Seminário Maior de Coimbra - História, Património e Museologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino, Luis Miguel Gemelgo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82818
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Seminário Maior de Coimbra - História, Património e MuseologiaMajor Seminary of Coimbra - History, Heritage and MuseologySeminário Maior de CoimbraHistóriaMuseologiaPatrimónioPatrimónio ReligiosoMajor Seminary of CoimbraHistoryMuseologyHeritageReligious HeritageRelatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório é o culminar do estágio curricular realizado no Seminário Maior de Coimbra, no âmbito do Mestrado em Património Cultural e Museologia na vertente de Gestão e de Programação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Fundado em 1765, por iniciativa do Bispo D. Miguel da Anunciação, o Seminário Maior de Coimbra não se trata apenas da aplicação dos decretos tridentinos referentes à criação de seminários, mas também de uma política artística extraordinária no que diz respeito ao barroco coimbrão. Nicola Giliberti e Miguel da Anunciação utilizaram todos os métodos à sua disposição para contratar os melhores arquitetos, mas também comprar os melhores materiais. Encomendada em várias partes de Itália e montada em Coimbra, a magnificente Igreja da Sagrada Família trata-se de um dos mais belos exemplos da aplicação da arte barroca direcionada aos sentidos de forma a convencer, comover e deleitar. O presente relatório procura registar as atividades desenvolvidas ao longo de cinco meses, assim como um estudo sobre a história da instituição de acolhimento, uma debruçar-nos-emos sobre o que se entende por património religioso e quais as medidas à adotar de forma a salvaguardar e de valorizar património. Nessa medida desenvolvemos uma exposição temporária com peças até então guardas e nunca antes expostas, assim como um estudo de públicos, procedendo à realização de inquéritos, cujo resultado nos permitisse concluir as potencialidades e fragilidades do Seminário como produto cultural através da ótica do visitante.This present report is the culmination of the internship held in the Major Seminary of Coimbra, for the Master’s degree in Cultural Heritage and Museology in the path of Management and Programming at the Faculty of Arts, of the University of Coimbra. Founded in 1765, on the initiative of Bishop Miguel of the Annunciation, the Major Seminary of Coimbra is not only about the application of the Tridentine decrees concerning the creation of seminaries, but also about an extraordinary artistic policy regarding the Coimbra baroque. Nicola Giliberti and Miguel da Anunciação used all the methods at their disposal to hire the best architects, but also to buy the best materials. Commended in several parts of Italy and set up in Coimbra, the magnificent Church of the Holy Family is one of the most beautiful examples of the application of Baroque art directed to the senses to convince, move and delight.This report seeks to record the activities carried out over five months, as well as a study on the history of the host institution, a review of what is meant by religious heritage and what measures to take in order to safeguard and valuing assets. To this extent, we developed a temporary exhibition with previously unseen pieces, as well as a study of audiences, carrying out surveys, the result of which allowed us to conclude the potentialities and fragilities of the Seminar as a cultural product through the visitor's perspective. In it are registered the activities developed over a period of five months, as well as a study about the history of the host institution, religious heritage and protection and valorisation heritage.To that extent, we developed a temporary exhibition with previously unseen pieces, as well as a study of audiences, carrying out surveys, the result of which allowed us to conclude the potentialities and fragilities of the Seminar as a cultural product through the visitor's perspective.2018-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82818http://hdl.handle.net/10316/82818TID:202044874porClaudino, Luis Miguel Gemelgoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:13:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:41.321903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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