Almada Negreiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Filomena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/161690
Resumo: 2F2013/PT UID/PAM/00417/2013
id RCAP_ad0f949bf15fca7afc509165547bc3bb
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/161690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Almada Negreirosa imagem do corpo e o corpo em imagensAlmada NegreirosVitoriano BragaCorpoImagemRetrato fotográficoBodyImagesAvant-garde artist2F2013/PT UID/PAM/00417/2013Para Hans Belting, tem sido desprezada a implicação do corpo humano enquanto produtor de imagens. Nesta comunicação, consideramos o modo como Almada Negreiros compreende essa relação antropológica que deriva de uma nova atitude em relação ao corpo, mas também da ideia da nova figura do artista de vanguarda e do modo como este usa a sua imagem. Almada começou o seu percurso artístico através do desenho humorístico. Logo a seguir o interesse pela dança levou‑o a dedicar‑se à coreografia. Encontrou, assim, uma lógica que ia do movimento da mão ao movimento do corpo, descobrindo a dança como desenho e como uma espécie de leitura, uma “não‑escrita”. Esta nossa convicção sai reforçada quando observamos os dois nus fotográficos de Almada da autoria do dramaturgo Vitoriano Braga. São duas imagens do artista que sugerem, como veremos, várias interrogações. Mas do que não há dúvida é que estes nus representam um corpo moderno. São um testemunho do vanguardismo de finais dos anos 10, os anos do Futurismo português For Hans Belting, the implication of the human body in the production of images has been neglected. In this presentation we will address the way how Almada Negreiros understands this anthropological relation that derives from a new attitude towards the body, but equally from the new role played by the avant‑garde artist and the way he uses his image. Almada started in art with humoristic drawings. Immediately after, his interest in dance led him to devote to choreography where he found continuity from hand movement to the movement of the body. Dance could be regarded as drawing and even as a kind of non‑written movements and their reading. Our conviction is strengthened when we observe two photographic nude portraits of Almada by the playwright Vitoriano Braga. These two images of the artist’s gestures suggest several interrogations. But there is no doubt that these nudes represent a modern body. They are a witness of the late Nineteen Tens, those years of Portuguese futurism.Instituto de História da Arte (IHA)RUNSerra, Filomena2023-12-27T22:38:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/161690por0867-2008PURE: 79276411info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:44:33Zoai:run.unl.pt:10362/161690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:36.793236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Almada Negreiros
a imagem do corpo e o corpo em imagens
title Almada Negreiros
spellingShingle Almada Negreiros
Serra, Filomena
Almada Negreiros
Vitoriano Braga
Corpo
Imagem
Retrato fotográfico
Body
Images
Avant-garde artist
title_short Almada Negreiros
title_full Almada Negreiros
title_fullStr Almada Negreiros
title_full_unstemmed Almada Negreiros
title_sort Almada Negreiros
author Serra, Filomena
author_facet Serra, Filomena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de História da Arte (IHA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Almada Negreiros
Vitoriano Braga
Corpo
Imagem
Retrato fotográfico
Body
Images
Avant-garde artist
topic Almada Negreiros
Vitoriano Braga
Corpo
Imagem
Retrato fotográfico
Body
Images
Avant-garde artist
description 2F2013/PT UID/PAM/00417/2013
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-12-27T22:38:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/161690
url http://hdl.handle.net/10362/161690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0867-2008
PURE: 79276411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138166728294400