Programa de intervenção cultural em prol da inclusão social. Casa do Povo de São Martinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sandra Olgaria Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2792
Resumo: Nasceram como representantes profissionais e como defensores dos interesses dos trabalhadores e pequenos proprietários agrícolas, mas hoje as Casas do Povo veem-se fortalecidas pelo seu dinamismo, como instrumentos de criação de alternativas socioculturais. Dotadas de personalidade jurídica, servem para a implementação de estratégias de captação, dinamização e fidelização dos utentes, identificados com este recinto, criando relações de proximidade entre envolvidos no território de atuação. Escolhida a Casa do Povo de São Martinho, como local reconhecido e de referência pelo caráter impulsionador e abrangente que oferece, observámos a carência de políticas comunicacionais, que contribuíssem para o seu desenvolvimento, mostrando o contexto institucional, fomentando a aposta em iniciativas a grande escala, com envolvência não só na freguesia, como no Funchal, e na Região. Seguindo uma metodologia qualitativa etnográfica, a partir da observação participante, da avaliação documental (sustentada por suportes escritos, digitais e audiovisuais), de entrevistas não- estruturadas e de inquérito por questionário, categorizámos a informação, mediante a “Teoria Fundamentada”. As estratégias utilizadas passam pela renovação da imagem visual da CPSM; a confirmação e estabelecimento de novas parcerias; a dinamização dos grupos da CPSM; a gravação e lançamento de álbum discográfico; a planificação e execução dos eventos “Canções de ontem, hoje e sempre”, “Mostra Regional do Bordado Madeira”, “Natal no Bairro” e “Tardes de Cinema”; a criação do produto audiovisual e impresso “A Voz de São Martinho”; dando como resultado que as Casas do Povo são “locais de cultivo” próprios para a envolvência de gestores culturais que respondam a deficiências comunicacionais, procurem novas estratégias de manutenção e captação de apoios privados e governamentais, perante as poucas ajudas existentes, e aprofundem os projetos (atuais e futuros) fomentando alianças, com vista à resolução das problemáticas que afetem a população local, permitindo a sua reinserção e inclusão social, e a valorização do património artístico cultural madeirense.
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Escolhida a Casa do Povo de São Martinho, como local reconhecido e de referência pelo caráter impulsionador e abrangente que oferece, observámos a carência de políticas comunicacionais, que contribuíssem para o seu desenvolvimento, mostrando o contexto institucional, fomentando a aposta em iniciativas a grande escala, com envolvência não só na freguesia, como no Funchal, e na Região. Seguindo uma metodologia qualitativa etnográfica, a partir da observação participante, da avaliação documental (sustentada por suportes escritos, digitais e audiovisuais), de entrevistas não- estruturadas e de inquérito por questionário, categorizámos a informação, mediante a “Teoria Fundamentada”. As estratégias utilizadas passam pela renovação da imagem visual da CPSM; a confirmação e estabelecimento de novas parcerias; a dinamização dos grupos da CPSM; a gravação e lançamento de álbum discográfico; a planificação e execução dos eventos “Canções de ontem, hoje e sempre”, “Mostra Regional do Bordado Madeira”, “Natal no Bairro” e “Tardes de Cinema”; a criação do produto audiovisual e impresso “A Voz de São Martinho”; dando como resultado que as Casas do Povo são “locais de cultivo” próprios para a envolvência de gestores culturais que respondam a deficiências comunicacionais, procurem novas estratégias de manutenção e captação de apoios privados e governamentais, perante as poucas ajudas existentes, e aprofundem os projetos (atuais e futuros) fomentando alianças, com vista à resolução das problemáticas que afetem a população local, permitindo a sua reinserção e inclusão social, e a valorização do património artístico cultural madeirense.They were born as professional representatives and as defenders of the interests of workers and small farm owners, but today it seems that the houses of the town are strengthened by their dynamism, as an instrument for creating socio-cultural alternatives, endowed with legal personality, they serve as a framework for implementation of strategies of catchment, dynamization and loyalty of the members, which are identified with this enclosure, creating close relationships between those involved in the territory where they operate. The house of the people of Sao Martínho has been chosen, as a recognized place of reference for the boosting and dynamic nature they offer, highlighting the lack of communication policies that contribute to the development of the institution, showing the institutional context, encouraging the commitment to the realization of large-scale initiatives, where not only the parish is involved, but the whole city of Funchal and the entire region. Following a qualitative ethnographic methodology, based on participant observation, a documentary evaluation (made up of written support, digital and audiovisual media), unstructured interviews and a questionnaire survey, we categorize the information, using the "grounded theory". The strategies used include the renewal of the visual image of the CPSM; the confirmation and establishment of new partnerships; the dynamization of the groups of the CPSM; the recording and release of the album; the planning and execution of the events “Songs from yesterday, today and always”, “Regional Embroidery Shows Madeira”, “Christmas in Neighborhood” and “Cinema afternoons”; the creation of audiovisual and printed product “The Voice of Sao Martinho”; giving as a result that the houses of the town are "cultivation sites" of their own for the inclusion of cultural administrators, who respond to communicational deficiencies, seek new strategies for maintaining and attracting private and government support, given the few existing help, and deepen the projects together with the creation of alliances, with a view to the resolution of the problems that affect the local population, allowing the reintegration and social inclusion, the valuation of Madeirense cultural artistic heritage.Nascimento, Maria Teresa Duarte de Jesus Gonçalves doDigitUMaGomes, Sandra Olgaria Rodrigues2020-06-12T11:06:10Z2020-01-29T00:00:00Z2020-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2792202485021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:37.008776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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