Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92121
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_abf0ebe79cf4e32eb9eb29e1d8f3ec76
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effectsJack-in-the-Mug: Interface de auxílio na produção de efeitos de som FoleyIHCInterface FísicaEfeitos de som FoleyDesign de SomArteHCIPhysical InterfaceFoley Sound EffectsSound DesignArtDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaDurante a observação de um filme ou outro conteúdo audiovisual, a imagem sobressai mais do que o som, mas este contém detalhes que não podem ser transmitidos através da imagem. O som oferece informação pertinente de ações fora de cena e tem a capacidade de imergir no público a atmosfera da cena. A necessidade de uma boa qualidade de som é bastante apreciada e respeitada pela comunidade cinematográfica, inclusivamente os seus profissionais são reconhecidos através de prémios. Os sons gravados durante a filmagem de uma cena de um filme raramente estão presentes na montagem final. Contrariamente, os sons presentes num filme, como os sons das personagens e os sons do ambiente, são criados e compostos por profissionais através de várias técnicas. Uma das técnicas mais predominantes é chamada de Foley, homónima a um dos primeiros praticantes - Jack Foley. O método consiste na recriação e sincronização de sons por artistas especializados com o apoio visual da cena num estúdio de produção áudio. Os artistas utilizam um leque extenso de adereços para recriar os sons pretendidos.Jack-in-the-Mug é uma interface física interativa de suporte à recriação e sincronização de efeitos de sons para uma cena de um filme, uma animação de um videojogo ou outros propósitos num contexto audiovisual. O objetivo da interface é facilitar a produção de efeitos sonoros Foley. Para tal, a interface permite o utilizador gerar diferentes sons através de um único objeto e emula o método convencional de interação com os diferentes adereços. A presente dissertação reporta a conceptualização, implementação e experimentação da interface de produção de sons Foley.During the observation of a movie or other audiovisual media, the image stands out more than the sound, but the sound contains details that cannot be transmitted by the image. Sound gives relevant information on off-screen actions and has the capability to immerse the audience in the scene’s atmosphere. The necessity of having a good sound quality is respected and appreciated by the film industry, being sound professionals recognized through various awards. The sounds recorded while a movie scene is being filmed are rarely present in the final montage. Instead, the sounds present in a movie, such as the characters sounds and the environment sounds, are created and composed by professionals through various techniques. One of the most predominant techniques is called Foley, homonym to one of the first practitioners - Jack Foley. The method consists on the recreation and synchronization of sounds with visual assistance of the scene by specialized artists in an audio production studio. The artists use a broad collection of props to recreate the intended sound. Jack-in-the-Mug is an interactive physical interface to support the recreation and synchronization of sound effects in a scene of a movie, an animation in a video game or other purposes in the audiovisual media context. The interface’s objective is to facilitate the production of Foley sound effects by allowing the user to generate different sounds with a single object and by emulating the conventional method with the different props. The present dissertation reports the conceptualization, implementation and experimentation of this interface for Foley sound production.2020-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92121http://hdl.handle.net/10316/92121TID:202553639engSousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-13T08:10:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:17.872528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
Jack-in-the-Mug: Interface de auxílio na produção de efeitos de som Foley
title Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
spellingShingle Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
Sousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida e
IHC
Interface Física
Efeitos de som Foley
Design de Som
Arte
HCI
Physical Interface
Foley Sound Effects
Sound Design
Art
title_short Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
title_full Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
title_fullStr Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
title_full_unstemmed Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
title_sort Jack-in-the-Mug: An interface to assist in the production of Foley sound effects
author Sousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida e
author_facet Sousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco Azevedo Gomes de Almeida e
dc.subject.por.fl_str_mv IHC
Interface Física
Efeitos de som Foley
Design de Som
Arte
HCI
Physical Interface
Foley Sound Effects
Sound Design
Art
topic IHC
Interface Física
Efeitos de som Foley
Design de Som
Arte
HCI
Physical Interface
Foley Sound Effects
Sound Design
Art
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92121
http://hdl.handle.net/10316/92121
TID:202553639
url http://hdl.handle.net/10316/92121
identifier_str_mv TID:202553639
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134009597362176