"O F.D. não quer brincar comigo, ele diz que não é meu amigo!" (F.V.) - As relações de amizade numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Flávia Vítor da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12820
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling "O F.D. não quer brincar comigo, ele diz que não é meu amigo!" (F.V.) - As relações de amizade numa sala de jardim de infânciaJardim de infânciaRelaçõesConceções de amizadeCriançasChildrenConceptions of friendshipRelationshipsKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, foi realizado um estágio em contexto de jardim de infância, que decorreu entre 7 de outubro de 2019 e 24 de janeiro de 2020. O processo e as dimensões vivenciadas ao longo da prática estão expressas e refletidas no presente relatório, sustentadas em fundamentos teóricos e práticos. Este encontra-se sistematizado em vários capítulos que contemplam uma caraterização da ação educativa contextualizada, uma análise reflexiva da intervenção, a investigação realizada e a construção da profissionalidade docente. Esta última construção é feita ao longo do tempo, em contacto com outros intervenientes, possibilitando aprimorar habilidades e refletir sobre a educadora desejada: flexível, afetuosa, comunicativa, observadora, inclusiva e cooperante. A investigação apresentada debruça-se sobre as relações de amizade numa sala de jardim de infância e surge perante o facto de as crianças, habitualmente, afirmarem ou rejeitarem as suas amizades. Esta problemática conduziu à seguinte questão de investigação: “qual o conceito de amigo/a das crianças no jardim de infância?”. Sustentado num estudo de caso de natureza qualitativa, a investigação procura: (i) identificar e compreender as conceções de amizade das crianças de uma sala de jardim de infância e (ii) identificar e analisar as razões das crianças das escolhas das suas amizades, a partir de técnicas como a observação direta e o inquérito por entrevista às crianças e de instrumentos como notas de campo e desenhos das crianças. No que se refere às conceções de amizade das crianças, verifica-se que o brincar assume uma posição de destaque, uma vez que esta é uma atividade central no quotidiano das crianças e um ambiente privilegiado para estabelecerem amizades. As crianças valorizam as ligações afetivas, comportamentos e o tempo que passam juntas, numa partilha de interesses e prazer mútuo. As razões das suas escolhas vão ao encontro das suas conceções sobre a amizade: brincar com o outro, gostar do outro, afetividade, comportamento e proximidade. As crianças atribuem significados à amizade com base em caraterísticas significativas para as mesmas.ABSTRACT Within the scope of Supervised Professional Practice II, an internship was realized in the context of a kindergarten, which took place between October 7, 2019 and January 24, 2020. The process and dimensions experienced throughout the practice are expressed and reflected in the present report, supported by theoretical and practical bases. This is systematized in several chapters that contemplate a characterization of the contextualized educational action, a reflexive analysis of the intervention, the conducted research and the construction of the teaching professionalism. This last construction is done over time, in contact with other stakeholders, making it possible to improve skills and reflect on the desired educator to become: flexible, affectionate, communicative, observant, inclusive and cooperative. The research presented looks at friendship relationships in a kindergarten class and arises from the fact that children usually affirm or reject their friendships. This problem led to the following research question: “what’s the children’s conception of friend in a kindergarten?”. Based on a qualitative case study, the research seeks to: (i) identify and understand children’s conceptions of friendship in a kindergarten and (ii) identify and analyse the reasons of children’s friendship choices, using techniques such as direct observation and survey by interviewing children and using instruments like field notes and children’s drawings. Regarding children's conceptions of friendship, it appears that play assumes a prominent position, since this is a central activity in the daily lives of children and a privileged environment for establishing friendships. Children value affective connections, behaviours and the time they spend together, sharing interests and mutual pleasure. The reasons for their choices are in line with their conceptions about friendship: playing with the other, liking the other, affectivity, behaviour and propinquity. Children assign meanings to friendship based on significant features to them.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLSilva, Ana Flávia Vítor da2021-02-11T15:40:44Z2020-06-302020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12820TID:202628370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:50.452971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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