Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucha, Luís
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5307
Resumo: Um dos traços estruturais marcantes das sociedades contemporâneas mais desenvolvidas é o fenómeno do envelhecimento da população. Tal envelhecimento, que constitui um notável progresso social atribuível em larga medida ao sucesso das políticas de saúde e de protecção social, contribui, conjuntamente com outros factores (como o desemprego), de modo algo paradoxal, para colocar em causa alguns dos equilíbrios financeiros e institucionais que sustentam essas políticas. O problema é agravado em Portugal, dado que o sistema de protecção e acção social não atingiu nunca níveis de desempenho que assegurassem a todos os idosos uma qualidade de vida minimamente digna de acordo com os direitos de cidadania que lhes assistem. Depois de sucintamente caracterizado o fenómeno do envelhecimento em Portugal e de apresentados dados relativos à vulnerabilidade de uma boa parte da população idosa à pobreza extrema, argumenta-se no presente artigo que os riscos associados um envelhecimento sem qualidade de vida não podem ser prevenidos fora do quadro da melhoria dos níveis de prestação do sistema de segurança social, por um lado através do aumento das pensões mais baixas e, por outro lado, através da promoção da qualidade e do alargamento da rede de prestação de cuidados e serviços sociais, com particular concentração do esforço público na resposta às necessidades dos idosos mais carenciados.
id RCAP_ac7644031e2a504ea2959d31aa679933
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?EnvelhecimentoSegurança socialPobrezaUm dos traços estruturais marcantes das sociedades contemporâneas mais desenvolvidas é o fenómeno do envelhecimento da população. Tal envelhecimento, que constitui um notável progresso social atribuível em larga medida ao sucesso das políticas de saúde e de protecção social, contribui, conjuntamente com outros factores (como o desemprego), de modo algo paradoxal, para colocar em causa alguns dos equilíbrios financeiros e institucionais que sustentam essas políticas. O problema é agravado em Portugal, dado que o sistema de protecção e acção social não atingiu nunca níveis de desempenho que assegurassem a todos os idosos uma qualidade de vida minimamente digna de acordo com os direitos de cidadania que lhes assistem. Depois de sucintamente caracterizado o fenómeno do envelhecimento em Portugal e de apresentados dados relativos à vulnerabilidade de uma boa parte da população idosa à pobreza extrema, argumenta-se no presente artigo que os riscos associados um envelhecimento sem qualidade de vida não podem ser prevenidos fora do quadro da melhoria dos níveis de prestação do sistema de segurança social, por um lado através do aumento das pensões mais baixas e, por outro lado, através da promoção da qualidade e do alargamento da rede de prestação de cuidados e serviços sociais, com particular concentração do esforço público na resposta às necessidades dos idosos mais carenciados.Faculdade de Letras da Universidade do Porto2013-07-11T14:07:38Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/5307por0872-3419Capucha, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:10.648698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
title Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
spellingShingle Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
Capucha, Luís
Envelhecimento
Segurança social
Pobreza
title_short Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
title_full Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
title_fullStr Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
title_full_unstemmed Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
title_sort Envelhecimento e políticas sociais: novos desafios aos sistemas de protecção: protecção contra o "risco de velhice": que risco?
author Capucha, Luís
author_facet Capucha, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capucha, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Segurança social
Pobreza
topic Envelhecimento
Segurança social
Pobreza
description Um dos traços estruturais marcantes das sociedades contemporâneas mais desenvolvidas é o fenómeno do envelhecimento da população. Tal envelhecimento, que constitui um notável progresso social atribuível em larga medida ao sucesso das políticas de saúde e de protecção social, contribui, conjuntamente com outros factores (como o desemprego), de modo algo paradoxal, para colocar em causa alguns dos equilíbrios financeiros e institucionais que sustentam essas políticas. O problema é agravado em Portugal, dado que o sistema de protecção e acção social não atingiu nunca níveis de desempenho que assegurassem a todos os idosos uma qualidade de vida minimamente digna de acordo com os direitos de cidadania que lhes assistem. Depois de sucintamente caracterizado o fenómeno do envelhecimento em Portugal e de apresentados dados relativos à vulnerabilidade de uma boa parte da população idosa à pobreza extrema, argumenta-se no presente artigo que os riscos associados um envelhecimento sem qualidade de vida não podem ser prevenidos fora do quadro da melhoria dos níveis de prestação do sistema de segurança social, por um lado através do aumento das pensões mais baixas e, por outro lado, através da promoção da qualidade e do alargamento da rede de prestação de cuidados e serviços sociais, com particular concentração do esforço público na resposta às necessidades dos idosos mais carenciados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2013-07-11T14:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5307
url http://hdl.handle.net/10071/5307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134687641206784