O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/534 |
Resumo: | Todos nós adultos já nos sentimos, em algum momento da nossa vida, tristes e perdidos, movidos por sentimentos que têm implícita uma carga energética negativa e que por vezes s são demasiado dolorosos, intensos e confusos para que os consigamos encarar e enfrentar com clareza, o que leva a que a sua energia negativa se vá acumulando lentamente dentro de nós. Ao não serem bem assimilados e ultrapassados estes sentimentos acabam por se manifestar em forma de sintomas neuróticos, físicos ou comportamentos destrutivos. Face ao conhecimento de uma infinidade de dificuldades que muitos adultos vivenciam, cresceu em nós a vontade de conhecer como reagem as crianças perante situações idênticas nomeadamente quando fragilizadas fisicamente pela doença, são afastadas do seu ambiente familiar e se deparam com um ambiente desconhecido como é o de um hospital. Foi esta vontade que nos levou a embrenhar num trabalho de investigação intitulado: “O livro infantil e a leitura animada como recursos terapêuticos” e com ele conseguirmos respostas para as questões que então se nos colocavam: “Como encaram as crianças as situações em que se sentem fragilizadas física e emocionalmente?” e “Será que o livro infantil e a leitura animada podem actuar como recursos terapêuticos da criança hospitalizada?”. Estas questões ou perguntas de partida, foram o fio condutor que nos ajudou a progredir no trabalho de investigação que pretendíamos levar a cabo na pediatria do Hospital de São Teotónio de Viseu, com a pretensão de que o mesmo nos ajudasse a compreender e explicar melhor esta realidade e com isso conseguirmos alcançar um conjunto de objectivos que, de alguma forma, possam ser um contributo positivo para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas. |
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