Escovagem dentária e outras atividades de promoção da saúde oral em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes,Sónia, Bernardo,Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-28902022000200085
Resumo: Resumo Objetivos: Os objetivos deste estudo foram caracterizar a implementação da escovagem e de outras medidas de promoção da saúde oral em jardins de infância e identificar os fatores que influenciam a implementação da escovagem dos dentes. Métodos: A recolha de dados foi efetuada através de um questionário online dirigido aos educadores de infância a lecionar em Portugal. O questionário incluiu a caracterização do jardim de infância, do educador, da escovagem dos dentes e de outras medidas. Foi realizada a estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste não-paramétrico do qui-quadrado (α=0,05). Resultados: A amostra incluiu 1618 educadores de infância, com uma média de 47,1 anos (dp=9,975). A escovagem diária era realizada em 40,6% dos jardins de infância. As principais razões apontadas para a não escovagem foram o risco de transmissão de doenças e limitações de recursos humanos e de espaço. Uma percentagem considerável de jardins de infância (43,8%) nunca foi visitada pelas equipas de saúde oral. Nos jardins de infância onde os educadores exercem há mais anos (p=0,004), onde os educadores tiveram formação sobre saúde oral (p<0,001) e onde as equipas de saúde oral atuaram (p<0,001), a escovagem dos dentes foi mais frequente. Conclusões: A escovagem dos dentes revelou-se implementada em menos de metade dos jardins de infância portugueses, sendo que esta é potenciada pela formação dos educadores em temas sobre saúde oral e pelas ações das equipas de saúde oral.
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