Requalificação urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1626 |
Resumo: | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura. |
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Requalificação urbanaCidade portuáriaCidade de águaRequalificação urbanaRenovação UrbanaDesenvolvimento urbanoDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 4 de Fevereiro de 2011.A zona de estudo proposta para o presente trabalho é a mesma adoptada pela cadeira de Projecto III do 5°Ano de Arquitectura e situa-se em Caminha. Abrangendo inicialmente todo o concelho, restringiu-se depois à área da Foz do Rio Minho. O presente trabalho pretende estudar a relação do mar e da terra, dando mais ênfase a arquitectura de limite. A água sempre foi um recurso de sobrevivência e um meio de evolução para a civilização, tornando-se no meio de ligação com o mundo, constituindo um palco por excelência na formação de importantes zonas urbanas. A dinâmica evolutiva de cada cidade depende da época em que se insere e principalmente das opções tomadas relativamente a localização de elementos como portos, ancoradouros e cais. Numa primeira fase, o porto e a cidade coexistiram no mesmo espaço, sendo pertinente a complementaridade das duas funções, uma vez que o centro populacional era ligado com as diferentes colónias através do porto. Foi através da ligação que o porto proporcionava para com o resto do mundo que se começou a desenvolver um comércio, tornando o pólo atractivo da cidade o porto comercial. Com estas relações perante novas rotas e um contacto com as diferentes culturas e realidades fez com que a cidade se desenvolvesse com uma identidade muito particular. No entanto, a evolução dos portos e da sua cidade não foi uniforme, passando por uma primeira época que se tornou fundamental para a evolução da cidade portuária, sendo a cidade e o porto um só. Numa segunda fase, os interesses políticos e económicos foram afastados do porto, sendo mais valorizada a invasão terrestre. Por fim, os portos softem alterações tecnológicas, necessitando de mais espaço para a transformação (necessidade de expansão), deslocando-se da cidade, e adaptando o porto a escala mundial.The proposed study area for this work is the same adopted by the chair of Project III 5th year in Architecture, and is situated in Caminha. lnitially covering the entire country, it was restricted to the area of the mouth of the River Minho. The present work intends to study the relation between the sea and the land, giving more emphasis to the architecture of limit. The water has always been a resource to survival and a way of evolution to the civilization, becoming the way of connection to the world, providing a stale for excellence in the formation of major urban arcas. The dynamic evolution of each city depends on the age which it belongs, and mainly on the choices taken for the localization of elements such as ports, docks and harbors. In a first stage, the port and the city coexisted in the same space, being the complementarity of the two functions relevant, once that the population center was connected with the different colonies through the port. It was through the link provided by the port for the rest of the world that a trade began to develop, thus the port became the commercial attraction of the city. With these relations in front of the new routes and the contact with different cultures and realities caused the city to develop with a very particular identity. However, the development of the ports and their cities wasnâ??t uniform, passing through a first phase that became fundamental for evolulion of the port city, the city and the port becoming one. In a second phase, the political and economic interests were moved far from the port, being the inland invasion more valued. Finally, the ports suffer technological changes, requiring more space for the transformation (need of expansion), moving from the city, and adapting the port to a global scale.2015-10-01T16:17:44Z2015-10-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1626http://hdl.handle.net/11067/1626porFerreira, Patrícia Cantante Cordeiro da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:45Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:18.648990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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