Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/5096
Resumo: Com o fenômeno da globalização, as sociedades têm se tornado cada vez mais abertas e a mídia cada vez mais mundial e (inter)nacional. No entanto, no caminho contrário temos a comunicação de caráter local, que novamente vem ganhando força, principalmente a partir da necessidade cada vez maior do cidadão regional ou local de se sentir representado nas narrativas construídas. Nesse sentido, temos o conceito de mineiridade como relevante para entendermos a identidade mineira, que é reconhecida nacionalmente, mas muitas das vezes acaba silenciada na mídia de veiculação nacional, por não ser o Estado uma potência nem política nem econômica, apesar de ser aquele com maior número de cidades do país. A partir dessa tensão, o objetivo desse artigo é analisar o recém-implantado telejornal Brasil em Rede, buscando entender porquê uma emissora regional (Rede Minas) produz e veicula um telejornal de caráter nacional.
id RCAP_ad8122372922301e370a5d4de49e91ce
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/5096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)public telejornalismlocal telejornalismrepresentationBrasil em redeaudiovisual materialitytelejornalismo públicotelejornalismo localrepresentaçãoBrasil em redematerialidade audiovisualCom o fenômeno da globalização, as sociedades têm se tornado cada vez mais abertas e a mídia cada vez mais mundial e (inter)nacional. No entanto, no caminho contrário temos a comunicação de caráter local, que novamente vem ganhando força, principalmente a partir da necessidade cada vez maior do cidadão regional ou local de se sentir representado nas narrativas construídas. Nesse sentido, temos o conceito de mineiridade como relevante para entendermos a identidade mineira, que é reconhecida nacionalmente, mas muitas das vezes acaba silenciada na mídia de veiculação nacional, por não ser o Estado uma potência nem política nem econômica, apesar de ser aquele com maior número de cidades do país. A partir dessa tensão, o objetivo desse artigo é analisar o recém-implantado telejornal Brasil em Rede, buscando entender porquê uma emissora regional (Rede Minas) produz e veicula um telejornal de caráter nacional.With the phenomenon of globalization, societies have become increasingly open and the media increasingly worldwide and (inter)national. However, in the opposite way we have the communication of local character, which again comes gaining momentum, mainly from the ever-increasing need of the regional or local citizen to feel represented in the built narratives. In this sense, we have the concept of minerity as relevant to understand the mining identity, which is nationally recognized, but often ends up silted in the media of national broadcasting, since the state is not one a politic or economic power, despite being the one with the largest number of cities in the country. Based on this tension, the objective of this article is to analyze the newly implemented network television news in Brazil, seeking to understand why a regional broadcaster (Rede Minas) produces and carries a national news broadcast.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5096oai:revues.org:cp/5096porurn:doi:10.4000/cp.5096http://journals.openedition.org/cp/5096Pereira, Gustavo Teixeira de FariaCoutinho, Iluska Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:31Zoai:revues.org:cp/5096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.894353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
title Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
spellingShingle Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
public telejornalism
local telejornalism
representation
Brasil em rede
audiovisual materiality
telejornalismo público
telejornalismo local
representação
Brasil em rede
materialidade audiovisual
title_short Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
title_full Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
title_fullStr Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
title_full_unstemmed Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
title_sort Por que uma emissora pública regional precisa de um telejornal nacional? O caso do “Brasil em Rede” (Rede Minas-MG)
author Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
author_facet Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
Coutinho, Iluska Maria da Silva
author_role author
author2 Coutinho, Iluska Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gustavo Teixeira de Faria
Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv public telejornalism
local telejornalism
representation
Brasil em rede
audiovisual materiality
telejornalismo público
telejornalismo local
representação
Brasil em rede
materialidade audiovisual
topic public telejornalism
local telejornalism
representation
Brasil em rede
audiovisual materiality
telejornalismo público
telejornalismo local
representação
Brasil em rede
materialidade audiovisual
description Com o fenômeno da globalização, as sociedades têm se tornado cada vez mais abertas e a mídia cada vez mais mundial e (inter)nacional. No entanto, no caminho contrário temos a comunicação de caráter local, que novamente vem ganhando força, principalmente a partir da necessidade cada vez maior do cidadão regional ou local de se sentir representado nas narrativas construídas. Nesse sentido, temos o conceito de mineiridade como relevante para entendermos a identidade mineira, que é reconhecida nacionalmente, mas muitas das vezes acaba silenciada na mídia de veiculação nacional, por não ser o Estado uma potência nem política nem econômica, apesar de ser aquele com maior número de cidades do país. A partir dessa tensão, o objetivo desse artigo é analisar o recém-implantado telejornal Brasil em Rede, buscando entender porquê uma emissora regional (Rede Minas) produz e veicula um telejornal de caráter nacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/5096
oai:revues.org:cp/5096
url http://journals.openedition.org/cp/5096
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/5096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.5096
http://journals.openedition.org/cp/5096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597887574016