Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Jorge
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vilarigues, Iuri, Silva, Carlos, Figueiredo, Teresa, Espada, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.19240
Resumo: A forma como o treinador intervém no treino é de extrema importância para o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Desta forma, pretendemos analisar a intervenção de três treinadores de jovens de andebol, no processo de treino. Os treinadores são detentores de título profissional de treinador grau I (n= 2) e grau II (n= 1), outorgados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram praticantes de andebol, dois possuem licenciatura em Educação Física e foram observados em três treinos. O instrumento observacional utlizado é o Sistema de Análise da Intervenção Pedagógica sobre o Conteúdo do Treinador de Andebol. Para a codificação dos comportamentos de instrução utilizou-se o programa informático LINCE®. Para a análise estatística descritiva dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics® e o programa informático THEME 6® para a deteção de T-patterns. Os treinadores observados emitem preferencialmente informação de conteúdo técnico, muita informação não específica, feedback prescritivo, avaliativo positivo e de encorajamento. A forma de instrução preferencial é auditiva e direcionada ao individuo. Em conclusão, a observação dos treinadores levanta algumas questões sobre a eficácia das estratégias adotadas no processo de treino, facto que deve ser objeto de prática reflexiva. PALAVRAS-CHAVES: comportamento do treinador; deteção de T-patterns; feedback; andebol.
id RCAP_ad411ec9b70558fb8f598c9d82792ae1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebolAnálise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebolOriginal ArticleA forma como o treinador intervém no treino é de extrema importância para o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Desta forma, pretendemos analisar a intervenção de três treinadores de jovens de andebol, no processo de treino. Os treinadores são detentores de título profissional de treinador grau I (n= 2) e grau II (n= 1), outorgados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram praticantes de andebol, dois possuem licenciatura em Educação Física e foram observados em três treinos. O instrumento observacional utlizado é o Sistema de Análise da Intervenção Pedagógica sobre o Conteúdo do Treinador de Andebol. Para a codificação dos comportamentos de instrução utilizou-se o programa informático LINCE®. Para a análise estatística descritiva dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics® e o programa informático THEME 6® para a deteção de T-patterns. Os treinadores observados emitem preferencialmente informação de conteúdo técnico, muita informação não específica, feedback prescritivo, avaliativo positivo e de encorajamento. A forma de instrução preferencial é auditiva e direcionada ao individuo. Em conclusão, a observação dos treinadores levanta algumas questões sobre a eficácia das estratégias adotadas no processo de treino, facto que deve ser objeto de prática reflexiva. PALAVRAS-CHAVES: comportamento do treinador; deteção de T-patterns; feedback; andebol.The way the coach intervenes in training is extremely important for the players and team development. Thus, we intend to analyze the intervention of 3 coaches of young handball in the training process. The coaches hold the professional title of coach level I (n= 2) and level II (n= 1), assigned by the Sport and Youth Portuguese Institute, were handball practitioners; two have a degree in Physical Education and were observed in 3 training sessions. The observational instrument used is the Pedagogical Intervention Analysis System on the Content of the Handball Coach (SAIPCTA). The LINCE® software was used to code the instructional behavior. For data descriptive statistical analysis IBM SPSS Statistics® and the computer program THEME 6®, for the T-patterns detection were used. The coaches observed preferably issue technical information, emit a lot of non-specific information, prescriptive feedback, positive evaluative, and encouragement. The form of preferential instruction is auditory and directed to the individual. In conclusion, the observation of the coaches raises some questions about the effectiveness of the strategies adopted in the training process, which should be the subject of reflective practice. KEYWORDS: coach behavior; T-patterns detection; feedback; handball.Edições Sílabas Didáticas2021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.19240por2182-29721646-107XSantos, Fernando JorgeVilarigues, IuriSilva, CarlosFigueiredo, TeresaEspada, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:09.575205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
title Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
spellingShingle Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
Santos, Fernando Jorge
Original Article
title_short Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
title_full Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
title_fullStr Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
title_full_unstemmed Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
title_sort Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol
author Santos, Fernando Jorge
author_facet Santos, Fernando Jorge
Vilarigues, Iuri
Silva, Carlos
Figueiredo, Teresa
Espada, Mário
author_role author
author2 Vilarigues, Iuri
Silva, Carlos
Figueiredo, Teresa
Espada, Mário
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando Jorge
Vilarigues, Iuri
Silva, Carlos
Figueiredo, Teresa
Espada, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description A forma como o treinador intervém no treino é de extrema importância para o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Desta forma, pretendemos analisar a intervenção de três treinadores de jovens de andebol, no processo de treino. Os treinadores são detentores de título profissional de treinador grau I (n= 2) e grau II (n= 1), outorgados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram praticantes de andebol, dois possuem licenciatura em Educação Física e foram observados em três treinos. O instrumento observacional utlizado é o Sistema de Análise da Intervenção Pedagógica sobre o Conteúdo do Treinador de Andebol. Para a codificação dos comportamentos de instrução utilizou-se o programa informático LINCE®. Para a análise estatística descritiva dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics® e o programa informático THEME 6® para a deteção de T-patterns. Os treinadores observados emitem preferencialmente informação de conteúdo técnico, muita informação não específica, feedback prescritivo, avaliativo positivo e de encorajamento. A forma de instrução preferencial é auditiva e direcionada ao individuo. Em conclusão, a observação dos treinadores levanta algumas questões sobre a eficácia das estratégias adotadas no processo de treino, facto que deve ser objeto de prática reflexiva. PALAVRAS-CHAVES: comportamento do treinador; deteção de T-patterns; feedback; andebol.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.19240
url https://doi.org/10.6063/motricidade.19240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130169230753792