As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alcino Nunes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6686
Resumo: Nos últimos anos de docência no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, redigimos, para uso dos alunos, um pequeno memorando sobre as unidades fundamentais do Sistema Internacional - as unidade de base -, tendo em vista, principalmente, a correção da escrita das ditas unidades, seus múltiplos e seus submúltiplos. Esse escasso conjunto de menos de meia dúzia de páginas foi sendo gradualmente alargado, de forma a incluir referência aos sistemas de unidades primitivos e sua evolução, como também às instituições nacionais e internacionais responsáveis, não só pela manutenção e conservação dos padrões das unidades, como pelos aspetos científicos - e até legais - envolvidos. Posteriormente, e com a intenção de justificar a evolução sofrida ao longo dos anos pelas definições das unidades fundamentais, foi, cada uma delas, objeto de um estudo separado, incluindo o historial dessa evolução bem como das razões que lhe deram origem. Em resumo, e por outras palavras, o presente trabalho pode, em verdade, ser considerado como uma visita guiada - desde as fundações - ao complexo edifício representado pelo Sistema Internacional de Unidades. É este, em suma, o conteúdo do trabalho que se segue, realizado na convicção de que o conhecimento aprofundado do Sistema e das suas convenções é, para os estudiosos da Engenharia, um complemento útil e conveniente, tanto na interpretação de textos como na realização de aplicações em qualquer dos ramos do conhecimento técnico-científico.
id RCAP_ad0cd15c4b53bfe42bba028879e9d446
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)sistemas de unidades primitivosinstituições nacionaisinstituições internacionaisNos últimos anos de docência no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, redigimos, para uso dos alunos, um pequeno memorando sobre as unidades fundamentais do Sistema Internacional - as unidade de base -, tendo em vista, principalmente, a correção da escrita das ditas unidades, seus múltiplos e seus submúltiplos. Esse escasso conjunto de menos de meia dúzia de páginas foi sendo gradualmente alargado, de forma a incluir referência aos sistemas de unidades primitivos e sua evolução, como também às instituições nacionais e internacionais responsáveis, não só pela manutenção e conservação dos padrões das unidades, como pelos aspetos científicos - e até legais - envolvidos. Posteriormente, e com a intenção de justificar a evolução sofrida ao longo dos anos pelas definições das unidades fundamentais, foi, cada uma delas, objeto de um estudo separado, incluindo o historial dessa evolução bem como das razões que lhe deram origem. Em resumo, e por outras palavras, o presente trabalho pode, em verdade, ser considerado como uma visita guiada - desde as fundações - ao complexo edifício representado pelo Sistema Internacional de Unidades. É este, em suma, o conteúdo do trabalho que se segue, realizado na convicção de que o conhecimento aprofundado do Sistema e das suas convenções é, para os estudiosos da Engenharia, um complemento útil e conveniente, tanto na interpretação de textos como na realização de aplicações em qualquer dos ramos do conhecimento técnico-científico.ISEL - Instituto Superior de Engenharia de LisboaRCIPLMartins, Alcino Nunes2017-01-04T11:53:32Z2002-032002-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6686porMARTINS, Alcino Nunes - As unidades fundamentais do sistema internacional (SI). Lisboa: ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2002.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:47.510484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
title As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
spellingShingle As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
Martins, Alcino Nunes
sistemas de unidades primitivos
instituições nacionais
instituições internacionais
title_short As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
title_full As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
title_fullStr As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
title_full_unstemmed As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
title_sort As unidades fundamentais do sistema internacional (SI)
author Martins, Alcino Nunes
author_facet Martins, Alcino Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alcino Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas de unidades primitivos
instituições nacionais
instituições internacionais
topic sistemas de unidades primitivos
instituições nacionais
instituições internacionais
description Nos últimos anos de docência no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, redigimos, para uso dos alunos, um pequeno memorando sobre as unidades fundamentais do Sistema Internacional - as unidade de base -, tendo em vista, principalmente, a correção da escrita das ditas unidades, seus múltiplos e seus submúltiplos. Esse escasso conjunto de menos de meia dúzia de páginas foi sendo gradualmente alargado, de forma a incluir referência aos sistemas de unidades primitivos e sua evolução, como também às instituições nacionais e internacionais responsáveis, não só pela manutenção e conservação dos padrões das unidades, como pelos aspetos científicos - e até legais - envolvidos. Posteriormente, e com a intenção de justificar a evolução sofrida ao longo dos anos pelas definições das unidades fundamentais, foi, cada uma delas, objeto de um estudo separado, incluindo o historial dessa evolução bem como das razões que lhe deram origem. Em resumo, e por outras palavras, o presente trabalho pode, em verdade, ser considerado como uma visita guiada - desde as fundações - ao complexo edifício representado pelo Sistema Internacional de Unidades. É este, em suma, o conteúdo do trabalho que se segue, realizado na convicção de que o conhecimento aprofundado do Sistema e das suas convenções é, para os estudiosos da Engenharia, um complemento útil e conveniente, tanto na interpretação de textos como na realização de aplicações em qualquer dos ramos do conhecimento técnico-científico.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03
2002-03-01T00:00:00Z
2017-01-04T11:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6686
url http://hdl.handle.net/10400.21/6686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Alcino Nunes - As unidades fundamentais do sistema internacional (SI). Lisboa: ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133417163456512