O contributo da lei de cotas na redução das desigualdades sociais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernando Francisco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10929
Resumo: Versão final (Esta versão contém as criticas e sugestões dos elementos do júri)
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spelling O contributo da lei de cotas na redução das desigualdades sociais no BrasilIgualdadeEquidadeDesigualdadePoliticas públicas na educaçãoBrasilLei de cotasExclusão socialInclusão socialEqualitySocial inclusionPublic policies regarding educationQuota lawSocial exclusionInequalityGestãoVersão final (Esta versão contém as criticas e sugestões dos elementos do júri)A questão social tem ocupado um grande espaço nas discussões a respeito da igualdade, sendo abordada em diferentes aspectos teóricos. Algumas abordagens são feitas essencialmente por meio de instrumentos que adotam uma perspectiva de tratamento diferenciado, positivo a determinado grupo de pessoas através da legislação. Este trabalho teve por objetivo estudar a contribuição da Lei de cotas na redução das desigualdades sociais no Brasil. Com efeito, a Lei 12.711/12 visa permitir o ingresso por meio da reserva de vagas dos alunos negros, pardos e indígenas, assim como aqueles de baixa renda e provenientes de escola pública. O objeto de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, nos Campus Uberaba e Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico no ano de 2017. O presente estudo analisou o perfil social, econômico, racial e familiar dos estudantes de 07 cursos de nível médio técnico profissionalizante realizado por meio de um questionário, aplicado a 318 alunos respondentes. Buscou-se conhecer as semelhanças entre estudantes cotistas e contingente geral, tanto nos aspectos das dificuldades escolares como no sucesso estudantil, e até mesmo nos benefícios trazidos ao longo do curso, e quais são as expectativas de ambos os grupos após a conclusão do curso. Para análise dos dados procedeu-se a análise estatística descritiva e inferencial dos resultados, sendo o método estatístico inferencial utilizado Teste qui-quadrado e T Student. Verificou-se que a Lei de cotas é responsável pela inclusão dos alunos que apresentam condicionantes potenciadoras de exclusão social, por meio da educação, permitindo a qualificação profissional e, por conseqüência, o acesso ao mercado de trabalho. Esses alunos ingressantes ao abrigo da Lei de cotas apresentaram diferentes níveis de dificuldade escolar durante a freqüência do curso técnico profissionalizante integrado ao ensino médio quando comparados aos estudantes do contingente geral. Quanto ao nível de sucesso escolar entre alunos cotistas e contingente geral não se apresentou diferenças no nível de desempenho estudantil. No entanto, a percepção dos benefícios trazidos pela freqüência durante o curso entre alunos ingressantes ao abrigo da Lei de cotas e contingente geral são entendidas de formas diferentes entre os dois grupos. A situação mais expectada pelos alunos é o ingresso no ensino superior após o término do curso tanto do grupo de estudantes cotistas quanto contingente geral.The social issue has occupied a great place in debates one quality and it has been addressed in many different theoretical concepts. Some approaches are essentially made through instruments which adopt a differentiated treatment perspective, imposed by law to a particular group of people. The present study aims at analyzing the Quota Law contribution to reduce social inequality in Brazil. In fact, the Law number 12.711/12 aims at granting university and course places to black, brown and Indigenous students, as well as low-income students and those coming from public schools. The object of study was the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro (in Minas Gerais, Brazil), on Uberaba Campus and Uberaba Advanced Campus Technology Park in 2017.The study has analyzed the students’ social, economic, racial and familiar profiles in the average level of 07 (seven) technician professionalizing courses and it has been carried out through a questionnaire answered by 318 (three hundred eighteen) students. The purpose was to meet the similarities between quota students and the others in terms of learning disabilities and struggles, as well as in college accomplishment, in addition to the courses’ benefits and the students’ expectations for the future. The data analysis has been done through descriptive and inferential statistics by chi-squared test and T-test. It was found that the Quota Law holds responsability for the inclusion of students with empowering determinants of social exclusion through education, which provides professional qualification and, consequently, access to the labour Market. These quota students, when compared to the other ones, have presented different levels of school difficulty during the course in high school. As for the level of student accomplishment among quota students and the others, there were not significant differences between them. However, it was possible to notice that each group of students has a different perception of the benefits of attending a course. Both groups’ highest expectation is to attend college after finishing the technician professionalizing course.Bernardino, Susana Jacinta QueirósRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Fernando Francisco2018-01-31T12:12:02Z2017-11-202017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10929TID:201836785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:17.075466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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