Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7353 |
Resumo: | Marcel Dupré (1886-1971) foi considerado um dos mais importantes organistas, particularmente pela sua excepcional capacidade de improvisação. A obra Symphonie-Passion (1924), fruto de uma improvisação realizada por este organista e compositor num concerto efectuado em Wanamaker Department, Philadelphia a 8 de Dezembro de 1921, baseou-se em quatro temas gregorianos atribuídos para o seu acto criativo: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. O objectivo deste Documento de Apoio ao Projecto (DAP) visa, por um lado, identificar o relacionamento existente entre os conceitos de música litúrgica, representados pelos quatros temas gregorianos nesta obra, e respectiva influência no acto criativo de Marcel Dupré e, por outro, abordar questões de interpretação e problemática da registação e adaptação desta obra ao órgão sinfónico da Igreja da Lapa no Porto, de forma a promover uma performance devidamente fundamentada. |
id |
RCAP_abc2cd68400a6d54a8562c8e22739b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgãoAnálise musicalMúsica sacraCanto gregorianoMúsica para orgãoImprovisação (Música)Marcel Dupré (1886-1971) foi considerado um dos mais importantes organistas, particularmente pela sua excepcional capacidade de improvisação. A obra Symphonie-Passion (1924), fruto de uma improvisação realizada por este organista e compositor num concerto efectuado em Wanamaker Department, Philadelphia a 8 de Dezembro de 1921, baseou-se em quatro temas gregorianos atribuídos para o seu acto criativo: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. O objectivo deste Documento de Apoio ao Projecto (DAP) visa, por um lado, identificar o relacionamento existente entre os conceitos de música litúrgica, representados pelos quatros temas gregorianos nesta obra, e respectiva influência no acto criativo de Marcel Dupré e, por outro, abordar questões de interpretação e problemática da registação e adaptação desta obra ao órgão sinfónico da Igreja da Lapa no Porto, de forma a promover uma performance devidamente fundamentada.Marcel Dupré (1886-1971) was considered one of the most important organists, particularly for its exceptional ability to improvise. The work Symphonie- Passion (1924) was the result of an improvisation performed by this organist and composer in a concert in Wanamaker Department, Philadelphia on 8th December 1921, based on four themes attributed Gregorian-chant for his creative act: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. The purpose of this Documento de Apoio ao Projecto aims on one hand, to identify the relationship between the concepts of liturgical music, represented by the four Gregorian themes in this work and its influence on the creative act Marcel Dupré, and in other hand, in order to promote an informed performance, to make an approach to interpretations issues and registration, as the adaptation of this work to the symphonic organ of the Lapa Church in Porto.Universidade de Aveiro2012-03-16T15:48:30Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7353porSoeiro, Vasco Alexandre Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:44Zoai:ria.ua.pt:10773/7353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:03.492805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
title |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
spellingShingle |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão Soeiro, Vasco Alexandre Domingues Análise musical Música sacra Canto gregoriano Música para orgão Improvisação (Música) |
title_short |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
title_full |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
title_fullStr |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
title_full_unstemmed |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
title_sort |
Symphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgão |
author |
Soeiro, Vasco Alexandre Domingues |
author_facet |
Soeiro, Vasco Alexandre Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soeiro, Vasco Alexandre Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise musical Música sacra Canto gregoriano Música para orgão Improvisação (Música) |
topic |
Análise musical Música sacra Canto gregoriano Música para orgão Improvisação (Música) |
description |
Marcel Dupré (1886-1971) foi considerado um dos mais importantes organistas, particularmente pela sua excepcional capacidade de improvisação. A obra Symphonie-Passion (1924), fruto de uma improvisação realizada por este organista e compositor num concerto efectuado em Wanamaker Department, Philadelphia a 8 de Dezembro de 1921, baseou-se em quatro temas gregorianos atribuídos para o seu acto criativo: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. O objectivo deste Documento de Apoio ao Projecto (DAP) visa, por um lado, identificar o relacionamento existente entre os conceitos de música litúrgica, representados pelos quatros temas gregorianos nesta obra, e respectiva influência no acto criativo de Marcel Dupré e, por outro, abordar questões de interpretação e problemática da registação e adaptação desta obra ao órgão sinfónico da Igreja da Lapa no Porto, de forma a promover uma performance devidamente fundamentada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-16T15:48:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7353 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137502990172160 |