Mediadores expressivos artísticos :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mónica Alexandra Guerra Brito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45591
Resumo: Atualmente a ansiedade apresenta-se como um problema global grave e incapacitante para a população, podendo ser geradora de mudanças nas rotinas. Esta representa um grande impacto na saúde, onde a enfermagem, que possui conhecimento especializado, tornar-se capaz de atuar na redução das suas manifestações, sendo este processo de cuidar facilitado através do estabelecimento de uma RT. Neste relatório, evidenciam-se os resultados da implementação de um programa de intervenção psicoterapêutico, com ênfase na utilização de mediadores expressivos artísticos, na gestão de manifestações de ansiedade junto do cliente com sofrimento mental. As intervenções assentam no estabelecimento de uma RT com os clientes à luz do referencial da Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, evidenciando os benefícios e ganhos em saúde subjacentes. Os seus objetivos são: (1) identificar as principais alterações físicas, psico comportamentais e sociais da pessoa com manifestações de ansiedade; (2) desenvolver intervenções psicoterapêuticas, que facilitem, por meio da RT em enfermagem, a gestão de sintomas de ansiedade com recurso à utilização de mediadores expressivos artísticos; (3) desenvolver competências autónomas de EESMP; (4) contribuir para o desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas especializadas, na área de ESMP; (5) elaborar um projeto de intervenção que contribua para a melhoria dos cuidados de enfermagem especializados ao cliente com sofrimento mental. A metodologia utilizada incluiu uma análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa com a utilização dos seguintes instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), análise das sessões de intervenção e um questionário de avaliação das sessões. Foi possível concluir que a intervenção psicoterapêutica com recurso a mediadores expressivos artísticos, potencia a exteriorização de sentimentos e pensamentos, criando um elo entre o mundo interno e externo. Observam-se benefícios na comunicação, autonomia, resolução de problemas e desenvolvimento da espontaneidade, funcionando como escape para tensões interiores, promovendo a valorização pessoal e aumento da sua autoconfiança e autoestima.
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As intervenções assentam no estabelecimento de uma RT com os clientes à luz do referencial da Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, evidenciando os benefícios e ganhos em saúde subjacentes. Os seus objetivos são: (1) identificar as principais alterações físicas, psico comportamentais e sociais da pessoa com manifestações de ansiedade; (2) desenvolver intervenções psicoterapêuticas, que facilitem, por meio da RT em enfermagem, a gestão de sintomas de ansiedade com recurso à utilização de mediadores expressivos artísticos; (3) desenvolver competências autónomas de EESMP; (4) contribuir para o desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas especializadas, na área de ESMP; (5) elaborar um projeto de intervenção que contribua para a melhoria dos cuidados de enfermagem especializados ao cliente com sofrimento mental. A metodologia utilizada incluiu uma análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa com a utilização dos seguintes instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), análise das sessões de intervenção e um questionário de avaliação das sessões. Foi possível concluir que a intervenção psicoterapêutica com recurso a mediadores expressivos artísticos, potencia a exteriorização de sentimentos e pensamentos, criando um elo entre o mundo interno e externo. Observam-se benefícios na comunicação, autonomia, resolução de problemas e desenvolvimento da espontaneidade, funcionando como escape para tensões interiores, promovendo a valorização pessoal e aumento da sua autoconfiança e autoestima.Actually anxiety presents itself as global and severe issue disabling to the population, and may be a generator of changes in the routines. Anxiety represents a huge impact in health care, where nursing possesses a specialized knowledge, and is able to act in the decrease of its manifestations, being this the process of caring through an establishment of a Therapeutic Relationship (TR). This report highlights the results of the implementing a psychotherapeutic intervention program, with emphasis on the use of artistic expressive mediators, in the management of manifestations of anxiety with the client with mental distress. The interventions are based on the establishment of a TR with the clients based on Peplau’s Theory of Interpersonal Relations, evidencing the underlying health benefits and gains. Their main objectives are: (1) identify the main physical, psychobehavioral and social changes in the person with manifestations of anxiety; (2) develop psychotherapeutic interventions, that enable, through TR in nursing, the management of anxiety symptoms using artistic expressive mediators (3) develop autonomous skills of Mental Health and Psychiatric Specialized Nursing; (4) helping to develop specialized psychotherapeutic interventions in the field of Mental Health and Psychiatry Nursing; (5) elaborate an intervention project that will contribute to the improvement of specialized nursing care for people with mental distress. The methodology used includes a quantitative and qualitative data analysis, using the following instruments: sociodemographic characterization questionnaire, State-Trait Anxiety Inventory (STAI), analysis of the intervention sessions and an evaluation questionnaire. It was possible to conclude that the psychotherapeutic intervention using artistic expressive mediators, enhances the externalization of feelings and thoughts, creating a link between the internal and external world. There are communication benefits, autonomy, problem solving and development of spontaneity, operating as an escape to inner tensions and promoting personal appreciation and increasing their self confidence and self-esteem.Melo, Ana Cristina Romano Fontes PereiraRepositório ComumSousa, Mónica Alexandra Guerra Brito2023-07-19T14:54:44Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45591TID:203321839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T07:15:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:35:06.244151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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