Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana Carina de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7847
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ac8cd1638f2064ac59087f3a2f39561f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior TécnicoEnsino superiorprocesso de tomada de decisãofontes de informaçãofatores de decisãoHigher educationdecision making processsources of informationdecision factorsMestrado em MarketingAs instituições de ensino superior atuam num mercado fortemente competitivo onde a angariação de alunos se torna uma tarefa cada vez mais crítica. Para as instituições de ensino, o marketing é uma ferramenta que potencia a capacidade e qualidade de recrutamento. Será necessário que as instituições consigam compreender as necessidades dos candidatos ao ensino superior e lhes proporcionem uma oferta que promova satisfação. Para conseguirem perceber quais as necessidades dos candidatos ao ensino superior e conseguirem estar no topo das suas preferências, as instituições necessitam de conhecer a forma como estes realizam o seu processo de tomada de decisão e as fontes de informação a que recorrem. Assim, reconhecer e compreender o processo de tomada de decisão para a escolha de uma instituição e curso de ensino superior apresenta-se como fundamental. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos do IST do campus da Alameda e Taguspark. Este trabalho insere-se num projeto que visa melhorar a capacidade de angariação de alunos. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário. Os resultados revelam os fatores críticos para a tomada de decisão e que o processo de tomada de decisão para a escolha do curso/instituição dos alunos dos campi do IST é muito semelhante. Todavia, os alunos do Taguspark avaliam abaixo da média os fatores que os conduziram à instituição e ao curso. Ou seja, o desempenho da instituição e do curso acaba por se revelar deficiente para os candidatos.The higher education institutions act in a highly competitive market where enrolling students becomes an increasingly critical task. For educational institutions, marketing is a tool to potentiate the quality and capacity to recruit students. It will be necessary that institutions understand the needs of candidates and provide them with suitable services. To get to know the needs of applicants, and to become on top on their choice preferences, higher education institutions need to understand the candidate?s decision making processes and sources of information. Thus, recognizing and understanding the process of decision making choosing a higher education institution or course is fundamental. This study aims to analyse the process of decision making in choosing the course/institution for the students of the IST in the Alameda and the Taguspark campuses. This work is a part of a project aimed at improving the ability to raise the capacity of attracting new students. To this end, a questionnaire was conducted. The results reveal the critical factors for decision making and that the process of decision making for choosing the course/institution of the students of the campuses of the IST is very similar. However, students of Taguspark evaluate below average the factors that led to the institution and the course. In other words, the performance of the institution and the course turns out to be deficient for candidates.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaGarcia, Ana Carina de Jesus2015-01-27T14:37:39Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7847porGarcia, Ana Carina de Jesus (2014). "Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:56.958888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
title Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
spellingShingle Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
Garcia, Ana Carina de Jesus
Ensino superior
processo de tomada de decisão
fontes de informação
fatores de decisão
Higher education
decision making process
sources of information
decision factors
title_short Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
title_full Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
title_fullStr Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
title_full_unstemmed Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
title_sort Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico
author Garcia, Ana Carina de Jesus
author_facet Garcia, Ana Carina de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana Carina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
processo de tomada de decisão
fontes de informação
fatores de decisão
Higher education
decision making process
sources of information
decision factors
topic Ensino superior
processo de tomada de decisão
fontes de informação
fatores de decisão
Higher education
decision making process
sources of information
decision factors
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T14:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7847
url http://hdl.handle.net/10400.5/7847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Garcia, Ana Carina de Jesus (2014). "Quem são e o que pensam os estudantes do Instituto Superior Técnico do campus da Alameda e Tagus Park : para uma política de marketing do Instituto Superior Técnico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026663931904