A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9784 |
Resumo: | A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa. |
id |
RCAP_ad79425566567826e6941981b0da523e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na ciberculturaThe digital content curation, as a device in the education-research in cybercultureCuradoria de conteúdo digitalPesquisa-formaçãoCiberculturaDigital content curationEducation-researchCybercultureODS::04:Educação de QualidadeA temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa.The thematic of this text addresses the pedagogical possibilities of using digital content curation in education-research in cyberculture, as a methodological device. It starts from the assumption that curating digital content proves to be a powerful research device in cyberculture, making researchers prepared for a collaborative and collective construction of practices. It aims to suggest a device inspired by the plural- multi-referential approach for use in education-research in cyberculture. We opted to conduct a critical review of content curation models, in order to be able to propose a specific model to be used in education-research in cyberculture. As a result, you can see the potential of digital content curation, by providing the researcher with a flexible device in the learning of new concepts when doing research.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoChagas, Alexandre MenesesLinhares, Ronaldo Nunes2020-06-16T11:01:04Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9784porChagas, Alexandre Meneses; Linhares, Ronaldo Nunes - A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 100-1142182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.382551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura The digital content curation, as a device in the education-research in cyberculture |
title |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
spellingShingle |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura Chagas, Alexandre Meneses Curadoria de conteúdo digital Pesquisa-formação Cibercultura Digital content curation Education-research Cyberculture ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
title_full |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
title_fullStr |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
title_full_unstemmed |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
title_sort |
A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura |
author |
Chagas, Alexandre Meneses |
author_facet |
Chagas, Alexandre Meneses Linhares, Ronaldo Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Ronaldo Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Alexandre Meneses Linhares, Ronaldo Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curadoria de conteúdo digital Pesquisa-formação Cibercultura Digital content curation Education-research Cyberculture ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Curadoria de conteúdo digital Pesquisa-formação Cibercultura Digital content curation Education-research Cyberculture ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A temática deste texto aborda as possibilidades pedagógicas da utilização da curadoria de conteúdos digitais na pesquisa-formação na cibercultura, enquanto dispositivo metodológico. Parte do pressuposto de que a curadoria de conteúdo digital se mostra um potente dispositivo de pesquisa na cibercultura, tornando os pesquisadores preparados para uma construção colaborativa e coletiva de práticas. Tem como objetivo sugerir um dispositivo com inspiração na abordagem plural- multirreferencial para uso na pesquisa-formação na cibercultura. Optou-se por realizar uma revisão crítica de modelos de curadoria de conteúdo, para ser possível propor um modelo específico a ser utilizado na pesquisa-formação na cibercultura. Como resultado, percebe-se o potencial da curadoria de conteúdo digital, ao propiciar ao pesquisador um dispositivo flexível no aprendizado de novos conceitos ao se fazer pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T11:01:04Z 2020-04 2020-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9784 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chagas, Alexandre Meneses; Linhares, Ronaldo Nunes - A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 100-114 2182-4967 https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817549970194038784 |