Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Emanuel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104684
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_abe1b2fef63a151583b14d456dbe4020
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadoraTeaching out of doors: the courtyard as an aggregating unitCoimbraVila FrancaEnsinoPátioNaturezaCoimbraVila FrancaEducationCourtyardNatureDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA presente dissertação tem como objetivo percebermos o impacto que a arquitetura tem no desenvolvimento das crianças, com o programa direcionado ao ensino, mais concretamente projetar uma creche, um jardim de infância, um OTL, este último complementado com um espaço de apoio comunitário, cultural e social, programa que foi lançado em Atelier de Projeto I-B, pelo docente Joaquim Almeida, com o título “Construir o limite – Vazios e sobreposições”.O trabalho divide-se em duas partes, a primeira elaborada em grupo, focado em apresentar uma proposta urbana para Vila Franca, local que ficou “esquecido” com o tempo e criou-se limites com o que a rodeia, neste caso Quinta da Portela e Polo II da UC, em Coimbra, dois núcleos que evoluíram com grande intensidade, ao contrário de Vila Franca. Com isto, o grupo decidiu dar uma nova vida a Vila Franca, com a sua própria identidade e as transições entre os três locais se torne coerente e sem barreiras.Na segunda parte, individualmente, é-nos desafiado projetar o programa anteriormente referidos, tendo em conta o plano que foi proposto em grupo. Para esta etapa e como tema principal para a presente dissertação, a ideia projetual tende a desenvolver-se à volta do conceito do “pátio”, com o objetivo de perceber qual a importância que esses espaços externos têm para o ensino e, para o desenvolvimento das crianças. Foi feito um estudo prévio sobre a importância do pátio na história da arquitetura ao longo do tempo, assim como casos de estudo que me suportarão as minhas escolhas para o projeto individual.O objetivo final com a presente dissertação tende a obter respostas a: Qual a importância da arquitetura para as crianças? A arquitetura tem importância para o desenvolvimento das crianças? Pois o momento espacial do edifício é bastante importante para as crianças e, no pátio consegue-se obter muitas vantagens para o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo o pátio será o momento gerador do restante programa, tornando possível a extensão dos espaços interiores mais importantes a terem uma dinâmica diferente do habitual, tendo contacto direto com o exterior e que o ensino possa ser dado para além das paredes da escola.The present dissertation intends to understand architecture’s impact on children’s development, with the education oriented program, in specific to project a nursery, a kindergarten, an after School occupation center, the latter integrated with a space for community, social and cultural support, program which was implemented at Project Atelier I-B, by professor Joaquim Almeida, with the title “Building the limit - Voids and overlaps”.The work is divided in two parts, the first one elaborated in a group, focused on presenting an urban proposal for Vila Franca, a place that was “forgotten” over time and limited with its surroundings, in this case Quinta da Portela and Polo II of UC, in Coimbra, two locations that evolved with great intensity, unlike Vila Franca. With this, the group decided to give Vila Franca a new life, with its own identity and coherent and boundless transitions between the three locations.In the second part, individually, we are challenged to project the aforementioned program, taking into account the plan that was proposed as a group. For this stage and as the main theme for this thesis, the project idea develops around the concept of the “courtyard”, aiming to understand the importance of outdoor spaces in education and in children’s development. A previous study was made on the importance of the courtyard in the history of architecture over time, as well as case studies which support my choices for the individual project.The final goal with the present dissertation tends to obtain answers to: What is the importance of architecture for children? Does architecture matter for children’s development? The spatial moment of the building is quite important for children, and in the courtyard many advantages can be obtained for their development, at the same time the courtyard will be the moment that generates the rest of the program, making it possible to extend the most important interior spaces to have a different dynamic than usual, having direct contact with the outside so that education can happen beyond the school walls.2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104684http://hdl.handle.net/10316/104684TID:203185951porAlves, André Emanuel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-23T23:02:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:21.367779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
Teaching out of doors: the courtyard as an aggregating unit
title Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
spellingShingle Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
Alves, André Emanuel Martins
Coimbra
Vila Franca
Ensino
Pátio
Natureza
Coimbra
Vila Franca
Education
Courtyard
Nature
title_short Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
title_full Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
title_fullStr Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
title_full_unstemmed Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
title_sort Ensino fora de portas: o pátio como unidade agregadora
author Alves, André Emanuel Martins
author_facet Alves, André Emanuel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, André Emanuel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Coimbra
Vila Franca
Ensino
Pátio
Natureza
Coimbra
Vila Franca
Education
Courtyard
Nature
topic Coimbra
Vila Franca
Ensino
Pátio
Natureza
Coimbra
Vila Franca
Education
Courtyard
Nature
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104684
http://hdl.handle.net/10316/104684
TID:203185951
url http://hdl.handle.net/10316/104684
identifier_str_mv TID:203185951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134104129634304