cd1b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirintoFrom a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinthLabirintoEducação IniciáticaAprendizagemInterioridadeLabyrinthInitiatic EducationLearningInteriorityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendenteThe symbolic figure of the maze proves to be an extremely pregnant mythic-symbolic complex of the mythical and educational imaginary.In this article the author establishes a dialogue with authors who have studied the symbolic and construction of such maze and questionsthe educational implications that derive from the symbolic figure of this symbolic maze. Taking the labyrinth as an emblem of education understood as spiritual transmutation, he finds that all initiatory education must follow the teachings that derive from it and create conditions for the initiate to enter within, to discover himself/herself and to understand the meaning of its depth.It is a experiential process, a process of discovery and learning rather than of teaching, where the protagonist is the learner himselfAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeAraújo, Joaquim Machado de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63287por2595-892510.14393/TES-v2n1-2019-51187http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/51187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:51.804118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto From a symbolic figure to the emblem of education: crossing glances over the labyrinth |
title |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
spellingShingle |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto Araújo, Alberto Filipe Labirinto Educação Iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic Education Learning Interiority Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
title_full |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
title_fullStr |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
title_full_unstemmed |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
title_sort |
De figura simbólica a emblema da educação: Cruzando olhares sobre o labirinto |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Joaquim Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Labirinto Educação Iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic Education Learning Interiority Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Labirinto Educação Iniciática Aprendizagem Interioridade Labyrinth Initiatic Education Learning Interiority Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A figura simbólica do labirinto revela-se um complexo mítico-simbólico extremamente pregnantedo imaginário mítico e do imaginário educacional. Este artigo dialoga com autores que estudaram a sua simbólica e construção e indaga sobre as implicações educacionais que decorrem da figura simbólica do labirinto. Tomando o labirinto como emblema da educação entendida como transmutação espiritual, constata que toda a educação iniciática, deve seguir os ensinamentos que dele derivam e criar condições para que o iniciado entre no seu interior, se descubra a si próprio e compreenda o sentido da sua profundidade. Trata-se de um processo mais da ordem da experiência, da descoberta e da aprendizagem do que do ensino, onde o protagonista é o próprio aprendente |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63287 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2595-8925 10.14393/TES-v2n1-2019-51187 http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/51187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132578378153984 |