Roteiros geoeducativos em geossítios de diferentes categorias no Geopark Araripe, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Almeida de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/physisterrae.5566
Resumo: Os roteiros geoeducativos e as aulas em campo são importantes estratégias educacionais de percepção e valoração da geodiversidade por parte da sociedade civil e, principalmente, dos alunos da Educação Básica. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é propor roteiros geoeducativos por meio de aulas em campo segundo as diferentes tipologias de geossítio do geopark Araripe, Ceará. Do ponto de vista metodológico, os geossítios foram classificados segundo o interesse principal da geodiversidade. Como resultado foram propostos três roteiros geoeducativos: roteiro paleontológico, nos geossítios Floresta Petrificada, Parque dos Pterossauros e Pedra Cariri; roteiro geomorfológico, Colina do Horto, Pontal de Santa Cruz e Ponte de Pedra; e roteiro hidrogeológico, nos geossítios Batateira, Riacho do Meio e Cachoeira de Missão Velha. Para cada categoria de geossítio segundo o interesse principal da geodiversidade foram considerados, no planejamento dos roteiros geoeducativos, os objetivos, melhor período para visitação, logística e infraestrutura, bem como as vulnerabilidades/limitações para a realização da atividade por meio das aulas em campo com crianças e adolescentes, permitindo, assim, a valoração do geopatrimônio do Geopark Araripe e a ressignificação dessa metodologia de ensino no contexto da Geografia Escolar.
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spelling Roteiros geoeducativos em geossítios de diferentes categorias no Geopark Araripe, CearáGeoeducational itinerary in geossites of different categories in Geopark Araripe, CearáGeoconservação e Desenvolvimento Territorial: Realidades e DesafiosOs roteiros geoeducativos e as aulas em campo são importantes estratégias educacionais de percepção e valoração da geodiversidade por parte da sociedade civil e, principalmente, dos alunos da Educação Básica. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é propor roteiros geoeducativos por meio de aulas em campo segundo as diferentes tipologias de geossítio do geopark Araripe, Ceará. Do ponto de vista metodológico, os geossítios foram classificados segundo o interesse principal da geodiversidade. Como resultado foram propostos três roteiros geoeducativos: roteiro paleontológico, nos geossítios Floresta Petrificada, Parque dos Pterossauros e Pedra Cariri; roteiro geomorfológico, Colina do Horto, Pontal de Santa Cruz e Ponte de Pedra; e roteiro hidrogeológico, nos geossítios Batateira, Riacho do Meio e Cachoeira de Missão Velha. Para cada categoria de geossítio segundo o interesse principal da geodiversidade foram considerados, no planejamento dos roteiros geoeducativos, os objetivos, melhor período para visitação, logística e infraestrutura, bem como as vulnerabilidades/limitações para a realização da atividade por meio das aulas em campo com crianças e adolescentes, permitindo, assim, a valoração do geopatrimônio do Geopark Araripe e a ressignificação dessa metodologia de ensino no contexto da Geografia Escolar.The geoeducational itineraries and classes in the field are important educational strategies for the perception and appreciation of geodiversity by civil society and, mainly, Basic Education students. Given the above, the objective of this work is to propose geoeducational routes through field classes according to the different geosite typologies of the Araripe Geopark, Ceará. From a methodological point of view, the geosites were classified according to the main interest of geodiversity. As a result, three geoeducational routes were proposed: a paleontological route, in the Petrified Forest, Pterosauros Park and Cariri Stone geosites; geomorphological route, Colina do Horto, Pontal de Santa Cruz and Ponte de Pedra, and; hydrogeological route, in the Batateira, Riacho do Meio and Cachoeira de Missão Velha geosites. For each geosite category according to the main interest of geodiversity, the objectives, best period for visitation, logistics and infrastructure were considered in the planning of the geoeducational routes, as well as the vulnerabilities/limitations for carrying out the activity through field classes with children and teenagers, thus allowing, the valuation of the Geopark Araripe's geoheritage and the redefinition of this teaching methodology in the context of School Geography.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/physisterrae.5566por2184-626XOliveira, Bruna Almeida deAlbuquerque, Francisco Nataniel Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T15:00:17Zoai:journals.uminho.pt:article/5566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:43.182076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Geoconservação e Desenvolvimento Territorial: Realidades e Desafios
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