Oggetti: dalla semiotica del design alla costruzione virtuale della rappresentazione reale = Os objectos : da semiótica do design à construção virtual da representação real
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | ita |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7048 |
Resumo: | A concepção actual do Design como - criação imaterial - destaca a sua natureza pluralista, em que factores como a primazia da utilidade, o papel da funcionalidade aliado à estética, balizam o papel da tecnologia e onde o design industrial actua como integrador e de interface no processo tecnológico, definido no seu sentido mais global, como concepção e planeamento de todos os produtos produzidos pelo individuo. O propósito desta tese são os objectos materiais presentes no espaço material, habitado e vivido por seres humanos. Consubstancia-se no estudo da complexa relação dos indivíduos com os objectos e o meio ambiente envolvente, enquanto processo de individualização do espaço, aqui entendido, como o lugar em que o ser humano age em busca da confirmação de sua presença, que se materializa por uma acção contínua e executada pela determinação da sua influência e presença nesse mesmo lugar, contextualizando a utilização e a finalidade pessoal e social que confere, face à personalização do lugar que lhe é atribuído. Para provar esta tese, foi necessário desenvolver uma metodologia que analisasse as funções dos objectos e a relação destes com os seres humanos. Foi elaborado um estudo comparativo dos aspectos socioeconómicos e a relação dos objectos com o individuo ao longo dos seus diferentes períodos da sua existência, desde a produção manual e consequente manipulação da matéria à produção com máquinas que realizam operações sequenciais. A metodologia desenvolvida nesta tese permite então, uma melhor compreensão da importância do Design, enquanto instrumento para melhorar a qualidade de vida do Homem, e a relação deste com o objecto, criado como uma resposta a uma necessidade de utilização, mas também, como um símbolo e afirmação de pertença a um determinado grupo social: o fetichismo da forma sobre a função. |
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