O contributo da avaliação externa na autoavaliação da escola. Um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana da Soledade Canete
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15963
Resumo: Os processos de avaliação das escolas, tal como de outras instituições, implicam várias fases que vão desde o diagnóstico da situação até à concretização de mudanças. Avaliação externa e a autoavaliação estão intimamente ligadas; enquanto a avaliação externa emite um juízo de valor, a autoavaliação tem como principal objetivo o diagnóstico para a mudança e melhoria da prestação do serviço educativo e dos resultados da escola. Pretendeu-se, neste trabalho, conhecer o modo como decorreu o processo de avaliação numa escola secundária com 3.º ciclo, não agrupada, à qual convencionamos chamar de Escola S, do distrito de Évora. O estudo reporta-se ao período temporal que se situa entre o ano letivo de 2006/2007 e o ano de 2010/2011. Conhecer as melhorias e as mudanças percecionadas pela comunidade escolar face à avaliação externa e ainda conhecer o impacto da avaliação externa na mudança de práticas de autoavaliação, constituíram os objetivos desta dissertação. Através da análise de documentos da escola e da análise do conteúdo das entrevistas efetuadas a elementos representantes da comunidade escolar foi possível responder às questões que nortearam o estudo. Os resultados do estudo empírico apontam para a existência de um dispositivo de autoavaliação na escola S como resposta à avaliação externa. A comunidade escolar conhece a importância do processo embora a disponibilidade para mudar as práticas não seja efetiva. A autoavaliação é considerada importante tal como a avaliação externa mas, no entanto a envolvência que cada um teve neste processo não permitiu resultados de melhoria da escola; ABSTRACT: The evaluation process in schools, like in other institutions, needs several phases that go from the diagnosis of the situation until the fulfillment of the change itself. External and Internal evaluation are intimately intertwined; while the external evaluation results in a measurable value, the other has the main objective to diagnose for change and improving the delivery of educational services and the results of school. The goal of this work, was to get to know the way on which the evaluation process occurred in a Portuguese high school, at the time independent to the Portuguese school groups, to which we will call "Escola S, do district de Évora". The study reports itself back to the period regarding the school years of 2006/2007 and 2010/2011. What were the improvements and changes envisioned by the schools community as direct result of the external evaluation and also, to know the external evaluations impact on the change of self-evaluation ways, were the objectives goals of this dissertation. Through the analysis of school internal documents, and the analysis of the interviews, made to representative elements of the school community, it was possible to answer to these questions. The empirical study results lean towards the existence of an internal evaluation mechanism in the S school, as to a response towards the external evaluation. The school community knows the importance of the process, although the availability to change its internal practices isn't effective. The self-evaluation is considered important, as is the external evaluation but, still the involvement that each had in this process didn’t lead to improvements in the schools results.
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