Relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo Paulo da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35013
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
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spelling Relatório de atividade profissional53:372.853372.853:53531.124.23Ciências Naturais::Ciências FísicasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)O presente Relatório de Mestrado encontra-se ao abrigo do despacho RT-38 e incide sobre a minha experiência profissional enquanto docente da disciplina de Física e Química, mais concretamente no 10º ano de escolaridade. Nele, procurarei abordar essa experiência na vertente científica e pedagógica, bem como relatar a minha formação e valorização profissional. Este Relatório de Mestrado tem como objetivo dar ênfase, através da partilha de experiências, às diferentes práticas educativas, tentando promover a auto e heterorreflexão, a fim de melhorar o desempenho de cada um e de todos em geral, com o intuito último de melhorar o desenvolvimento do Processo de Ensino-aprendizagem de cada aluno (aluno como indivíduo único na diversidade). É essencial reforçar as aprendizagens e melhorar o desempenho, permitindo motivar cada um dos envolvidos constantemente e, por conseguinte, motivando os outros. Tal permitirá agilizar a própria ação formativa e fazer com que cada um sinta uma realização cada vez mais plena enquanto pessoa e profissional do Ensino. Hoje em dia, existe uma grande preocupação em promover o trabalho prático em laboratório, não só devido ao elevado interesse e motivação demonstrados pelos professores como também porque os discentes evidenciam uma forte afinidade por estas áreas, o que se tem traduzido numa contínua e crescente tendência dos mesmos para procurarem o Ensino das Ciências. O aluno não pode ser meramente um aprendiz: não pode copiar e reproduzir a realidade, mas antes deve procurar integrar os diferentes conhecimentos, completando os já existentes com os que explora de novo, reconstruindo os seus saberes e estabelecendo pontes entre as realidades vividas e as novas descobertas. Por isso, para este trabalho, foi escolhido o tema “Energia mecânica. Lei da Conservação da Energia Mecânica” que trata, no fundo, conceitos que facilmente se repercutem no nosso quotidiano. É, também, um tema que permite o desenvolvimento das atividades experimentais em laboratório. Cada vez mais, se recorre à aprendizagem pela descoberta, através da experimentação e não só ao processo de memorização, embora a memorização seja indispensável. Existe uma grande preocupação em tentar estimular a cognição do indivíduo.The present Project Report lies under the order RT-38 and focuses on my professional experience as a teacher of the discipline of Physics and Chemistry, specifically in the 10th grade of a secondary school. It is written with the attempt to approach my experience as a teacher, as far as the scientific and educational aspects are concerned, as well as the effort to report my training and professional development. This Project Report aims to emphasize and promote self-thinking, through sharing of experiences at different educational practices, in order to improve the performance of each student and everyone in class in general, with the ultimate aim of improving the process of learning of each student, considering each student as a unique soul, an individual immersed in diversity. It is essential to reinforce learning and improve performance, allowing the motivation of everyone involved constantly, which will, therefore, motivate others. This will accelerate the formative action itself and, on the other hand, promote the personal and professional fulfillment, both as a student or teacher. Currently, there is great concern in promoting the practical work in the laboratory, not only due to the high interest and motivation demonstrated by teachers but also to the strong attraction for these areas shown by our students, which has resulted in a continuous and growing group of scholars who seek the course of Science Education in the secondary level. The student cannot be merely an apprentice: he cannot copy and reproduce the reality. Each student should rather be determined to integrate the different types of knowledge, complementing the existing one with new experiences of exploring the reality, rebuilding their knowledge and making connections between the everyday reality and the new discoveries. Therefore, for this project work, I chose the theme "Mechanical Energy. Law of Conservation of Mechanical Energy". It displays easily concepts that have an impact on our daily lives. This is also a theme that allows the development of experimental activities in the laboratory. Increasingly, we aim effective learning through discovery, through experimentation, not just the memorization process, although memorization is also necessary. There is great determination to stimulate the individual's intellect.Almeida, A. M.Universidade do MinhoSantos, Eduardo Paulo da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35013por201347946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:58.730074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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