Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3861 |
Resumo: | A redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos |
id |
RCAP_abd89c1face29d735ba757fc62121fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizEstágio pedagógicoEducação físicaPrática educativaAlunosProcesso de ensino–aprendizagemPedagogical internshipPhysical educationEducational practiceProcess of teaching–learningStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunosThe writing of this document marks the last stage of the process of Pedagogical Internship, has its purpose based on the analysis and critical reflection of all decision making related to the various activities that constitute the internship. The internship took place throughout the 2018/2019 school year at Escola Secundária Jaime Moniz, where we were responsible for driving the entire teaching-learning process of the students in a 10th grade class. This document consists of eight chapters: personal framework, legislative framework, framework of the EFERAM-CIT research project, contextual framework, teaching practice, intervention activities in the school community, integration activities in the environment and activities of a scientific-pedagogical nature. Throughout these chapters, the whole process of pedagogical intervention and all the activities that complement the pedagogical stage have been the object of critical reflection. This process of analysis and reflection allowed us to become aware of the strengths and aspects that could be improved, evidenced throughout this formative stage. All this awareness served as the basis for the improvement and deepening of our pedagogical practice, and personal growth. Focusing on our contribution to the integral and harmonious development of students.Lopes, Helder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaGomes, Elisabete José Mendonça2021-11-26T15:57:38Z2021-05-06T00:00:00Z2021-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3861202798208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:25.968053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz Gomes, Elisabete José Mendonça Estágio pedagógico Educação física Prática educativa Alunos Processo de ensino–aprendizagem Pedagogical internship Physical education Educational practice Process of teaching–learning Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz |
author |
Gomes, Elisabete José Mendonça |
author_facet |
Gomes, Elisabete José Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Helder Manuel Arsénio Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Elisabete José Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Prática educativa Alunos Processo de ensino–aprendizagem Pedagogical internship Physical education Educational practice Process of teaching–learning Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Prática educativa Alunos Processo de ensino–aprendizagem Pedagogical internship Physical education Educational practice Process of teaching–learning Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A redação deste documento marca a última etapa do processo de Estágio Pedagógico, tem o seu propósito baseado na análise e reflexão crítica de todas as tomadas de decisão relacionadas com as diversas atividades que constituem o estágio. O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Jaime Moniz, onde fomos responsáveis pelo delineamento de todo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano. Este documento é constituído por oito capítulos: enquadramento pessoal, enquadramento legislativo, enquadramento do projeto de investigação EFERAM-CIT, enquadramento contextual, prática letiva, atividades de integração no meio, atividades de natureza científico-pedagógicas e atividades de intervenção na comunidade escolar. Ao longo destes capítulos, foram alvo de reflexão crítica todo o processo de intervenção pedagógica e de todas as atividades que complementam o estágio pedagógico. Este processo de análise e reflexão permitiu-nos tomar consciência dos pontos fortes e dos aspetos que poderiam ser melhorados, evidenciados ao longo desta etapa formativa. Todas estas tomadas de consciência serviram de base para o aperfeiçoamento e aprofundamento da nossa prática pedagógica, e crescimento pessoal. Tendo como foco o nosso contributo no desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26T15:57:38Z 2021-05-06T00:00:00Z 2021-05-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3861 202798208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3861 |
identifier_str_mv |
202798208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129942958538752 |