Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9028
Resumo: Considerando a importância dada à criatividade e à aprendizagem cooperativa e activa como métodos facilitadores de uma Educação Inclusiva, considerando ainda a importância atribuída pelo Ministério da Educação às expressões artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o presente estudo pretende identificar o lugar dado aos métodos activos e às técnicas expressivas ao nível da formação inicial de educadores e professores do ensino básico. Tendo este objectivo como alvo, identificaram-se os Estabelecimentos de Ensino Superior que disponibilizam componentes de formação no âmbito da educação inclusiva, métodos activos e técnicas expressivas, caracterizando essas componentes através da análise curricular de todos os cursos de Formação Inicial de Professores de Portugal que habilitam para a docência desde a Educação Pré-Escolar até ao 2º ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados permitiu ainda reflectir sobre o contributo destas áreas na construção de modelos positivos de Educação Inclusiva. ABSTRACT Considering the importance given to creativity and to cooperative and active learning as facilitators methods of an Inclusive Education, and considering the importance attributed by the Ministry of Education to the artistic expressions component in Preschool, 1st and 2nd cycles of basic education, the purpose of this study is to identify the place given to active methods and expressive techniques in the initial training of educators and school teachers. With this purpose in mind, the Higher Education Institutions that provide training components within the inclusive education, active methods and expressive techniques were identified, characterizing those same components by analyzing the curricula of all courses of Initial Teacher Education in Portugal which qualify for teachers from pre-school education to the 2nd cycle of basic education. Data analysis will allow us to further reflect on the contribution of these areas to build positive models of Inclusive Education.
id RCAP_ac3fcaca2108d200f29442dc55dcefff
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivasEducação inclusivaFormação de educadoresConsiderando a importância dada à criatividade e à aprendizagem cooperativa e activa como métodos facilitadores de uma Educação Inclusiva, considerando ainda a importância atribuída pelo Ministério da Educação às expressões artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o presente estudo pretende identificar o lugar dado aos métodos activos e às técnicas expressivas ao nível da formação inicial de educadores e professores do ensino básico. Tendo este objectivo como alvo, identificaram-se os Estabelecimentos de Ensino Superior que disponibilizam componentes de formação no âmbito da educação inclusiva, métodos activos e técnicas expressivas, caracterizando essas componentes através da análise curricular de todos os cursos de Formação Inicial de Professores de Portugal que habilitam para a docência desde a Educação Pré-Escolar até ao 2º ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados permitiu ainda reflectir sobre o contributo destas áreas na construção de modelos positivos de Educação Inclusiva. ABSTRACT Considering the importance given to creativity and to cooperative and active learning as facilitators methods of an Inclusive Education, and considering the importance attributed by the Ministry of Education to the artistic expressions component in Preschool, 1st and 2nd cycles of basic education, the purpose of this study is to identify the place given to active methods and expressive techniques in the initial training of educators and school teachers. With this purpose in mind, the Higher Education Institutions that provide training components within the inclusive education, active methods and expressive techniques were identified, characterizing those same components by analyzing the curricula of all courses of Initial Teacher Education in Portugal which qualify for teachers from pre-school education to the 2nd cycle of basic education. Data analysis will allow us to further reflect on the contribution of these areas to build positive models of Inclusive Education.Universidade de Évora2013-12-02T14:34:44Z2013-12-022013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9028http://hdl.handle.net/10174/9028porndCarvalho, Alexandra Sofia Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:11.700547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
title Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
spellingShingle Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro
Educação inclusiva
Formação de educadores
title_short Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
title_full Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
title_fullStr Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
title_full_unstemmed Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
title_sort Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
author Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro
author_facet Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandra Sofia Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de educadores
topic Educação inclusiva
Formação de educadores
description Considerando a importância dada à criatividade e à aprendizagem cooperativa e activa como métodos facilitadores de uma Educação Inclusiva, considerando ainda a importância atribuída pelo Ministério da Educação às expressões artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o presente estudo pretende identificar o lugar dado aos métodos activos e às técnicas expressivas ao nível da formação inicial de educadores e professores do ensino básico. Tendo este objectivo como alvo, identificaram-se os Estabelecimentos de Ensino Superior que disponibilizam componentes de formação no âmbito da educação inclusiva, métodos activos e técnicas expressivas, caracterizando essas componentes através da análise curricular de todos os cursos de Formação Inicial de Professores de Portugal que habilitam para a docência desde a Educação Pré-Escolar até ao 2º ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados permitiu ainda reflectir sobre o contributo destas áreas na construção de modelos positivos de Educação Inclusiva. ABSTRACT Considering the importance given to creativity and to cooperative and active learning as facilitators methods of an Inclusive Education, and considering the importance attributed by the Ministry of Education to the artistic expressions component in Preschool, 1st and 2nd cycles of basic education, the purpose of this study is to identify the place given to active methods and expressive techniques in the initial training of educators and school teachers. With this purpose in mind, the Higher Education Institutions that provide training components within the inclusive education, active methods and expressive techniques were identified, characterizing those same components by analyzing the curricula of all courses of Initial Teacher Education in Portugal which qualify for teachers from pre-school education to the 2nd cycle of basic education. Data analysis will allow us to further reflect on the contribution of these areas to build positive models of Inclusive Education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02T14:34:44Z
2013-12-02
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9028
http://hdl.handle.net/10174/9028
url http://hdl.handle.net/10174/9028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136515749576704