Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Paulo A. V.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gabriel, Rosalina
Tipo de documento: Livro
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/441
Resumo: Este livro nasce de um projecto com o mesmo nome que recebeu uma “Menção Honrosa” no Concurso BES - Biodiversidade em 2008. O projecto surgiu em 1998 com o objectivo de fazer, pela primeira vez em ilhas, uma amostragem consistente para os artrópodes. Mais tarde alargou-se este estudo também aos musgos. Este conhecimento da biodiversidade terrestre – assente numa base científica rigorosa –permitiu listar a diversidade de espécies nos Açores, identificar as que estão em maior risco de extinção, bem como as áreas que devem ser protegidas. A equipa publicou diversos estudos que demonstram cientificamente a importância de zonas que não eram consideradas pelos políticos, e que posteriormente o Governo Regional dos Açores incluiu na rede regional de áreas protegidas. O projecto envolveu, pela primeira vez em estudos ecológicos em ilhas, a observação simultânea do solo e copa das árvores. A floresta estudada foi a “Laurissilva”, a floresta originária dos Açores. Muitas espécies novas para a ciência foram descobertas. Do trabalho desenvolvido neste últimos anos resultou uma base de dados georeferenciada, o Portal da Biodiversidade dos Açores (www.azoresbioportal.angra.uac.pt/)
id RCAP_ac538ad6338e04779ce38aa44a98e356
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytesBiodiversityAzoresEste livro nasce de um projecto com o mesmo nome que recebeu uma “Menção Honrosa” no Concurso BES - Biodiversidade em 2008. O projecto surgiu em 1998 com o objectivo de fazer, pela primeira vez em ilhas, uma amostragem consistente para os artrópodes. Mais tarde alargou-se este estudo também aos musgos. Este conhecimento da biodiversidade terrestre – assente numa base científica rigorosa –permitiu listar a diversidade de espécies nos Açores, identificar as que estão em maior risco de extinção, bem como as áreas que devem ser protegidas. A equipa publicou diversos estudos que demonstram cientificamente a importância de zonas que não eram consideradas pelos políticos, e que posteriormente o Governo Regional dos Açores incluiu na rede regional de áreas protegidas. O projecto envolveu, pela primeira vez em estudos ecológicos em ilhas, a observação simultânea do solo e copa das árvores. A floresta estudada foi a “Laurissilva”, a floresta originária dos Açores. Muitas espécies novas para a ciência foram descobertas. Do trabalho desenvolvido neste últimos anos resultou uma base de dados georeferenciada, o Portal da Biodiversidade dos Açores (www.azoresbioportal.angra.uac.pt/)Governo Regional dos Açores, BES, Os Montanheiros; CITA-AUniversidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresBorges, Paulo A. V.Gabriel, Rosalina2010-02-01T10:33:36Z2009-11-012009-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/441engBorges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes. Universidade dos Açores. (Book Celebrating the BES Award for Excellence in the Conservation of Biodiversity in Portugal, 2008)978-972-8612-51-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:40Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:23.036251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
title Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
spellingShingle Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
Borges, Paulo A. V.
Biodiversity
Azores
title_short Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
title_full Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
title_fullStr Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
title_full_unstemmed Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
title_sort Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes
author Borges, Paulo A. V.
author_facet Borges, Paulo A. V.
Gabriel, Rosalina
author_role author
author2 Gabriel, Rosalina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Paulo A. V.
Gabriel, Rosalina
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversity
Azores
topic Biodiversity
Azores
description Este livro nasce de um projecto com o mesmo nome que recebeu uma “Menção Honrosa” no Concurso BES - Biodiversidade em 2008. O projecto surgiu em 1998 com o objectivo de fazer, pela primeira vez em ilhas, uma amostragem consistente para os artrópodes. Mais tarde alargou-se este estudo também aos musgos. Este conhecimento da biodiversidade terrestre – assente numa base científica rigorosa –permitiu listar a diversidade de espécies nos Açores, identificar as que estão em maior risco de extinção, bem como as áreas que devem ser protegidas. A equipa publicou diversos estudos que demonstram cientificamente a importância de zonas que não eram consideradas pelos políticos, e que posteriormente o Governo Regional dos Açores incluiu na rede regional de áreas protegidas. O projecto envolveu, pela primeira vez em estudos ecológicos em ilhas, a observação simultânea do solo e copa das árvores. A floresta estudada foi a “Laurissilva”, a floresta originária dos Açores. Muitas espécies novas para a ciência foram descobertas. Do trabalho desenvolvido neste últimos anos resultou uma base de dados georeferenciada, o Portal da Biodiversidade dos Açores (www.azoresbioportal.angra.uac.pt/)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-01
2009-11-01T00:00:00Z
2010-02-01T10:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/441
url http://hdl.handle.net/10400.3/441
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Borges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Predicting extinctions on oceanic islands: arthropods and bryophytes. Universidade dos Açores. (Book Celebrating the BES Award for Excellence in the Conservation of Biodiversity in Portugal, 2008)
978-972-8612-51-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130678722297856