Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25935
Resumo: O usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturais
id RCAP_abe72997484a90244b63d72b9d9cb210
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/25935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educaçãoPatrimónio culturalDifusão da culturaFormação profissionalTeses de mestrado - 2016Arte, Património e Teoria do RestauroDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturaisUsing heritage with educational intentions and pedagogical assumptions is something that, in Portugal, has about eight decades old, becoming a specific professional area more recently, around the 80's with the creation of specific legislation to museums. Accordingly, it becomes increasingly important to reflect and structure the educational function of these institutions in general, including museums, theaters, cultural centers, libraries, visitable monuments and others. For this it is essential that, those who play these roles, have a professional profile and adequate training. In this sense, and with the launching motto the concern of how to communicate heritage of heritage and cultural institutions, it was thought to release this very question who performs functions in so-called educational services. That is the objective of this dissertation, is expected to propose a specific training that encompasses knowledge and provide skills development for those working in education services within the various existing contexts, covering museums, theaters, cultural centers, botanical gardens, among others. Although each institution has its particularities and specificities, the truth is that there are several common denominators that unite them. That is what is needed and what is intended here: unity, consistency and specialized training for professional education and mediation in heritage and cultural institution.Grilo, Fernando JorgeRepositório da Universidade de LisboaNunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim2017-01-16T15:58:53Z2016-06-242015-09-282016-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25935TID:201292190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:42.030515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
title Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
spellingShingle Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim
Património cultural
Difusão da cultura
Formação profissional
Teses de mestrado - 2016
Arte, Património e Teoria do Restauro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
title_full Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
title_fullStr Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
title_full_unstemmed Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
title_sort Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
author Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim
author_facet Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grilo, Fernando Jorge
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim
dc.subject.por.fl_str_mv Património cultural
Difusão da cultura
Formação profissional
Teses de mestrado - 2016
Arte, Património e Teoria do Restauro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Património cultural
Difusão da cultura
Formação profissional
Teses de mestrado - 2016
Arte, Património e Teoria do Restauro
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
2016-06-24
2016-06-24T00:00:00Z
2017-01-16T15:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/25935
TID:201292190
url http://hdl.handle.net/10451/25935
identifier_str_mv TID:201292190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134343258439680