A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena, Saraiva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Maria Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3938
Resumo: No presente trabalho efetuou-­‐se uma análise da evolução histórica do Balanced Scorecard (BSC) comparando a evolução desta ferramenta de gestão com a evolução de outras ferramentas suas contemporâneas. Nesta análise foi demonstrado que a evolução sofrida pelo BSC estará muito relacionada com o facto de o conceito sempre ter tido, ao longo do tempo e desde a sua aparição, uma ampla aplicação prática. Visou também analisar-­‐se o efeito que a utilização deste instrumento introduziu nas práticas de gestão das organizações. O trabalho foi desenvolvido através de análise bibliográfica dos principais textos publicados pelos autores do Balanced Scorecard e por outros que aportaram contribuições importantes para o tema em análise, assim como da constatação relativa ao facto de os autores do conceito sempre terem desenvolvido a aplicação empírica da sua metodologia, contribuindo para a sua disseminação e esta para a sua evolução. Assim considera-­‐se poder concluir que a utilização prática do conceito influenciou a evolução do Balanced Scorecard e, vice-­‐versa, a evolução do mesmo também fez alterar o seu campo de aplicação, a avaliar pelas evoluções mais recentes.
id RCAP_abcfbb7fb6bbead4014fa3dcaf2e4710
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMASBalanced Scorecard, evolução, aplicação prática, IAM-Intangible Assets Monitor, Skandia Navigator.No presente trabalho efetuou-­‐se uma análise da evolução histórica do Balanced Scorecard (BSC) comparando a evolução desta ferramenta de gestão com a evolução de outras ferramentas suas contemporâneas. Nesta análise foi demonstrado que a evolução sofrida pelo BSC estará muito relacionada com o facto de o conceito sempre ter tido, ao longo do tempo e desde a sua aparição, uma ampla aplicação prática. Visou também analisar-­‐se o efeito que a utilização deste instrumento introduziu nas práticas de gestão das organizações. O trabalho foi desenvolvido através de análise bibliográfica dos principais textos publicados pelos autores do Balanced Scorecard e por outros que aportaram contribuições importantes para o tema em análise, assim como da constatação relativa ao facto de os autores do conceito sempre terem desenvolvido a aplicação empírica da sua metodologia, contribuindo para a sua disseminação e esta para a sua evolução. Assim considera-­‐se poder concluir que a utilização prática do conceito influenciou a evolução do Balanced Scorecard e, vice-­‐versa, a evolução do mesmo também fez alterar o seu campo de aplicação, a avaliar pelas evoluções mais recentes.HOLOS2018-03-23T16:31:01Z2018-03-232017-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3938http://hdl.handle.net/10314/3938porDOI: 10.15628/holos.2017.5438Helena, SaraivaAlves, Maria Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:41Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:07.137889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
title A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
spellingShingle A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
Helena, Saraiva
Balanced Scorecard, evolução, aplicação prática, IAM-Intangible Assets Monitor, Skandia Navigator.
title_short A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
title_full A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
title_fullStr A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
title_full_unstemmed A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
title_sort A EVOLUÇÃO DO BALANCED SCORECARD – UMA COMPARAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS
author Helena, Saraiva
author_facet Helena, Saraiva
Alves, Maria Céu
author_role author
author2 Alves, Maria Céu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helena, Saraiva
Alves, Maria Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard, evolução, aplicação prática, IAM-Intangible Assets Monitor, Skandia Navigator.
topic Balanced Scorecard, evolução, aplicação prática, IAM-Intangible Assets Monitor, Skandia Navigator.
description No presente trabalho efetuou-­‐se uma análise da evolução histórica do Balanced Scorecard (BSC) comparando a evolução desta ferramenta de gestão com a evolução de outras ferramentas suas contemporâneas. Nesta análise foi demonstrado que a evolução sofrida pelo BSC estará muito relacionada com o facto de o conceito sempre ter tido, ao longo do tempo e desde a sua aparição, uma ampla aplicação prática. Visou também analisar-­‐se o efeito que a utilização deste instrumento introduziu nas práticas de gestão das organizações. O trabalho foi desenvolvido através de análise bibliográfica dos principais textos publicados pelos autores do Balanced Scorecard e por outros que aportaram contribuições importantes para o tema em análise, assim como da constatação relativa ao facto de os autores do conceito sempre terem desenvolvido a aplicação empírica da sua metodologia, contribuindo para a sua disseminação e esta para a sua evolução. Assim considera-­‐se poder concluir que a utilização prática do conceito influenciou a evolução do Balanced Scorecard e, vice-­‐versa, a evolução do mesmo também fez alterar o seu campo de aplicação, a avaliar pelas evoluções mais recentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T00:00:00Z
2018-03-23T16:31:01Z
2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3938
http://hdl.handle.net/10314/3938
url http://hdl.handle.net/10314/3938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DOI: 10.15628/holos.2017.5438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv HOLOS
publisher.none.fl_str_mv HOLOS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924207677440