Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25935 |
Resumo: | O usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturais |
id |
RCAP_abe72997484a90244b63d72b9d9cb210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/25935 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educaçãoPatrimónio culturalDifusão da culturaFormação profissionalTeses de mestrado - 2016Arte, Património e Teoria do RestauroDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturaisUsing heritage with educational intentions and pedagogical assumptions is something that, in Portugal, has about eight decades old, becoming a specific professional area more recently, around the 80's with the creation of specific legislation to museums. Accordingly, it becomes increasingly important to reflect and structure the educational function of these institutions in general, including museums, theaters, cultural centers, libraries, visitable monuments and others. For this it is essential that, those who play these roles, have a professional profile and adequate training. In this sense, and with the launching motto the concern of how to communicate heritage of heritage and cultural institutions, it was thought to release this very question who performs functions in so-called educational services. That is the objective of this dissertation, is expected to propose a specific training that encompasses knowledge and provide skills development for those working in education services within the various existing contexts, covering museums, theaters, cultural centers, botanical gardens, among others. Although each institution has its particularities and specificities, the truth is that there are several common denominators that unite them. That is what is needed and what is intended here: unity, consistency and specialized training for professional education and mediation in heritage and cultural institution.Grilo, Fernando JorgeRepositório da Universidade de LisboaNunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim2017-01-16T15:58:53Z2016-06-242015-09-282016-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25935TID:201292190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:42.030515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
title |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
spellingShingle |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim Património cultural Difusão da cultura Formação profissional Teses de mestrado - 2016 Arte, Património e Teoria do Restauro Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
title_full |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
title_fullStr |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
title_full_unstemmed |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
title_sort |
Comunicar património em instituições patrimoniais e culturais : uma proposta para a formação de profissionais de mediação e educação |
author |
Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim |
author_facet |
Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grilo, Fernando Jorge Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património cultural Difusão da cultura Formação profissional Teses de mestrado - 2016 Arte, Património e Teoria do Restauro Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Património cultural Difusão da cultura Formação profissional Teses de mestrado - 2016 Arte, Património e Teoria do Restauro Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O usufruto do património com intenções educativas e com pressupostos pedagógicos é algo que, em Portugal, conta com umas oito décadas de existência, tendo vindo a tornarse uma área profissional específica mais recentemente, por volta da década de 801 com a criação de legislação específica para museus. Nestes termos torna-se cada vez mais importante refletir e estruturar a função educativa dessas instituições em geral, nomeadamente os museus, os teatros, os centros culturais, as bibliotecas, os monumentos visitáveis ou outras.2 Para isso é imprescindível que, quem desempenha essas funções, possua um perfil profissional e uma formação adequadas. Nesse sentido, e tendo como mote de lançamento a preocupação de como se deve comunicar património das instituições patrimoniais e culturais, pensou-se lançar essa mesma questão a quem desempenha funções nos chamados serviços educativos. Sendo esse o objetivo desta dissertação, espera-se propor uma formação específica que abarque conhecimentos e proporcione o desenvolvimento de competências para quem trabalhe nos serviços de educação dentro dos variados contextos existentes, abarcando museus, teatros, centros culturais, jardins botânicos, entre outros. Embora cada instituição tenha as suas particularidades e especificidades, a verdade é que são vários os denominadores comuns que as unem. É isso que é necessário e que se pretende aqui: união, consistência e formação especializada para os profissionais de educação e mediação nas instituições patrimoniais e culturais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 2016-06-24 2016-06-24T00:00:00Z 2017-01-16T15:58:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/25935 TID:201292190 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/25935 |
identifier_str_mv |
TID:201292190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134343258439680 |