O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Morgado Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/534
Resumo: Todos nós adultos já nos sentimos, em algum momento da nossa vida, tristes e perdidos, movidos por sentimentos que têm implícita uma carga energética negativa e que por vezes s são demasiado dolorosos, intensos e confusos para que os consigamos encarar e enfrentar com clareza, o que leva a que a sua energia negativa se vá acumulando lentamente dentro de nós. Ao não serem bem assimilados e ultrapassados estes sentimentos acabam por se manifestar em forma de sintomas neuróticos, físicos ou comportamentos destrutivos. Face ao conhecimento de uma infinidade de dificuldades que muitos adultos vivenciam, cresceu em nós a vontade de conhecer como reagem as crianças perante situações idênticas nomeadamente quando fragilizadas fisicamente pela doença, são afastadas do seu ambiente familiar e se deparam com um ambiente desconhecido como é o de um hospital. Foi esta vontade que nos levou a embrenhar num trabalho de investigação intitulado: “O livro infantil e a leitura animada como recursos terapêuticos” e com ele conseguirmos respostas para as questões que então se nos colocavam: “Como encaram as crianças as situações em que se sentem fragilizadas física e emocionalmente?” e “Será que o livro infantil e a leitura animada podem actuar como recursos terapêuticos da criança hospitalizada?”. Estas questões ou perguntas de partida, foram o fio condutor que nos ajudou a progredir no trabalho de investigação que pretendíamos levar a cabo na pediatria do Hospital de São Teotónio de Viseu, com a pretensão de que o mesmo nos ajudasse a compreender e explicar melhor esta realidade e com isso conseguirmos alcançar um conjunto de objectivos que, de alguma forma, possam ser um contributo positivo para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas.
id RCAP_acd9191268b9ec2dc848255305c7d4e1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos TerapêuticosLivro infantilLeitura animadaRecursos terapêuticosCriança hospitalizadaTodos nós adultos já nos sentimos, em algum momento da nossa vida, tristes e perdidos, movidos por sentimentos que têm implícita uma carga energética negativa e que por vezes s são demasiado dolorosos, intensos e confusos para que os consigamos encarar e enfrentar com clareza, o que leva a que a sua energia negativa se vá acumulando lentamente dentro de nós. Ao não serem bem assimilados e ultrapassados estes sentimentos acabam por se manifestar em forma de sintomas neuróticos, físicos ou comportamentos destrutivos. Face ao conhecimento de uma infinidade de dificuldades que muitos adultos vivenciam, cresceu em nós a vontade de conhecer como reagem as crianças perante situações idênticas nomeadamente quando fragilizadas fisicamente pela doença, são afastadas do seu ambiente familiar e se deparam com um ambiente desconhecido como é o de um hospital. Foi esta vontade que nos levou a embrenhar num trabalho de investigação intitulado: “O livro infantil e a leitura animada como recursos terapêuticos” e com ele conseguirmos respostas para as questões que então se nos colocavam: “Como encaram as crianças as situações em que se sentem fragilizadas física e emocionalmente?” e “Será que o livro infantil e a leitura animada podem actuar como recursos terapêuticos da criança hospitalizada?”. Estas questões ou perguntas de partida, foram o fio condutor que nos ajudou a progredir no trabalho de investigação que pretendíamos levar a cabo na pediatria do Hospital de São Teotónio de Viseu, com a pretensão de que o mesmo nos ajudasse a compreender e explicar melhor esta realidade e com isso conseguirmos alcançar um conjunto de objectivos que, de alguma forma, possam ser um contributo positivo para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas.All of us, adults, have already, at some point in our lives, felt sad, lost, moved by sentiments which have implied a negative energy which is, sometimes, too painful, intense and confusing to be faced with clarity, which means that their negative energy go slowly accumulating within us. By not being treated well and overcome these feelings could eventually manifest in form of neurotic symptoms, physical or destructive behaviors. Given the knowledge of a multitude of difficulties that many adults experience, grew in us the desire to know how children react in situations physically identical especially when weakened by disease, are removed from their family environment and are faced with an unfamiliar environment such as the of a hospital. It was this desire that led us to venture into a research entitled: "The children's book and the animated reading as therapeutic resources" and with it we got answers to questions that we had put to us: "How children face situations where they feel weakened physically and emotionally?" and "Can the children's book and the animated reading act as therapeutic resources of hospitalized children?". These questions of departure, were the driving force that helped us to progress in the research we wanted to pursue in the pediatrics of the Hospital St. Teotónio, Viseu, with the pretense that it would help us better understand and explain this reality and thus can achieve a set of goals that, somehow, can be a positive contribution to improving the quality of life of hospitalized children.2011-09-20T07:53:26Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/534porCordeiro, Ana Morgado Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:58.273607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
title O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
spellingShingle O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
Cordeiro, Ana Morgado Marques
Livro infantil
Leitura animada
Recursos terapêuticos
Criança hospitalizada
title_short O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
title_full O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
title_fullStr O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
title_full_unstemmed O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
title_sort O Livro Infantil e a Leitura Animada como Recursos Terapêuticos
author Cordeiro, Ana Morgado Marques
author_facet Cordeiro, Ana Morgado Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ana Morgado Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Livro infantil
Leitura animada
Recursos terapêuticos
Criança hospitalizada
topic Livro infantil
Leitura animada
Recursos terapêuticos
Criança hospitalizada
description Todos nós adultos já nos sentimos, em algum momento da nossa vida, tristes e perdidos, movidos por sentimentos que têm implícita uma carga energética negativa e que por vezes s são demasiado dolorosos, intensos e confusos para que os consigamos encarar e enfrentar com clareza, o que leva a que a sua energia negativa se vá acumulando lentamente dentro de nós. Ao não serem bem assimilados e ultrapassados estes sentimentos acabam por se manifestar em forma de sintomas neuróticos, físicos ou comportamentos destrutivos. Face ao conhecimento de uma infinidade de dificuldades que muitos adultos vivenciam, cresceu em nós a vontade de conhecer como reagem as crianças perante situações idênticas nomeadamente quando fragilizadas fisicamente pela doença, são afastadas do seu ambiente familiar e se deparam com um ambiente desconhecido como é o de um hospital. Foi esta vontade que nos levou a embrenhar num trabalho de investigação intitulado: “O livro infantil e a leitura animada como recursos terapêuticos” e com ele conseguirmos respostas para as questões que então se nos colocavam: “Como encaram as crianças as situações em que se sentem fragilizadas física e emocionalmente?” e “Será que o livro infantil e a leitura animada podem actuar como recursos terapêuticos da criança hospitalizada?”. Estas questões ou perguntas de partida, foram o fio condutor que nos ajudou a progredir no trabalho de investigação que pretendíamos levar a cabo na pediatria do Hospital de São Teotónio de Viseu, com a pretensão de que o mesmo nos ajudasse a compreender e explicar melhor esta realidade e com isso conseguirmos alcançar um conjunto de objectivos que, de alguma forma, possam ser um contributo positivo para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-20T07:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/534
url http://hdl.handle.net/10348/534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137157934219264