Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elisabete José Mendonça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3861
Resumo: A redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos
id RCAP_abd89c1face29d735ba757fc62121fcf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágio pedagógicoEducação físicaPrática educativaAlunosProcesso de ensino–aprendizagemPedagogical internshipPhysical educationEducational practiceProcess of teaching–learningStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunosThe writing of this document marks the last stage of the process of Pedagogical Internship, has its purpose based on the analysis and critical reflection of all decision making related to the various activities that constitute the internship. The internship took place throughout the 2018/2019 school year at Escola Secundária Jaime Moniz, where we were responsible for driving the entire teaching-learning process of the students in a 10th grade class. This document consists of eight chapters: personal framework, legislative framework, framework of the EFERAM-CIT research project, contextual framework, teaching practice, intervention activities in the school community, integration activities in the environment and activities of a scientific-pedagogical nature. Throughout these chapters, the whole process of pedagogical intervention and all the activities that complement the pedagogical stage have been the object of critical reflection. This process of analysis and reflection allowed us to become aware of the strengths and aspects that could be improved, evidenced throughout this formative stage. All this awareness served as the basis for the improvement and deepening of our pedagogical practice, and personal growth. Focusing on our contribution to the integral and harmonious development of students.Lopes, Helder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaGomes, Elisabete José Mendonça2021-11-26T15:57:38Z2021-05-06T00:00:00Z2021-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3861202798208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:25.968053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Gomes, Elisabete José Mendonça
Estágio pedagógico
Educação física
Prática educativa
Alunos
Processo de ensino–aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Educational practice
Process of teaching–learning
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
author Gomes, Elisabete José Mendonça
author_facet Gomes, Elisabete José Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elisabete José Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Prática educativa
Alunos
Processo de ensino–aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Educational practice
Process of teaching–learning
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Prática educativa
Alunos
Processo de ensino–aprendizagem
Pedagogical internship
Physical education
Educational practice
Process of teaching–learning
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T15:57:38Z
2021-05-06T00:00:00Z
2021-05-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3861
202798208
url http://hdl.handle.net/10400.13/3861
identifier_str_mv 202798208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129942958538752