Preconceito dos Estudantes Universit?rios em Rela??o ? Defici?ncia: um estudo explorat?rio
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Pousada, T., Nogueira, M., Garabal-Barbeira, J., & Sousa, C. (2023). Preconceito dos estudantes universit?rios em rela??o ? defici?ncia: Um estudo explorat?rio. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 9(1), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294 https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294 |
Resumo: | Contexto: A inclus?o de pessoas com defici?ncia no ensino superior ? um importante desafio social e acad?mico. O preconceito em rela??o ?s pessoas com defici?ncia pode representar uma barreira significativa para a sua integra??o e sucesso acad?mico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universit?rios. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em rela??o ? defici?ncia e visou (1) investigar a presen?a de preconceito e atitudes entre estudantes universit?rios face ? defici?ncia; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes s?o influenciados por fatores demogr?ficos, acad?micos ou pelo contacto pr?vio com pessoas com defici?ncia; e (3) explorar a rela??o entre o preconceito e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. M?todos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educa??o e Ci?ncias Sociais do Instituto Polit?cnico de Leiria. Utilizou-se um question?rio sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em rela??o ? defici?ncia. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face ? defici?ncia, com atitudes favor?veis em rela??o ? defici?ncia intelectual. N?o se verificou rela??o entre preconceito e sexo, idade, ou n?vel de estudos. Contudo, n?o foi encontrada uma rela??o estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. Uma rela??o significativa foi encontrada entre o n?vel socioecon?mico e o preconceito. Conclus?es: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras interven??es e pol?ticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment. |
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Preconceito dos Estudantes Universit?rios em Rela??o ? Defici?ncia: um estudo explorat?rioPrejudice of University Students Toward Disability: an exploratory studyPessoas com defici?ncia - People with disabilitiesPreconceito em rela??o ? defici?ncia - Prejudice regarding disabilityInclus?o educativa - Educational inclusionEnsino Superior - Higher EducationEstudantes do Ensino Superior - Higher Education StudentsEstudo quantitativo - Quantitative studyContexto: A inclus?o de pessoas com defici?ncia no ensino superior ? um importante desafio social e acad?mico. O preconceito em rela??o ?s pessoas com defici?ncia pode representar uma barreira significativa para a sua integra??o e sucesso acad?mico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universit?rios. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em rela??o ? defici?ncia e visou (1) investigar a presen?a de preconceito e atitudes entre estudantes universit?rios face ? defici?ncia; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes s?o influenciados por fatores demogr?ficos, acad?micos ou pelo contacto pr?vio com pessoas com defici?ncia; e (3) explorar a rela??o entre o preconceito e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. M?todos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educa??o e Ci?ncias Sociais do Instituto Polit?cnico de Leiria. Utilizou-se um question?rio sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em rela??o ? defici?ncia. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face ? defici?ncia, com atitudes favor?veis em rela??o ? defici?ncia intelectual. N?o se verificou rela??o entre preconceito e sexo, idade, ou n?vel de estudos. Contudo, n?o foi encontrada uma rela??o estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. Uma rela??o significativa foi encontrada entre o n?vel socioecon?mico e o preconceito. Conclus?es: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras interven??es e pol?ticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2023-05-31T13:26:35Z2023-05-312023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Pousada, T., Nogueira, M., Garabal-Barbeira, J., & Sousa, C. (2023). Preconceito dos estudantes universit?rios em rela??o ? defici?ncia: Um estudo explorat?rio. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 9(1), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294https://doi.org/Pousada, T., Nogueira, M., Garabal-Barbeira, J., & Sousa, C. (2023). Preconceito dos estudantes universit?rios em rela??o ? defici?ncia: Um estudo explorat?rio. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 9(1), 1?19. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1546Pousada, ThaisNogueira, MartaGarabal-Barbeira, JessicaSousa, C?liainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:35Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:33.748921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Contexto: A inclus?o de pessoas com defici?ncia no ensino superior ? um importante desafio social e acad?mico. O preconceito em rela??o ?s pessoas com defici?ncia pode representar uma barreira significativa para a sua integra??o e sucesso acad?mico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universit?rios. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em rela??o ? defici?ncia e visou (1) investigar a presen?a de preconceito e atitudes entre estudantes universit?rios face ? defici?ncia; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes s?o influenciados por fatores demogr?ficos, acad?micos ou pelo contacto pr?vio com pessoas com defici?ncia; e (3) explorar a rela??o entre o preconceito e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. M?todos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educa??o e Ci?ncias Sociais do Instituto Polit?cnico de Leiria. Utilizou-se um question?rio sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em rela??o ? defici?ncia. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face ? defici?ncia, com atitudes favor?veis em rela??o ? defici?ncia intelectual. N?o se verificou rela??o entre preconceito e sexo, idade, ou n?vel de estudos. Contudo, n?o foi encontrada uma rela??o estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes espec?ficas em rela??o ? defici?ncia intelectual. Uma rela??o significativa foi encontrada entre o n?vel socioecon?mico e o preconceito. Conclus?es: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras interven??es e pol?ticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment. |
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