A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/1963 |
Resumo: | A peça Canto do Papão Lusitano, de Peter Weiss, estreada a 26 de janeiro de 1967, no Scala-Teatern, em Estocolmo, constitui um dos mais importantes documentos históricos teatrais contemporâneos ao período e à propaganda política do Estado Novo, refletindo um ‘contra-discurso’ à retórica do colonialismo português. Essa importância deve-se, não ao facto de esta peça documental ter sido a única a retratar estes temas durante esse período, mas antes a ter sido uma das que conseguiram subir a palco e, a partir da Suécia, ganhar uma projeção na imprensa que não pode ser silenciada. Essa projeção, amplificada pela tradução da peça para francês e português, dotou-a de um caráter representativo da luta antifascista e anticolonialista, sendo encenada após 1967, e especialmente até 1975, como uma espécie de manifesto por diversos grupos de teatro amadores ou de estudantes portugueses exilados na Alemanha, França, Suíça, etc. Neste artigo, analisar-se-ão alguns traços e limites da imagem e do discurso criados por esta peça teatral, bem como o seu papel na atualidade, a partir do exercício da sua reencenação. |
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A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo portuguêsSong of the Lusitanian BogeymanPeter Weissportuguese colonialismanti-colonialismanti-fascismCanto do Papão LusitanoPeter Weisscolonialismo portuguêsanticolonialismoantifascismoA peça Canto do Papão Lusitano, de Peter Weiss, estreada a 26 de janeiro de 1967, no Scala-Teatern, em Estocolmo, constitui um dos mais importantes documentos históricos teatrais contemporâneos ao período e à propaganda política do Estado Novo, refletindo um ‘contra-discurso’ à retórica do colonialismo português. Essa importância deve-se, não ao facto de esta peça documental ter sido a única a retratar estes temas durante esse período, mas antes a ter sido uma das que conseguiram subir a palco e, a partir da Suécia, ganhar uma projeção na imprensa que não pode ser silenciada. Essa projeção, amplificada pela tradução da peça para francês e português, dotou-a de um caráter representativo da luta antifascista e anticolonialista, sendo encenada após 1967, e especialmente até 1975, como uma espécie de manifesto por diversos grupos de teatro amadores ou de estudantes portugueses exilados na Alemanha, França, Suíça, etc. Neste artigo, analisar-se-ão alguns traços e limites da imagem e do discurso criados por esta peça teatral, bem como o seu papel na atualidade, a partir do exercício da sua reencenação.Peter Weiss's Song of the Lusitanian Bogeyman, which was premiered on January 26th, 1967, at the Scala-Teatern, in Stockholm, is one of the most important theatrical historical documents contemporary with the Estado Novo period, reflecting a ‘counter-discourse’ rhetoric to Portuguese colonialism. This importance is not due to the fact that this documentary play was the only one to portray these themes during the period, but rather that it was actually staged and, from Sweden, received major press attention that could not be silenced. Its subsequent prominence, enhanced by translations into French and Portuguese, made the Bogeyman representative of the anti-fascist and anti-colonialist struggle and, after 1967 and especially up until 1975, it was performed as a kind of manifesto by various amateur theatre groups or Portuguese students exiled in, for example, Germany, France, Switzerland. This article studies some of the features and limits of the play’s portrait and discourse, such as its role in the present, based on its restaging.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/1963oai:revues.org:cp/1963porurn:doi:10.4000/cp.1963http://journals.openedition.org/cp/1963Madeira, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:34Zoai:revues.org:cp/1963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:26.241359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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