Programas mediados pela tecnologia de promoção de literacia em saúde mental em adolescentes: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Vera Lúcia Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10041
Resumo: Sendo a adolescência considerada uma etapa crítica para a saúde mental, faz com que a promoção da literacia, nesta fase, assuma particular relevância. Diversos programas face-a-face de promoção da literacia da saúde mental têm sido desenvolvidos com adolescentes e a sua eficácia avaliada. Apesar da consistência relativa à eficácia destes programas na promoção da saúde mental em adolescentes, pouco se sabe sobre as características e o efeito de intervenções mediadas pela tecnologia. Devido à preferência dos adolescentes face à internet, a par da rápida disseminação da internet como método de implementação de programas de intervenção promocional, preventiva e remediativa, a presente revisão sistemática tem como finalidade contribuir para a sistematização do conhecimento empírico sobre este tema. Procedeu-se a um levantamento sistemático da literatura científica entre janeiro de 2008 a junho de 2019 com o objetivo de identificar estudos empíricos sobre as variáveis-alvo desta revisão. Os resultados revelaram que estes programas são eficazes na promoção de literacia em saúde mental, no entanto apresentam resultados pouco consistentes relativos ao efeito dos programas na redução do estigma e nos comportamentos de procura de ajuda profissional. Os nossos resultados apresentam implicações clínicas, nomeadamente conhecimento face à adesão e os efeitos positivos que os programas mediados pela tecnologia apresentam face à literacia em saúde mental, sendo, no entanto, necessária uma maior investigação sobre os efeitos na diminuição do estigma e nos comportamentos de procura de ajuda.
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