Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7847 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ac8cd1638f2064ac59087f3a2f39561f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7847 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior TécnicoEnsino superiorprocesso de tomada de decisãofontes de informaçãofatores de decisãoHigher educationdecision making processsources of informationdecision factorsMestrado em MarketingAs instituições de ensino superior atuam num mercado fortemente competitivo onde a angariação de alunos se torna uma tarefa cada vez mais crítica. Para as instituições de ensino, o marketing é uma ferramenta que potencia a capacidade e qualidade de recrutamento. Será necessário que as instituições consigam compreender as necessidades dos candidatos ao ensino superior e lhes proporcionem uma oferta que promova satisfação. Para conseguirem perceber quais as necessidades dos candidatos ao ensino superior e conseguirem estar no topo das suas preferências, as instituições necessitam de conhecer a forma como estes realizam o seu processo de tomada de decisão e as fontes de informação a que recorrem. Assim, reconhecer e compreender o processo de tomada de decisão para a escolha de uma instituição e curso de ensino superior apresenta-se como fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos do IST do campus da Alameda e Taguspark. Este trabalho insere-se num projeto que visa melhorar a capacidade de angariação de alunos. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário. Os resultados revelam os fatores críticos para a tomada de decisão e que o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos dos campi do IST é muito semelhante. Todavia, os alunos do Taguspark avaliam abaixo da média os fatores que os conduziram à instituição e ao curso. Ou seja, o desempenho da instituição e do curso acaba por se revelar deficiente para os candidatos.The higher education institutions act in a highly competitive market where enrolling students becomes an increasingly critical task. For educational institutions, marketing is a tool to potentiate the quality and capacity to recruit students. It will be necessary that institutions understand the needs of candidates and provide them with suitable services. To get to know the needs of applicants, and to become on top on their choice preferences, higher education institutions need to understand the candidate?s decision making processes and sources of information. Thus, recognizing and understanding the process of decision making choosing a higher education institution or course is fundamental. This study aims to analyse the process of decision making in choosing the course/institution for the students of the IST in the Alameda and the Taguspark campuses. This work is a part of a project aimed at improving the ability to raise the capacity of attracting new students. To this end, a questionnaire was conducted. The results reveal the critical factors for decision making and that the process of decision making for choosing the course/institution of the students of the campuses of the IST is very similar. However, students of Taguspark evaluate below average the factors that led to the institution and the course. In other words, the performance of the institution and the course turns out to be deficient for candidates.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaGarcia, Ana Carina de Jesus2015-01-27T14:37:39Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7847porGarcia, Ana Carina de Jesus (2014). "Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:56.958888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
title |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
spellingShingle |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico Garcia, Ana Carina de Jesus Ensino superior processo de tomada de decisão fontes de informação fatores de decisão Higher education decision making process sources of information decision factors |
title_short |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
title_full |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
title_fullStr |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
title_full_unstemmed |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
title_sort |
Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico |
author |
Garcia, Ana Carina de Jesus |
author_facet |
Garcia, Ana Carina de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Silva, Rui Correia da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Ana Carina de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior processo de tomada de decisão fontes de informação fatores de decisão Higher education decision making process sources of information decision factors |
topic |
Ensino superior processo de tomada de decisão fontes de informação fatores de decisão Higher education decision making process sources of information decision factors |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-27T14:37:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7847 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Garcia, Ana Carina de Jesus (2014). "Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131026663931904 |