Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12235 |
Resumo: | Os programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento |
id |
RCAP_ac98d7f50bfca3313075aa96c06b80d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12235 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinenseParlamento jovemProtagonismo juvenilParlamento universitárioParticipação políticaOs programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamentoYouth Parliament programs’ forums promote greater proximity of youth to the Legislative Power, as they seek their engagement in a citizen role in politics by empowering them with the knowledge of how a parliament effectively functions. This study proposes an assessment of the experience acquired by university students in the Deputado Universitário Tocantinense (DUT) project. The study aims at understanding how the project contributed to the student’s political, citizenship and professional formation. The methodology adopted to conduct the research included both quantitative and qualitative methods. This participatory, exploratory and descriptive research was based on case studies, analyzing information gathered prior to and after the students’ participation in the project from a sample of thirty participants. A content analysis approach was adopted to examine the answers. It was verified that, by means of the experience promoted in the State Legislative Assembly, the project provided the students with an opportunity to learn about and understand the parliament functioning. process. In this sense, through a brief review of the classic literature on the subject, are presented the issues at stake since the nineteenth century as well as new topics that emerged in this debate throughout the twentieth century. Finally, based in two presented studies in Executive context, it’s proposed a research agenda on the issue in the Legislature.Cadernos da Escola do LegislativouBibliorumAlbernaz, V. B.Benini, Edi AugustoSalve, Guilherme2022-05-27T08:47:26Z2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12235por2595-4539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:53.489619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
title |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
spellingShingle |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense Albernaz, V. B. Parlamento jovem Protagonismo juvenil Parlamento universitário Participação política |
title_short |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
title_full |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
title_fullStr |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
title_full_unstemmed |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
title_sort |
Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense |
author |
Albernaz, V. B. |
author_facet |
Albernaz, V. B. Benini, Edi Augusto Salve, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Benini, Edi Augusto Salve, Guilherme |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albernaz, V. B. Benini, Edi Augusto Salve, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parlamento jovem Protagonismo juvenil Parlamento universitário Participação política |
topic |
Parlamento jovem Protagonismo juvenil Parlamento universitário Participação política |
description |
Os programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamento |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06 2016-06-01T00:00:00Z 2022-05-27T08:47:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/12235 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/12235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2595-4539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos da Escola do Legislativo |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos da Escola do Legislativo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136407952818176 |