A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Alexandre Meneses
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Linhares, Ronaldo Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9784
Resumo: A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.
id RCAP_ad79425566567826e6941981b0da523e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na ciberculturaThe digital content curation, as a device in the education-research in cybercultureCuradoria de conteúdo digitalPesquisa-formaçãoCiberculturaDigital content curationEducation-researchCybercultureODS::04:Educação de QualidadeA temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.The thematic of this text addresses the pedagogical possibilities of using digital content curation in education-research in cyberculture, as a methodological device. It starts from the assumption that curating digital content proves to be a powerful research device in cyberculture, making researchers prepared for a collaborative and collective construction of practices. It aims to suggest a device inspired by the plural- multi-referential approach for use in education-research in cyberculture. We opted to conduct a critical review of content curation models, in order to be able to propose a specific model to be used in education-research in cyberculture. As a result, you can see the potential of digital content curation, by providing the researcher with a flexible device in the learning of new concepts when doing research.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoChagas, Alexandre MenesesLinhares, Ronaldo Nunes2020-06-16T11:01:04Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9784porChagas, Alexandre Meneses; Linhares, Ronaldo Nunes - A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 100-1142182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.382551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
The digital content curation, as a device in the education-research in cyberculture
title A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
spellingShingle A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
Chagas, Alexandre Meneses
Curadoria de conteúdo digital
Pesquisa-formação
Cibercultura
Digital content curation
Education-research
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
title_full A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
title_fullStr A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
title_full_unstemmed A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
title_sort A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
author Chagas, Alexandre Meneses
author_facet Chagas, Alexandre Meneses
Linhares, Ronaldo Nunes
author_role author
author2 Linhares, Ronaldo Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Alexandre Meneses
Linhares, Ronaldo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria de conteúdo digital
Pesquisa-formação
Cibercultura
Digital content curation
Education-research
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Curadoria de conteúdo digital
Pesquisa-formação
Cibercultura
Digital content curation
Education-research
Cyberculture
ODS::04:Educação de Qualidade
description A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T11:01:04Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9784
url http://hdl.handle.net/10400.2/9784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chagas, Alexandre Meneses; Linhares, Ronaldo Nunes - A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 100-114
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079257079808