Brand equity: o caso da marca Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Daniela Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9453
Resumo: A criação de valor e a força da marca são extremamente importantes para a diferenciação e a valorização das empresas. Face à atualidade da marca Açores e ao crescimento que a mesma tem verificado desde a sua criação, esta investigação, por meio de uma análise quantitativa, procura analisar os aspetos essenciais do Brand Equity na marca Açores. Tendo por base o modelo de Brand Equity proposto por Aaker, através de questionário, pretende-se verificar se existe Brand Equity na marca Açores pelas dimensões lealdade à marca, qualidade percebida, reconhecimento da marca e associações à marca. O estudo teve por base uma amostra por conveniência que era constituída por indivíduos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a marca Açores é reconhecida pelos consumidores e associada, essencialmente, à natureza, aos produtos regionais e à experiência global. A marca Açores é reconhecida mesmo antes do selo de origem e os consumidores afirmam a qualidade, a confiabilidade e a funcionalidade dos bens/serviços desta marca, conduzindo à fidelidade e ao consumo recorrente desta marca. Pela facilidade de reconhecimento, pela identificação, pela superação das expetativas e pela satisfação do consumidor é possível afirmar que a marca Açores tem impacto a nível nacional e internacional. Consequentemente, verifica-se a existência de Brand Equity na marca Açores e o seu sucesso, sendo este estudo um ponto de partida para outros estudos relacionados com a temática.
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