Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28393
Resumo: A cultura orientada a dados e análises avançadas tem sido cada vez mais adotadas nas organizações. No entanto, poucas organizações são realmente bem-sucedidas na implementação e análise de operações de negócios, especialmente, a análise de vendas, que é uma área que carece de contribuições de pesquisa e também onde os profissionais geralmente não têm ferramentas nem orientação para usufruir de todos os benefícios (Tanskanen, 2020). O presente trabalho pretende abordar um problema encontrado numa organização de tecnologia de consumo, na qual se verificou a falta de consolidação de indicadores, num único ecrã, para uma melhor análise e mais bem fundamentada tomada de decisões preditivas e ações corretivas. Para a resolução deste problema foi considerado a criação de um dashboard dinâmico, para apoio à gestão de vendas, que permitisse aos responsáveis atingir uma melhoria dos KPI’s estratégicos da empresa. Para tal, foi efetuado um estudo interno, através de entrevistas individuais a pessoas chave da organização, nas quais se chegou à conclusão da necessidade de ter à disposição uma ferramenta que aglomerasse, num único local e de fácil interpretação, todos os dados relevantes ao negócio que estão atualmente espalhados por diversos sistemas. Foi ainda possível concluir no presente trabalho que, a utilização de dashboards acarreta inúmeras vantagens para gestão do negócio e apoio à tomada de decisão, confirmando assim as considerações efetuadas por alguns autores acerca da importância dos mesmos, assim como de KPI’s e a sua relevância para a gestão do negócio.
id RCAP_ac45e1e15138f2cca3a35359ce3fe488
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendasDashboardKey performance indicatorsTomada de decisão -- Decision makingInteligência empresarialGestão de vendasBusiness intelligenceSales managementA cultura orientada a dados e análises avançadas tem sido cada vez mais adotadas nas organizações. No entanto, poucas organizações são realmente bem-sucedidas na implementação e análise de operações de negócios, especialmente, a análise de vendas, que é uma área que carece de contribuições de pesquisa e também onde os profissionais geralmente não têm ferramentas nem orientação para usufruir de todos os benefícios (Tanskanen, 2020). O presente trabalho pretende abordar um problema encontrado numa organização de tecnologia de consumo, na qual se verificou a falta de consolidação de indicadores, num único ecrã, para uma melhor análise e mais bem fundamentada tomada de decisões preditivas e ações corretivas. Para a resolução deste problema foi considerado a criação de um dashboard dinâmico, para apoio à gestão de vendas, que permitisse aos responsáveis atingir uma melhoria dos KPI’s estratégicos da empresa. Para tal, foi efetuado um estudo interno, através de entrevistas individuais a pessoas chave da organização, nas quais se chegou à conclusão da necessidade de ter à disposição uma ferramenta que aglomerasse, num único local e de fácil interpretação, todos os dados relevantes ao negócio que estão atualmente espalhados por diversos sistemas. Foi ainda possível concluir no presente trabalho que, a utilização de dashboards acarreta inúmeras vantagens para gestão do negócio e apoio à tomada de decisão, confirmando assim as considerações efetuadas por alguns autores acerca da importância dos mesmos, assim como de KPI’s e a sua relevância para a gestão do negócio.Data-driven culture and advanced analytics have been increasingly adopted in organizations. However, few organizations are really successful in implementing and analyzing business operations, especially sales analysis, which is an area that lacks research contributions and also where professionals often lack the tools and guidance to take advantage of its benefits (Tanskanen, 2020). The present work intends to approach a problem found in a consumer technology organization, in which there was a lack of consolidation of indicators, in a single screen, for a better analysis and more well-founded decision-making of predictive and corrective actions. To solve this problem, it was considered the creation of a dynamic dashboard, to support sales management, which would allow those responsible to achieve an improvement in the company's strategic KPIs. To this end, an internal study was carried out, through individual interviews with key people in the organization, in which it was concluded that there was a need to have a tool available that gathered, in a single place and easy to interpret, all data relevant to the business, that are currently spread across multiple systems. It was also possible to conclude in the present work that the use of dashboards entails numerous advantages for business management and decision-making support, thus confirming the considerations made by some authors about their importance, as well as KPI's and their relevance to the business management.2023-03-29T11:23:13Z2023-02-23T00:00:00Z2023-02-232022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28393TID:203254422porXavier, Ivo Alexandre da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:58.470602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
title Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
spellingShingle Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
Dashboard
Key performance indicators
Tomada de decisão -- Decision making
Inteligência empresarial
Gestão de vendas
Business intelligence
Sales management
title_short Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
title_full Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
title_fullStr Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
title_full_unstemmed Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
title_sort Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
author Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
author_facet Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Dashboard
Key performance indicators
Tomada de decisão -- Decision making
Inteligência empresarial
Gestão de vendas
Business intelligence
Sales management
topic Dashboard
Key performance indicators
Tomada de decisão -- Decision making
Inteligência empresarial
Gestão de vendas
Business intelligence
Sales management
description A cultura orientada a dados e análises avançadas tem sido cada vez mais adotadas nas organizações. No entanto, poucas organizações são realmente bem-sucedidas na implementação e análise de operações de negócios, especialmente, a análise de vendas, que é uma área que carece de contribuições de pesquisa e também onde os profissionais geralmente não têm ferramentas nem orientação para usufruir de todos os benefícios (Tanskanen, 2020). O presente trabalho pretende abordar um problema encontrado numa organização de tecnologia de consumo, na qual se verificou a falta de consolidação de indicadores, num único ecrã, para uma melhor análise e mais bem fundamentada tomada de decisões preditivas e ações corretivas. Para a resolução deste problema foi considerado a criação de um dashboard dinâmico, para apoio à gestão de vendas, que permitisse aos responsáveis atingir uma melhoria dos KPI’s estratégicos da empresa. Para tal, foi efetuado um estudo interno, através de entrevistas individuais a pessoas chave da organização, nas quais se chegou à conclusão da necessidade de ter à disposição uma ferramenta que aglomerasse, num único local e de fácil interpretação, todos os dados relevantes ao negócio que estão atualmente espalhados por diversos sistemas. Foi ainda possível concluir no presente trabalho que, a utilização de dashboards acarreta inúmeras vantagens para gestão do negócio e apoio à tomada de decisão, confirmando assim as considerações efetuadas por alguns autores acerca da importância dos mesmos, assim como de KPI’s e a sua relevância para a gestão do negócio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-03-29T11:23:13Z
2023-02-23T00:00:00Z
2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/28393
TID:203254422
url http://hdl.handle.net/10071/28393
identifier_str_mv TID:203254422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134780825010176