Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luana Flávia Barbosa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12326
Resumo: Essa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.
id RCAP_abd81b58be1e47218e0c96577557c5f2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infânciaGender and Education: the school as a social mechanism to (de)construct gender stereotypes, based on the perception of primary school teachers and kindergarten teachersGéneroEducaçãoEstereótipoEducação inclusivaGenderEducationGender stereotypesInclusive educationODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesEssa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.The present investigation, framed in the interdisciplinary area of Studies on Women, seeks to understand the “origin and problematization of gender”, in a socio-historical context and to understand the role of the Basic School of 1st Cycle and Kindergarten in the (de)construction of Stereotypes of Gender, and how education (re)produces these stereotypes – according to the teachers' narratives. We chose as an object of study "The school as a social agent to (de)construct Gender Stereotypes", seeking to capture information through semi-structured interviews with teachers of the 1st cycle of Basic Education and Kindergarten of a School is belonging to the South Bank of the area. Metropolitan of Lisbon of a Municipality of the District of Setubal. The general objective of this investigation was to understand the conceptions of Gender Stereotypes, based on education thought of as a mechanism of (de)construction. Based on the above, some specific objectives were created, one of them; To know the perception of 1st Cycle and Kindergarten teachers around the issue of social gender roles and gender stereotypes in the school environment. In summary, the study implemented is of a qualitative and exploratory nature, which sought to interpret and understand the teachers' perception in relation to gender issues and gender stereotypes. In collecting the data, we used semi-structured interviews conducted through a script with some questions that were being explored through the answers given by the teachers. We conclude that the school as a social sphere is pointed out by the teachers as a great (re)producer at all levels, whether in relation to sexism, stereotypes, gender roles, what is socially considered appropriate, ways of acting, think, decide, etc… Therefore, inclusive education can be a determinant for social transformation and inclusion of minority groups.Vieira, Cristina PereiraRepositório AbertoOliveira, Luana Flávia Barbosa de2022-10-12T13:05:55Z2022-10-032022-10-122022-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12326TID:203085582porOliveira, Luana Flávia Barbosa de - Género e educação [Em linha]: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância. [S.l.]: [s.n.], 2022. 115 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:36.569188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
Gender and Education: the school as a social mechanism to (de)construct gender stereotypes, based on the perception of primary school teachers and kindergarten teachers
title Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
spellingShingle Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
Oliveira, Luana Flávia Barbosa de
Género
Educação
Estereótipo
Educação inclusiva
Gender
Education
Gender stereotypes
Inclusive education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
title_full Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
title_fullStr Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
title_full_unstemmed Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
title_sort Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância
author Oliveira, Luana Flávia Barbosa de
author_facet Oliveira, Luana Flávia Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Cristina Pereira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luana Flávia Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Educação
Estereótipo
Educação inclusiva
Gender
Education
Gender stereotypes
Inclusive education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Género
Educação
Estereótipo
Educação inclusiva
Gender
Education
Gender stereotypes
Inclusive education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Essa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-12T13:05:55Z
2022-10-03
2022-10-12
2022-10-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12326
TID:203085582
url http://hdl.handle.net/10400.2/12326
identifier_str_mv TID:203085582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Luana Flávia Barbosa de - Género e educação [Em linha]: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infância. [S.l.]: [s.n.], 2022. 115 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135107607429120