Aprender com a arte popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezelga, Isabel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Valente, lucília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4358
Resumo: Resumo O presente texto aborda o contributo que as manifestações artísticas populares poderão desempenhar na elaboração de um currículo de formação de professores e animadores artísticos vocacionados para a intervenção e criação em contextos culturais diversos. Tomando como exemplo as Brincas de Évora, pretendemos equacionar os seus sincretismos na promoção do desenvolvimento comunitário. As Brincas de Évora são uma manifestação performativa de cariz popular, que insiste em continuar a preparar-se no secretismo dos Invernos eborenses e a sair à rua durante os 4 dias de Carnaval. No entanto, apesar de se ter assistido a movimentos de revitalização na década de oitenta e tudo indiciar uma existência já longa nos reportórios das tradições orais da região, as referências às Brincas enquanto objecto de estudo são raras. Trata-se de uma representação dramática versejada em décimas que alia a música e a coreografia das contradanças ao encontro ritual com as comunidades dos bairros e aldeias circundantes de Évora. Embora outrora só fosse realizada por homens tem vindo a assistir-se à incorporação de elementos femininos nalguns grupos, o que indicia sinais de actualização. Por se tratar de uma manifestação dinâmica, multi-expressiva e interactiva continua a exercer sobre os participantes uma grande motivação no sentido da sua preservação, mesmo que a nível temático, as ficcionalidades abordadas simulem desfasamentos dos sentidos do quotidiano e da contemporaneidade. Nas práticas contemporâneas de criação e formação artística tem-se assistido a um vivo interesse pelas soluções performativas populares. A identificação de princípios comuns que atravessam a diversidade de contextos e grupos culturais - eixos universais de teatralidade - estão na base de interessantes propostas de formação teatral. Também o trabalho teatral inspirado na diversidade, quer dos participantes, quer das propostas dramatúrgicas, têm sido fonte de reflexão e criatividade artística durante as últimas décadas (Barba 1991, Brook 2002) encontrando eco a vários níveis: na construção de novos objectos artísticos, através de uma reapropriação e acentuando uma esteticização crescente; na conceptualização de inovadoras metodologias de criação e de formação, traduzida nas recentes abordagens de cunho antropológico da dança e do teatro; na transformação em mercadoria cultural mas consequente descontextualização deste tipo de manifestações, acentuando o carácter espectacular e diminuindo a função ritual, celebratória e de sociabilidade. Com a investigação em curso pretende-se não só, o aprofundamento do estudo deste fenómeno através da disponibilização de um recurso com funções de difusão e arquivo, mas também seleccionar os elementos da performance popular "eficazes"e actualizá-los ao nível da formação de animadores e operadores teatrais em contextos comunitários diversos. Assim sendo, esta comunicação consubstanciará a possibilidade de viajar (com bilhetes de ida e volta!) entre a educação formal e não formal.
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