A influência das redes sociais digitais nas atitudes e intenções de fumar de estudantes do ensino superior: um estudo empírico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Raquel Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15336
Resumo: Objetivo – Investigar a influência que as mensagens tabágicas, presentes nas redes sociais digitais, têm perante as atitudes e intenções de fumar de estudantes do ensino superior português. Metodologia – Estudo empírico de corte transversal com uma amostra de estudantes, onde foi utilizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura sobre o tema, suscetível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha de dados foi efetuada através de inquérito por questionário online, obtendo-se uma amostra de 405 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo de equações estruturais. Resultados – Foram comprovadas cerca de metade das hipóteses propostas, sendo garantido o sentido de associaçao inicial de todas. Foram obtidas diferentes capacidades preditivas das variáveis independentes e interessantes níveis correlacionais. Foi assegurada a validade convergente das escalas de medida, mas, não a divergente de uma delas, apesar de adequada qualidade psicométrica geral. Limitações/implicações – Os resultados carecem ser examinados com todo o cuidado face à utilização de uma amostra não probabilística. A inexistência de trabalhos similares, no setor em análise português, gerou algumas limitações na discussão de resultados. Em termos de implicações teóricas destacamos que a gestão de redes sociais digitais é determinante para alterar atitudes, intenções e comportamentos tabágicos. As implicações práticas permitem indicar claras recomendações para os gestores de saúde pública, sobre o tabagismo entre os estudantes. Em concreto, (o uso de) diversos tipos de redes sociais digitais podem conduzir a diferentes atitudes e intenções tabágicas. Originalidade/valor – O estudo com estudantes, à data, foi o primeiro realizado em Portugal, onde se investigou um modelo teórico sobre a influência das redes sociais digitais nas atitudes tabágicas e intenções de fumar.
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As hipóteses foram testadas por um modelo de equações estruturais. Resultados – Foram comprovadas cerca de metade das hipóteses propostas, sendo garantido o sentido de associaçao inicial de todas. Foram obtidas diferentes capacidades preditivas das variáveis independentes e interessantes níveis correlacionais. Foi assegurada a validade convergente das escalas de medida, mas, não a divergente de uma delas, apesar de adequada qualidade psicométrica geral. Limitações/implicações – Os resultados carecem ser examinados com todo o cuidado face à utilização de uma amostra não probabilística. A inexistência de trabalhos similares, no setor em análise português, gerou algumas limitações na discussão de resultados. Em termos de implicações teóricas destacamos que a gestão de redes sociais digitais é determinante para alterar atitudes, intenções e comportamentos tabágicos. As implicações práticas permitem indicar claras recomendações para os gestores de saúde pública, sobre o tabagismo entre os estudantes. Em concreto, (o uso de) diversos tipos de redes sociais digitais podem conduzir a diferentes atitudes e intenções tabágicas. Originalidade/valor – O estudo com estudantes, à data, foi o primeiro realizado em Portugal, onde se investigou um modelo teórico sobre a influência das redes sociais digitais nas atitudes tabágicas e intenções de fumar.Purpose – The aim of this study is to analyze the influence that smoking messages, displayed on social media, have on the smoking attitudes and smoking intentions of portuguese college students. Methodology – An empirical cross-sectional study was carried out, with a sample of college students, where a descriptive research was used, of a quantitative, exploratory and confirmatory nature, from the identification of a theoretical model, supported by the literature review on the subjetct, able to study relations between latent variables. Data were collected through a survey, available online, which allowed to obtain a valid sample of 405 answers. A confirmatory structural equation model was used to to test the hypotheses. Findings – Aproximately half of the proposed hypotheses were confirmed. Different predictive abilities of the independent variables and interesting correlational levels were obtained. The convergent validity of the measurement scales was assured, but one divergent scale wasn’t, despite the adequate general psychometric quality. Limitations/implications – The obtained results need to be analyzed with great care, in view of the use of a non-probabilistic sample. The lack of homologous work, in Portugal, in the sector under analysis, has led to some limitations in the discussion of results. In terms of theoretical implications we emphasize that the management of social media is crucial to change attitudes, intentions and smoking behaviors. The practical implications allow us to indicate clear recommendations for public health managers about smoking among students. Specifically, (the use of) various types of social media can lead to different smoking attitudes and intentions. Originality/value – The most important contribution of this study is to be the first one conducted in Portugal, up to date, in which it was proposed and investigated a (new) theoretical model referring to the influence of social media on college students’s smoking attitudes and intentions.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroSousa, Isabel Maria de Ardions Braz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Sara Raquel Oliveira2020-01-22T11:21:40Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15336TID:202371336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:05.122447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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