A influência das práticas de RSO na relação entre a liderança ética e a reputação ética: efeito mediador da qualidade da relação líder-subordinado (LMX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Inês Moleiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19731
Resumo: A literatura tem apontado o tema da ética como de elevada importância para o mundo das organizações pois, com todos os escândalos éticos que têm assombrado as organizações, estas têm cada vez mais dificuldades em atrair tanto clientes como novos colaboradores, pois os indivíduos criaram alguma desconfiança perante as organizações. Deste modo, com esta dissertação pretende-se explorar de que forma os colaboradores percecionam a sua organização quanto a temas éticos, tendo em conta o estilo de liderança adotado e as práticas de Responsabilidade Social da organização. Assim, será esperado que o tipo de relação que é estabelecido entre o líder e liderado explique a relação entre a Liderança Ética e a Reputação Ética e, que as práticas de Responsabilidade Social implementadas na organização intensifiquem esta relação, exercendo assim um efeito moderador sobre as referidas variáveis. No entanto, ao contrário do expectável, não se verificaram estas relações, à exceção do que refere à relação entre Liderança Ética e Reputação Ética, o que sugere que o poder de ter um líder ético é tão forte para explicar a perceção de Reputação ética da organização, que a relação que o líder e subordinado estabelecem não é suficientemente explicativa desta relação. Por seu turno, respeitante às práticas de Responsabilidade Social existem evidências na literatura, que indicam que a existências destas práticas conduzem a uma perceção de Reputação Ética da organização mais elevada, no entanto o efeito moderador desta variável não se revela expressivo no aumento da relação entre liderança ética e reputação ética. Concluindo, sugere-se que de futuro sejam estudadas outro tipo de variáveis como explicativas desta relação, como é o exemplo da satisfação pois, existem autores que defendem que a perceção de reputação ética depende da satisfação do colaborador com a organização.
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