Collective expression and local identity: the case-study of philharmonic bands
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21686 |
Resumo: | O primeiro aparecimento das Bandas Filarmónicas em Portugal remete-nos para o século XIX, sendo um tipo de organização que se mantém até aos dias de hoje. De origem popular, as bandas eram uma forma de entretenimento e fonte de oportunidades para as comunidades, tornando-se assim um pilar central da sociedade e da cultura. Esta dissertação tem dois objetivos distintos que estão ligados à cultura, à sociedade e à interculturalidade. Assim, a primeira parte deste estudo centra-se no impacto sociocultural das Bandas Filarmónicas nas comunidades, i.e., procura-se saber de que forma a sua organização e as atividades que promovem podem afetar positivamente a sociedade. Para atingir este objetivo, realizaram-se entrevistas a vários membros da Banda Musical de Arouca, procurando as motivações que os levaram a querer fazer parte de uma Banda Musical e as experiências obtidas nesse contexto. Relativamente à segunda parte, o objetivo foi compreender se, numa experiência internacional, os músicos passam por alguns encontros interculturais. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura e entrevistas indagando as experiências, aquando da recente participação da banda no World Music Contest em Kerkrade (Holanda), um dos concursos internacionais de bandas mais conceituado a nível mundial. Os resultados obtidos demonstram a importância das Bandas Filarmónicas nas comunidades locais e o valor que as suas atividades têm para quem nelas participa, relativamente à luta contra os problemas da sociedade contemporânea e à defesa dos valores culturais e tradicionais portugueses. A experiência relativa à saída internacional foi limitada devido à falta de recursos da Banda Musical de Arouca, sendo que o elemento de interculturalidade foi limitado a pequenos episódios de necessidade. Contudo, foi possível aferir, neste caso de estudo, uma significativa amostragem de valor imaterial e de troca intercultural que demonstra ser autossustentável. |
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Collective expression and local identity: the case-study of philharmonic bandsBandas filarmónicasCulturaInterculturalidade e SociedadeCultureInterculturalityPhilharmonic bands and societyGestãoO primeiro aparecimento das Bandas Filarmónicas em Portugal remete-nos para o século XIX, sendo um tipo de organização que se mantém até aos dias de hoje. De origem popular, as bandas eram uma forma de entretenimento e fonte de oportunidades para as comunidades, tornando-se assim um pilar central da sociedade e da cultura. Esta dissertação tem dois objetivos distintos que estão ligados à cultura, à sociedade e à interculturalidade. Assim, a primeira parte deste estudo centra-se no impacto sociocultural das Bandas Filarmónicas nas comunidades, i.e., procura-se saber de que forma a sua organização e as atividades que promovem podem afetar positivamente a sociedade. Para atingir este objetivo, realizaram-se entrevistas a vários membros da Banda Musical de Arouca, procurando as motivações que os levaram a querer fazer parte de uma Banda Musical e as experiências obtidas nesse contexto. Relativamente à segunda parte, o objetivo foi compreender se, numa experiência internacional, os músicos passam por alguns encontros interculturais. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura e entrevistas indagando as experiências, aquando da recente participação da banda no World Music Contest em Kerkrade (Holanda), um dos concursos internacionais de bandas mais conceituado a nível mundial. Os resultados obtidos demonstram a importância das Bandas Filarmónicas nas comunidades locais e o valor que as suas atividades têm para quem nelas participa, relativamente à luta contra os problemas da sociedade contemporânea e à defesa dos valores culturais e tradicionais portugueses. A experiência relativa à saída internacional foi limitada devido à falta de recursos da Banda Musical de Arouca, sendo que o elemento de interculturalidade foi limitado a pequenos episódios de necessidade. Contudo, foi possível aferir, neste caso de estudo, uma significativa amostragem de valor imaterial e de troca intercultural que demonstra ser autossustentável.The first appearance of the Philharmonic Bands in Portugal takes us back to the 19th century, being a type of organization that remains to this day. Of popular origin, bands were a form of entertainment and source of opportunities for communities, thus becoming a central pillar of society and culture. This dissertation has two distinct objectives that are linked to culture, society and interculturality. Thus, the first part of this study focuses on the sociocultural impact of Philharmonic Bands on communities, i.e., it seeks to know how their organization and the activities they promote can positively affect society. To achieve this objective, interviews were conducted with several members of the Arouca Musical band, namely about the motivations that led them to want to be part of a musical band and the experiences obtained in this context. In the second part, the objective is to understand if, in an international experience, musicians go through some intercultural encounters. As such, in addition to carrying out a literature review, the interviewees were asked about their experience during the band's recent participation in World Music Contest in Kerkrade (Netherlands), one of the most prestigious international band competitions worldwide. The presented results demonstrate the importance of Philharmonic Bands in local communities and the value their activities have for those who participate in them, particularly regarding the fight against the problems of contemporary society and safeguarding Portuguese cultural and traditional values. Regarding the international outing, the experience was limited due to the lack of resources of the Arouca Musical Band, from which it was concluded that the element of interculturality was limited to small episodes of need. Even though, it has been possible to attain a significant sampling rate of immaterial value, namely of intercultural transfer in this case-study, which, in fact, is self-sustainable.Veloso, Maria Manuela RibeiroUstimenko, Maria Helena da Costa Alves GuimarãesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Maria Teresa Catarino2023-01-19T14:27:15Z2022-11-282022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21686TID:203181573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:44.416518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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