Alavarium Andebol Clube de Aveiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/7807 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito de estágio profissionalizante do Mestrado em Ciências do Desporto – Especialidade em Treino Desportivo, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), realizado na Equipa de Iniciadas (sub-14) do Alavarium Andebol Clube de Aveiro (ALA), durante a época desportiva 2020/2021, em contexto de andebol de formação, competindo no campeonato regional e posterior passagem ao campeonato nacional. O relatório terá um foco para a descrição e fundamentação do modelo de jogo, para a reflexão e exposição do trabalho realizado e das ações subjacentes ao treino desportivo na equipa, contextualizando com as exigências que serão impostas nos escalões superiores (percurso até sénior). Para a realização deste estágio, foi-me atribuída a função de treinador-adjunto, do treinador principal, no escalão de Iniciadas (com idades compreendidas entre os 12-14 anos) e de treinador de Guarda-redes (GR), no escalão de Juvenis (com idades compreendidas entre os 15-16 anos). Nesta parte do estágio comecei por observar os treinos, os seus conteúdos e a forma de trabalhar, intervindo colocando questões aos treinadores, sobre o que tinha aprendido durante a Licenciatura e o Mestrado, articulando a teoria com a prática. Comecei a intervir com os atletas, colocando em prática os ensinamentos adquiridos a nível de planeamento e preparação de treino, realizei uma breve observação do treinador, fiz avaliações antropométricas, físicas, sociais, psicológicas e Bio-banding, realizei analise de vídeo, introdução de ginásio, um dossier de equipa e um projeto que englobou o clube todo. O estágio visou a melhoria de competências da função de treinador a nível da intervenção, da organização e gestão de processos de treino. Procura-se assim descrever as tarefas que o treinador realiza ao longo da época desportiva, desde o planeamento de época, construção de unidades de treino e semanas de treino e o modelo de jogo da equipa. A época desportiva teve início a 06 de setembro de 2020 e terminou a 24 de julho de 2021, com um total de onze mesociclos, quarenta microciclos e cento e uma unidades de treino (UT), perfazendo um total de 7575 minutos de treino. Relativamente ao nível de minutos de competição foram despendidos um total de 360 minutos, num total de seis jogos oficiais (devido há covid-19). O relatório de estágio encontra-se dividido em dez pontos 1) Plano Individual de Estágio; 2) Caracterização e contextualização da Instituição de Estágio; 3) Caracterização do Contexto Competitivo, 4) Modelo de Jogo; 5) Processo e Controlo de Treino; 6) Atividades Desenvolvidas; 7) Projeto de Investigação; 8) Reflexão Final; 9) Referências Bibliográficas e 10) Anexos. |
id |
RCAP_ad37b3f860411d0bc6405a2ccd314445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/7807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alavarium Andebol Clube de AveiroTreinoAndebolFormaçãoModelo de JogoPlaneamentoPreparaçãoO presente relatório surge no âmbito de estágio profissionalizante do Mestrado em Ciências do Desporto – Especialidade em Treino Desportivo, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), realizado na Equipa de Iniciadas (sub-14) do Alavarium Andebol Clube de Aveiro (ALA), durante a época desportiva 2020/2021, em contexto de andebol de formação, competindo no campeonato regional e posterior passagem ao campeonato nacional. O relatório terá um foco para a descrição e fundamentação do modelo de jogo, para a reflexão e exposição do trabalho realizado e das ações subjacentes ao treino desportivo na equipa, contextualizando com as exigências que serão impostas nos escalões superiores (percurso até sénior). Para a realização deste estágio, foi-me atribuída a função de treinador-adjunto, do treinador principal, no escalão de Iniciadas (com idades compreendidas entre os 12-14 anos) e de treinador de Guarda-redes (GR), no escalão de Juvenis (com idades compreendidas entre os 15-16 anos). Nesta parte do estágio comecei por observar os treinos, os seus conteúdos e a forma de trabalhar, intervindo colocando questões aos treinadores, sobre o que tinha aprendido durante a Licenciatura e o Mestrado, articulando a teoria com a prática. Comecei a intervir com os atletas, colocando em prática os ensinamentos adquiridos a nível de planeamento e preparação de treino, realizei uma breve observação do treinador, fiz avaliações antropométricas, físicas, sociais, psicológicas e Bio-banding, realizei analise de vídeo, introdução de ginásio, um dossier de equipa e um projeto que englobou o clube todo. O estágio visou a melhoria de competências da função de treinador a nível da intervenção, da organização e gestão de processos de treino. Procura-se assim descrever as tarefas que o treinador realiza ao longo da época desportiva, desde o planeamento de época, construção de unidades de treino e semanas de treino e o modelo de jogo da equipa. A época desportiva teve início a 06 de setembro de 2020 e terminou a 24 de julho de 2021, com um total de onze mesociclos, quarenta microciclos e cento e uma unidades de treino (UT), perfazendo um total de 7575 minutos de treino. Relativamente ao nível de minutos de competição foram despendidos um total de 360 minutos, num total de seis jogos oficiais (devido há covid-19). O relatório de estágio encontra-se dividido em dez pontos 1) Plano Individual de Estágio; 2) Caracterização e contextualização da Instituição de Estágio; 3) Caracterização do Contexto Competitivo, 4) Modelo de Jogo; 5) Processo e Controlo de Treino; 6) Atividades Desenvolvidas; 7) Projeto de Investigação; 8) Reflexão Final; 9) Referências Bibliográficas e 10) Anexos.Instituto Politécnico da Guarda2023-03-23T15:09:41Z2023-03-232023-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/7807http://hdl.handle.net/10314/7807TID:203236564porSimões, Leonardo Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:03Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/7807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:15.465876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
title |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
spellingShingle |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro Simões, Leonardo B Treino Andebol Formação Modelo de Jogo Planeamento Preparação |
title_short |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
title_full |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
title_fullStr |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
title_full_unstemmed |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
title_sort |
Alavarium Andebol Clube de Aveiro |
author |
Simões, Leonardo B |
author_facet |
Simões, Leonardo B |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Leonardo B |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treino Andebol Formação Modelo de Jogo Planeamento Preparação |
topic |
Treino Andebol Formação Modelo de Jogo Planeamento Preparação |
description |
O presente relatório surge no âmbito de estágio profissionalizante do Mestrado em Ciências do Desporto – Especialidade em Treino Desportivo, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), realizado na Equipa de Iniciadas (sub-14) do Alavarium Andebol Clube de Aveiro (ALA), durante a época desportiva 2020/2021, em contexto de andebol de formação, competindo no campeonato regional e posterior passagem ao campeonato nacional. O relatório terá um foco para a descrição e fundamentação do modelo de jogo, para a reflexão e exposição do trabalho realizado e das ações subjacentes ao treino desportivo na equipa, contextualizando com as exigências que serão impostas nos escalões superiores (percurso até sénior). Para a realização deste estágio, foi-me atribuída a função de treinador-adjunto, do treinador principal, no escalão de Iniciadas (com idades compreendidas entre os 12-14 anos) e de treinador de Guarda-redes (GR), no escalão de Juvenis (com idades compreendidas entre os 15-16 anos). Nesta parte do estágio comecei por observar os treinos, os seus conteúdos e a forma de trabalhar, intervindo colocando questões aos treinadores, sobre o que tinha aprendido durante a Licenciatura e o Mestrado, articulando a teoria com a prática. Comecei a intervir com os atletas, colocando em prática os ensinamentos adquiridos a nível de planeamento e preparação de treino, realizei uma breve observação do treinador, fiz avaliações antropométricas, físicas, sociais, psicológicas e Bio-banding, realizei analise de vídeo, introdução de ginásio, um dossier de equipa e um projeto que englobou o clube todo. O estágio visou a melhoria de competências da função de treinador a nível da intervenção, da organização e gestão de processos de treino. Procura-se assim descrever as tarefas que o treinador realiza ao longo da época desportiva, desde o planeamento de época, construção de unidades de treino e semanas de treino e o modelo de jogo da equipa. A época desportiva teve início a 06 de setembro de 2020 e terminou a 24 de julho de 2021, com um total de onze mesociclos, quarenta microciclos e cento e uma unidades de treino (UT), perfazendo um total de 7575 minutos de treino. Relativamente ao nível de minutos de competição foram despendidos um total de 360 minutos, num total de seis jogos oficiais (devido há covid-19). O relatório de estágio encontra-se dividido em dez pontos 1) Plano Individual de Estágio; 2) Caracterização e contextualização da Instituição de Estágio; 3) Caracterização do Contexto Competitivo, 4) Modelo de Jogo; 5) Processo e Controlo de Treino; 6) Atividades Desenvolvidas; 7) Projeto de Investigação; 8) Reflexão Final; 9) Referências Bibliográficas e 10) Anexos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23T15:09:41Z 2023-03-23 2023-01-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/7807 http://hdl.handle.net/10314/7807 TID:203236564 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/7807 |
identifier_str_mv |
TID:203236564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136937839165440 |