Estilos e preocupações parentais: estudo numa amostra de cuidadores de crianças em intervenção precoce na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nádia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25824
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Estilos e preocupações parentais: estudo numa amostra de cuidadores de crianças em intervenção precoce na infânciaIntervenção precoce - infânciaEstilos parentaisParentalidadeDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEsta investigação teve como objectivo estudar os estilos e preocupações parentais numa amostra de cuidadores de crianças acompanhadas pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce. Para o efeito, foram definidos alguns objectivos e levantadas questões que direccionassem a investigação. No estudo foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Preocupações Parentais (Algarvio, Leal, & Maroco, 2009) e o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (Robinson, Mandleco, Olsen & Hart, 2001; versão portuguesa de Miguel, Pires Valentim & Carugati, 2010). A amostra contemplou 193 cuidadores de crianças entre os 0 e os 6 anos, de entre as quais 59,6% são do sexo masculino e 40,4% do sexo feminino. Os resultados indicam que os pais do grupo de Intervenção Precoce (IPI) utilizam mais o estilo permissivo e a punição, comparativamente com o grupo de comunidade. Os pais de IPI utilizam mais a regulação à medida que idade da criança aumenta. Constatou-se também que quanto maior a escolaridade deste cuidadores, menor a utilização da punição, do estilo autoritário e da hostilidade verbal.This research has as a goal to study the concerns and parenting styles, within a sample of children’s caregivers followed by Early Childhood Intervention Services. For this purpose, we set some goals, and raised questions that will guide this investigation. In the study was used a demographic questionnaire, the Parental Concerns Scale (Algarvio, Leal, & Maroco, 2009) and Styles and Dimensions Questionnaire Parenting (Robinson, Mandleco, Olsen & Hart, 2001; Portuguese Version by Miguel Pires Valentine & Carugati 2010). The sample included 193 caregivers of children between 0 and 6 years, among which 59.6% were male and 40.4% female. The results indicate that parents from the Early Intervention group use more permissive parenting style and punishment, compared with the community group. It appears that those parents use more regulation as the child's age increases. It has also been found that the higher is the education that those caregivers have, the lower they would use punishment, authoritarian parenting style and verbal hostility.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25824http://hdl.handle.net/10316/25824TID:201443082porCosta, Nádiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:31.866199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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