A ausência do Pai
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/6723 |
Resumo: | O presente relatório está inserido no âmbito do estágio curricular académico, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, conferido pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem como objetivo explanar todo o trabalho e as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio, o qual decorreu em contexto educacional, mais precisamente em duas escolas, uma pública e uma privada, em cidades diferentes. O tema deste relatório é a “Ausência do Pai”, uma vez que este foi o elemento comum entre as crianças que acompanhei. Mahler (1993, citado por Benczik, 2011) sustenta que o papel paterno no desenvolvimento da criança e o contacto pai-filho são relevantes, sendo uma das condições decisivas para o desenvolvimento social e da cognição, uma vez que proporciona uma maior capacidade de aquisição e inserção da criança na sociedade. Silva et al. (2008) fazem referência a alguns autores que analisaram determinadas variáveis que têm sido alvo de estudos quanto às famílias e o desenvolvimento infantil. No que concerne aos fatores de risco para o desenvolvimento infantil, os atributos da criança, da família e do ambiente são fatores que diminuem a possibilidade da criança se tornar competente e desenvolver o bemestar (Erikson & Kurz-Riemmer, 1999), que, por conseguinte, amplificam probabilisticamente a ocorrência de resultados desfavoráveis e inconvenientes (Reppold et al., 2002). Neste sentido, este relatório irá relatar a importância da família no desenvolvimento das crianças, o desenvolvimento psicoafetivo segundo a Teoria de Hipólito e as problemáticas infantis relevantes para a intervenção e de que forma tudo isto se relaciona, assim como as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as formações complementares, as atividades psicoeducativas e as sessões de sensibilização. |
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