Logística verde e a responsabilidade social das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Sílvia Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10297
Resumo: 16 valores
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spelling Logística verde e a responsabilidade social das empresasLogística verdeSustentabilidadeEmbalagensResponsabilidade socialSostenibilidadResponsabilidad socialEmbalajeLogística16 valoresEste trabalho tem como objetivo caracterizar a Logística Verde e a Responsabilidade Social das Empresas. Serão, ao longo do mesmo, apresentados alguns dos métodos desenvolvidos e usados em certas organizações para debelar o impacto das suas atividades no meio ambiente, destacando-se algumas estratégias utilizadas nas embalagens e nos transportes. Apesar do meio ambiente ser uma responsabilidade relativa ao ser humano, a preocupação com o impacto que as indústrias e os bens produzidos têm sobre o ambiente, a escassez dos recursos naturais e a sua limitada capacidade de autorregeneração surgiu apenas após a Conferência de Estocolmo em junho de 1972. Esta inquietação deu origem ao estabelecimento de leis e normas que apesar de positivas, são insuficientes e nem sempre são aplicadas e cumpridas pelas empresas. Todos os processos levados a cabo pelas organizações, desde a compra de matérias-primas até à entrega do produto final ao cliente, são conhecidos como Cadeia de Abastecimento. A ferramenta usada para a gestão dos fluxos de informação e de materiais através da Cadeia de Abastecimento é conhecida como logística. Sendo esta a atividade que abrange todas as áreas das organizações, a procura da resolução do problema ambiental, deveria ser efetuada desde a perspetiva da logística, usando-a como ferramenta em prol do meio ambiente. Este conceito conhecido como Logística Verde está muitas vezes erroneamente associado com custos adicionais, pelo que se torna necessária uma mudança na mentalidade dos gestores, no sentido de compreenderem que mediante a implementação de conceitos ambientais no desempenho das atividades das organizações (revisão dos processos, melhor eficiência dos sistemas e das atividades existentes) e mediante mudanças, tais como, o uso de combustíveis alternativos, a otimização das rotas, a reciclagem, a reutilização, a minimização das embalagens ou o uso de embalagens alternativas, obterão vantagens competitivas e benefícios não só ambientais, mas a médio e longo prazo, económicos e sociais. Ao longo deste trabalho apresenta-se uma análise do marco teórico, das definições e conceitos do tema da tese em apreço, com o fim de conseguir uma boa compreensão da mesma por parte do leitor. Foi recolhida informação junto de três empresas pertencentes a diferentes setores de atividade e efetuada uma análise do impacto que as suas atividades têm sobre o meio ambiente, destacando-se o impacto das embalagens e transportes. Foi também efetuada uma análise acerca das medidas que estas organizações têm tomado para tornar-se mais sustentáveis, sendo no final apresentadas conclusões, considerações e algumas recomendações.El presente trabajo tiene como objetivo principal el desarrollo de la Logística Verde y la Responsabilidad Social de las empresas. A lo largo del mismo serán presentados algunos de los métodos desenvueltos y usados en algunas organizaciones para luchar contra el impacto que sus actividades tienen sobre el medio ambiente, dando una especial atención a las estrategias utilizadas con los envases y los transportes. A pesar del medio ambiente ser una responsabilidad relativa al ser humano, solo fue después de la Conferencia de Estocolmo en junio de 1972, que surgió la preocupación con el impacto que las industrias y los bienes que estas producen tiene sobre el medio ambiente, sobre la escasez de los recursos naturales y sobre su limitada capacidad de auto regeneración. Esta inquietud ha dado origen al establecimiento de leyes y normas que, a pesar de positivas, son insuficientes y que no siempre están siendo aplicadas y cumplidas por las organizaciones. Todos los procesos llevados a cabo por las empresas, desde la compra de materias-primas hasta la entrega del producto final al cliente, son conocidos como Cadena de Suministro y la herramienta usada para la gestión de los flujos de información y materiales, mediante la supra mencionada Cadena, es conocida como Logística. Siendo esta la actividad que incluye todas las áreas de las organizaciones, la búsqueda de la resolución del problema ambiental debe hacerse desde el punto de vista de la logística, utilizándola como una herramienta en favor del medio ambiente. Este concepto conocido como Logística Verde está muy a menudo erróneamente asociado con costes adicionales, haciéndose necesario un cambio de mentalidad de los gestores, con el objetivo de hacerles comprender que mediante la aplicación de conceptos ambientales en el desempeño de las actividades de sus organizaciones (revisión de los procesos, una mejor eficiencia de los sistemas y actividades), y mediante cambios tales como el uso de combustibles alternativos, la optimización de rutas, el reciclado, la reutilización, la reducción al mínimo de los envases o el uso de envases alternativos, obtendrán ventajas competitivas y beneficios no sólo ambientales, sino a medio y largo plazo, económicos y sociales . Con el fin de lograr una buena comprensión del tema de la tesis en aprecio, se realizó un análisis del marco teórico, de las definiciones y de los conceptos relacionados con el mismo. Se recopiló información sobre tres empresas de distintos sectores de actividades, haciéndose un análisis sobre el impacto de sus actividades sobre el medio ambiente con especial hinca pie en los envases y transportes y sobre las medidas que estas organizaciones tienen adoptado para ser más sostenibles. Al final de este capítulo se presentan conclusiones, consideraciones y algunas recomendaciones.Arca, Jesús GarciaBarreto, Luís Manuel CerqueiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMateus, Sílvia Ribeiro2017-09-21T13:28:36Z2016-11-212016-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10297TID:201734354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:44.705058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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