Análise de parâmetros biomecânicos da marcha em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia Marisa Barreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19812
Resumo: O aumento da população idosa tem vindo a ganhar grandes proporções nas últimas dé-cadas, por esse motivo é cada vez mais importante fornecer a estes indivíduos uma melhor qualidade de vida, através da promoção de hábitos saudáveis, nomeadamente a prática de exer-cício físico de forma a combater o sedentarismo. Esta dissertação possui como principal objetivo perceber quais as alterações mais fre-quentes a nível da marcha quando os idosos praticam exercício regular e quando deixam de praticar, ou seja, verificar qual a influência do treino e do destreino através de parâmetros bio-mecânicos da sua marcha. A amostra neste estudo foi constituída no total por dezasseis idosos, sendo que apenas seis destes idosos foram avaliados em ambos os ensaios, os restantes dez idosos apenas realizaram o ensaio ou no início ou no fim do ano letivo, dando um total de 11 idosos analisados em cada período letivo. As avaliações práticas realizaram-se duas vezes, a primeira no final do ano letivo após a prática de exercício físico regular e orientado, e a segunda avaliação passados três meses quando estes regressaram de férias de verão e não se encontra-vam a realizar qualquer prática de exercício. Para a recolha de dados utilizaram-se três métodos, a cinemática, a termografia e a ele-tromiografia. Na cinemática analisou-se o movimento, onde com recurso a câmaras de filmar e a um software apropriado recolheu-se os ângulos pretendidos, sendo eles o ângulo de curvatura das costas e o ângulo da perna quando o calcanhar se encontrava em contacto com o solo e por fim foi obtido o swing. Utilizou-se também a termografia, com recurso a câmaras termográficas da marca FLIR com o objetivo de obter a temperatura da pele e por fim a eletromiografia que é utilizada para saber qual a atividade elétrica dos músculos. Para cada análise, exceto para a termografia, realizou-se a média e o desvio padrão, de três resultados diferentes obtidos no início e no fim dos ensaios em ambos os períodos letivos, sendo que a média foi a variável avaliada para se chegar aos resultados pretendidos. Primeiro obtiveram-se os resultados de todos os idosos que realizaram os ensaios no fim e no início do ano letivo, chegando-se à conclusão que na cinemática relativamente ao ângulo das costas no fim do ano letivo este aumenta do início para o fim dos ensaios, isto significa que os idosos possuem uma postura mais curvada no fim do ensaio e no início do ano letivo diminui, pos-suindo uma postura mais próxima da vertical, já para o ângulo da perna verifica-se um aumento em ambos os períodos letivos, isto significa que a perna no fim dos ensaios se encontra mais “reta” que no inicio dos ensaios, no caso do swing o que se verificou em ambos os períodos letivos foi um aumento deste. Na termografia chegou-se a conclusão que tanto de frente como de perfil para a câmara termográfica, na maioria dos idosos, ocorre uma diminuição da tempe-ratura de t=0 min para t=5 min e um aumento de t=5 min para t=10 min. Por fim na eletromio-grafia concluiu-se que no músculo G.L. (Gastrocnémio Lateral) verifica-se uma diminuição dos valores em ambos os períodos letivos, quer no RMS (Raiz do Valor Quadrático Médio), quer na Área, no músculo T.A. (Tibial Anterior), verificou-se que no fim do ano letivo ocorre uma diminuição dos valores tanto da Área, como do RMS, já no início do ano letivo, no RMS, este diminui e na Área verifica-se um aumento. Para o músculo R.F. (Reto Femoral), no caso do RMS no fim do ano letivo os valores aumentam e no início diminuem e na Área ocorre o con-trário, verificando-se que no fim do ano letivo os valores diminuem e no início aumenta. Após analisados os resultados para todos os idosos, obtiveram-se os resultados para os idosos que realizaram ambos os ensaios, chegando-se à conclusão que relativamente à cinemá-tica que o ângulo das costas diminui em ambos os períodos letivos, possuindo assim uma pos-tura mais próxima da vertical e para o ângulo da perna verifica-se um aumento também em ambos os períodos letivos, encontrando-se a perna numa posição mais “reta”, como mencio-nado anteriormente. No caso do swing verifica-se um valor maior no fim do ano letivo e um valor menor no início. Na termografia conclui-se o mesmo que para todos os idosos que a tem-peratura diminui de t=0 min para t=5 min e aumenta de t=5 min para t=10 min. Na eletromio-grafia concluiu-se que para o músculo G.L., no RMS não se conseguiu chegar a nenhuma con-clusão em ambos os períodos letivos, enquanto que na Área no fim do ano letivo verificou-se uma diminuição dos valores, mas no início do ano letivo não se chegou a nenhuma conclusão. No caso do músculo T.A., verificou-se o mesmo no RMS e na Área, que no fim do ano letivo, os valores diminuem, enquanto que no início foi inconclusivo. Para o músculo R.F., no RMS, verifica-se um aumento no fim do ano letivo e uma diminuição no início e na Área verifica-se um aumento tanto no fim como no início do ano letivo.
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A amostra neste estudo foi constituída no total por dezasseis idosos, sendo que apenas seis destes idosos foram avaliados em ambos os ensaios, os restantes dez idosos apenas realizaram o ensaio ou no início ou no fim do ano letivo, dando um total de 11 idosos analisados em cada período letivo. As avaliações práticas realizaram-se duas vezes, a primeira no final do ano letivo após a prática de exercício físico regular e orientado, e a segunda avaliação passados três meses quando estes regressaram de férias de verão e não se encontra-vam a realizar qualquer prática de exercício. Para a recolha de dados utilizaram-se três métodos, a cinemática, a termografia e a ele-tromiografia. Na cinemática analisou-se o movimento, onde com recurso a câmaras de filmar e a um software apropriado recolheu-se os ângulos pretendidos, sendo eles o ângulo de curvatura das costas e o ângulo da perna quando o calcanhar se encontrava em contacto com o solo e por fim foi obtido o swing. Utilizou-se também a termografia, com recurso a câmaras termográficas da marca FLIR com o objetivo de obter a temperatura da pele e por fim a eletromiografia que é utilizada para saber qual a atividade elétrica dos músculos. Para cada análise, exceto para a termografia, realizou-se a média e o desvio padrão, de três resultados diferentes obtidos no início e no fim dos ensaios em ambos os períodos letivos, sendo que a média foi a variável avaliada para se chegar aos resultados pretendidos. Primeiro obtiveram-se os resultados de todos os idosos que realizaram os ensaios no fim e no início do ano letivo, chegando-se à conclusão que na cinemática relativamente ao ângulo das costas no fim do ano letivo este aumenta do início para o fim dos ensaios, isto significa que os idosos possuem uma postura mais curvada no fim do ensaio e no início do ano letivo diminui, pos-suindo uma postura mais próxima da vertical, já para o ângulo da perna verifica-se um aumento em ambos os períodos letivos, isto significa que a perna no fim dos ensaios se encontra mais “reta” que no inicio dos ensaios, no caso do swing o que se verificou em ambos os períodos letivos foi um aumento deste. Na termografia chegou-se a conclusão que tanto de frente como de perfil para a câmara termográfica, na maioria dos idosos, ocorre uma diminuição da tempe-ratura de t=0 min para t=5 min e um aumento de t=5 min para t=10 min. Por fim na eletromio-grafia concluiu-se que no músculo G.L. (Gastrocnémio Lateral) verifica-se uma diminuição dos valores em ambos os períodos letivos, quer no RMS (Raiz do Valor Quadrático Médio), quer na Área, no músculo T.A. (Tibial Anterior), verificou-se que no fim do ano letivo ocorre uma diminuição dos valores tanto da Área, como do RMS, já no início do ano letivo, no RMS, este diminui e na Área verifica-se um aumento. Para o músculo R.F. (Reto Femoral), no caso do RMS no fim do ano letivo os valores aumentam e no início diminuem e na Área ocorre o con-trário, verificando-se que no fim do ano letivo os valores diminuem e no início aumenta. Após analisados os resultados para todos os idosos, obtiveram-se os resultados para os idosos que realizaram ambos os ensaios, chegando-se à conclusão que relativamente à cinemá-tica que o ângulo das costas diminui em ambos os períodos letivos, possuindo assim uma pos-tura mais próxima da vertical e para o ângulo da perna verifica-se um aumento também em ambos os períodos letivos, encontrando-se a perna numa posição mais “reta”, como mencio-nado anteriormente. No caso do swing verifica-se um valor maior no fim do ano letivo e um valor menor no início. Na termografia conclui-se o mesmo que para todos os idosos que a tem-peratura diminui de t=0 min para t=5 min e aumenta de t=5 min para t=10 min. Na eletromio-grafia concluiu-se que para o músculo G.L., no RMS não se conseguiu chegar a nenhuma con-clusão em ambos os períodos letivos, enquanto que na Área no fim do ano letivo verificou-se uma diminuição dos valores, mas no início do ano letivo não se chegou a nenhuma conclusão. No caso do músculo T.A., verificou-se o mesmo no RMS e na Área, que no fim do ano letivo, os valores diminuem, enquanto que no início foi inconclusivo. Para o músculo R.F., no RMS, verifica-se um aumento no fim do ano letivo e uma diminuição no início e na Área verifica-se um aumento tanto no fim como no início do ano letivo.Due to the increase of the elderly population over the last decades, it is important to provide this group with a better quality of life throughout the promotion of healthy habits, na-mely the practice of exercise, to overcome a sedentary lifestyle. This dissertation the aims of to understand the most frequent changes in gait when elderly pe-ople practice exercise frequently versus when they stop practicing that is, to verify the influence of the training and the lack of training throughout biomechanical parameters of their gait. The sample of this study consisted of a total of sixteen elderly people. Only six people performed both trials, the other 10 people that participated in this study, only performed one of the trials, either at the beginning or at the end of the school year, in a total of 11 people per trial. The practical assessments were carried out twice, the first trial was conducted at the end of the school year, after regular and guided exercise, and the second trial after three months without performing any exercise, after they return from summer vacations. For the collection of data were applied three methodologies: kinematics, thermography, and electromyography. In the kinematics the movement was analyzed, with the use of camcor-ders and with appropriate software, the chosen angles were collected, namely the angle of cur-vature of the back and the angle of the leg when the heel was in contact with the ground and finally the swing was obtained. Thermography was also studied using thermographic chambers, from the brand FLIR, in order to obtain the skin temperature and electromyography used to know the electrical activity of the muscles. Each analysis was performed three times and for all the methodologies, except for ther-mography, was calculated the mean and standard deviation. Data were collected at the begin-ning and at the end of the classes for both school periods, being the mean the variable evaluated to obtain the wanted results. First, the results were obtained for the people who performed both trials, at the end and at the beginning of the school year, and we concluded that in the kinematics, the angle of the back at the end of the school year increases from the beginning to the end of the class, which means that the elderly have a more curved posture at the end of the class and at the beginning of the school year the angle of the back decreases, acquiring a posture that is closer to the vertical. For the angle of the leg there is an increase in both periods, this means that the leg at the end of the tests is “straighter” than at the beginning of the tests. For the swing was observed an increase in both school periods. With thermography, either from the front or from the profil for the thermographic camera, we verified that in most cases there is a decrease of the temperature of t=0 min for t=5min and na increase of t=5 min for t=10 min. Finally, with the electromyography, we concluded that in the G.L. muscle (Gastrocnemius Lateral) there is a decrease of values in both periods, both in the RMS (Root Mean Square) and in the Area, in the T.A. muscle (Tibialis Anterior) we verified that at the end of the school year there is a decrease in the values of both the Area and the RMS, but at the beginning of the school year, there’s a decrease in the RMS and an increase in the Area. For the R.F. (Rectus Femoris) muscle, in the case of RMS at the end of the school year, the values increase and at the beginning, they decrease and in the Area the opposite happens, being verified that at the end of the school year the values decrease and at the beginning increases. After analyzing the results for all the elderly, for those who carried out both tests, we concluded that in relation to the kinematics the angle of the back decreases in both periods, thus having a closer posture from the vertical and to the angle of the leg there is an increase for both periods, with the leg being in a more "straight" position, as mentioned previously. In the case of swing, a higher value is observed at the end of the school year and a lower value at the beginning. In thermography the same happened for all the elderly people that participated in our study: the temperature decreases from t = 0 min to t = 5 min and increases from t = 5 min to t = 10 min. In the electromyography, we concluded that for the GL muscle, in RMS wasn’t possible to reach any conclusions in both periods, while in the Area at the end of the school year, there was a decrease in values, but at the beginning of the school year it wasn’t possible to take any conclusions. In the case of the T.A., the same was observed in the RMS and in the Area, that is at the end of the school year, the values decrease, whereas, in the beginning, it was inconclusive. For the R.F. muscle, in the RMS, there is an increase at the end of the school year and a decrease at the beginning and in the Area, there is an increase both at the end and at the beginning of the school year.Rocha, JoãoMonteiro, A.M.Biblioteca Digital do IPBMartins, Sónia Marisa Barreira2019-11-15T10:24:44Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19812TID:202303098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.578389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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