A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Boné, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19185
Resumo: Introdução: Entre os jovens, o uso regular ou abusivo do álcool parece aliar-se a fatores individuais, em ambiente social. O consumo de bebidas alcoólicas, nas faixas etárias mais jovens, segundo o World Development Report, vai além dos 60%. Objetivos: Este estudo pretendeu conhecer as influências pessoais, dos familiares, do grupo de pertença e do meio escolar, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. Métodos: Investigação de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas compreensivas semiestruturadas, desenvolvido numa escola do distrito de Évora, Portugal. A amostra é constituída por 10 alunos do 8º ano de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores. Principais resultados: A experimentação acontece entre os 12-14 anos de idade em consequência da curiosidade, motivação explícita ou tácita, para “dar estilo”, do ambiente, da diversão e da observação de comportamentos. Entre os efeitos da ingestão indicados como motivadores ao consumo destaca-se o atingir estados de alegria e boa disposição. Os familiares tendem a incentivar a ingestão moderada em ocasiões festivas. Os elementos do grupo de pertença tendem a motivar, de forma explícita, à ingestão, entre os alunos consumidores. Conclusão: A ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens sofre as influências pessoal, familiar e do grupo de pertença. As iniciativas desenvolvidas na escola tendem a não surtir efeito.
id RCAP_ac732aa8cddbc9ed333aa2b0db86caf5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.álcooljovensfamíliagrupo de pertençaescolaIntrodução: Entre os jovens, o uso regular ou abusivo do álcool parece aliar-se a fatores individuais, em ambiente social. O consumo de bebidas alcoólicas, nas faixas etárias mais jovens, segundo o World Development Report, vai além dos 60%. Objetivos: Este estudo pretendeu conhecer as influências pessoais, dos familiares, do grupo de pertença e do meio escolar, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. Métodos: Investigação de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas compreensivas semiestruturadas, desenvolvido numa escola do distrito de Évora, Portugal. A amostra é constituída por 10 alunos do 8º ano de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores. Principais resultados: A experimentação acontece entre os 12-14 anos de idade em consequência da curiosidade, motivação explícita ou tácita, para “dar estilo”, do ambiente, da diversão e da observação de comportamentos. Entre os efeitos da ingestão indicados como motivadores ao consumo destaca-se o atingir estados de alegria e boa disposição. Os familiares tendem a incentivar a ingestão moderada em ocasiões festivas. Os elementos do grupo de pertença tendem a motivar, de forma explícita, à ingestão, entre os alunos consumidores. Conclusão: A ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens sofre as influências pessoal, familiar e do grupo de pertença. As iniciativas desenvolvidas na escola tendem a não surtir efeito.Instituto Politécnico de Viseu2016-12-02T11:20:31Z2016-12-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/19185http://hdl.handle.net/10174/19185porBonito, J., & Boné, J. (2016). A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural. Millenium. Journal of Education, Technologies, and Health, 2(1), 107-120.107-1201647-662Xhttp://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10062/73252Millenium. Journal of Education, Technologies, and Health1jbonito@uevora.ptaurorabone@hotmail.comA abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural229Bonito, JorgeBoné, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:46.808321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
title A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
spellingShingle A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
Bonito, Jorge
álcool
jovens
família
grupo de pertença
escola
title_short A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
title_full A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
title_fullStr A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
title_full_unstemmed A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
title_sort A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural.
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Boné, Maria
author_role author
author2 Boné, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Boné, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv álcool
jovens
família
grupo de pertença
escola
topic álcool
jovens
família
grupo de pertença
escola
description Introdução: Entre os jovens, o uso regular ou abusivo do álcool parece aliar-se a fatores individuais, em ambiente social. O consumo de bebidas alcoólicas, nas faixas etárias mais jovens, segundo o World Development Report, vai além dos 60%. Objetivos: Este estudo pretendeu conhecer as influências pessoais, dos familiares, do grupo de pertença e do meio escolar, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. Métodos: Investigação de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas compreensivas semiestruturadas, desenvolvido numa escola do distrito de Évora, Portugal. A amostra é constituída por 10 alunos do 8º ano de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores. Principais resultados: A experimentação acontece entre os 12-14 anos de idade em consequência da curiosidade, motivação explícita ou tácita, para “dar estilo”, do ambiente, da diversão e da observação de comportamentos. Entre os efeitos da ingestão indicados como motivadores ao consumo destaca-se o atingir estados de alegria e boa disposição. Os familiares tendem a incentivar a ingestão moderada em ocasiões festivas. Os elementos do grupo de pertença tendem a motivar, de forma explícita, à ingestão, entre os alunos consumidores. Conclusão: A ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens sofre as influências pessoal, familiar e do grupo de pertença. As iniciativas desenvolvidas na escola tendem a não surtir efeito.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T11:20:31Z
2016-12-02
2016-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19185
http://hdl.handle.net/10174/19185
url http://hdl.handle.net/10174/19185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonito, J., & Boné, J. (2016). A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural. Millenium. Journal of Education, Technologies, and Health, 2(1), 107-120.
107-120
1647-662X
http://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10062/7325
2
Millenium. Journal of Education, Technologies, and Health
1
jbonito@uevora.pt
aurorabone@hotmail.com
A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136589511655424