A relação entre os desportos de combate, a aquisição de competências sociais e o rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Fernando Miguel Branco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3146
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar se a prática de Artes Marciais/Desportos de Combate tem uma influência positiva nos jovens atletas, nomeadamente na aquisição de competências sociais, e se as mesmas estão correlacionadas com o sucesso escolar. Contemplou questões relacionadas da prática de desportos de combate com a vida dos jovens atletas no seu dia a dia, nas suas atividades escolares e nos treinos e competições. O estudo envolveu a participação de 212 atletas de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, reunindo simultaneamente a condição de prática/experiência desportiva de pelo menos um ano; foi aplicado no Taekwondo, Karaté, Kung-Fu, Judo e Capoeira. Foi elaborado e validado um questionário individual e anónimo que contemplavam 63 questões sobre competências sociais e aproveitamento escolar. As competências sociais contemplaram sete variáveis, nomeadamente: o respeito; o autocontrolo; a responsabilidade; a perseverança; o saber estar; a cooperação e a integridade. Foram, igualmente, contempladas questões relacionadas com o aproveitamento escolar. Para o tratamento estatístico foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 19.0 onde a estatística descritiva é apresentada em tabelas onde constam frequências absolutas e relativas; valores máximos e mínimos; valores médios e desvio padrão. Para a análise inferencial foi utilizado o teste T-Student, de forma a comparar dois grupos de estudo, e a Análise da Variância para comparar três ou mais grupos de estudo. Os resultados indicaram que na prática de desportos de combate a experiência não parece ser um fator que esteja associado à aquisição de competências sociais. No entanto, há evidências de que atletas que treinam mais vezes semanalmente, de um modo geral, valorizam mais as competências sociais, sobretudo as seguintes: o autocontrolo, a responsabilidade, a perseverança e a cooperação. Relativamente à idade, verificou-se que, no geral, há tendência para os atletas de idades mais avançadas apresentarem resultados superiores em todas as competências sociais. Na perceção dos efeitos da prática de desportos de combate nas competências sociais em função do género, verificaram-se diferenças. Assim sendo, as raparigas apresentaram diferenças significativas na responsabilidade e integridade. Similarmente, as outras competências tiveram um maior desenvolvimento no sexo feminino, uma vez que quase todas apresentaram valores médios superiores. No que se refere ao aproveitamento escolar, não houve evidências de que a experiência da prática dos desportos de combate seja determinante para obter melhores resultados escolares. Igualmente, um aumento do número de treinos não se apresentou como um fator relevante para um melhor ou pior aproveitamento. Foram, no entanto, constatadas diferenças quanto à perceção do favorecimento no aproveitamento escolar, através da prática dos desportos de combate, sendo tal facto mais evidente nas raparigas. Concluiu-se que a prática dos diferentes desportos de combate proporciona a aquisição de competências sociais e que influencia positivamente o quotidiano dos jovens atletas. Porém, não ficou evidenciado que a prática desse tipo de desportos esteja correlacionada com um melhor aproveitamento escolar. Concluiu-se então que essa prática não ajuda, mas também não prejudica esse aproveitamento.
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Foi elaborado e validado um questionário individual e anónimo que contemplavam 63 questões sobre competências sociais e aproveitamento escolar. As competências sociais contemplaram sete variáveis, nomeadamente: o respeito; o autocontrolo; a responsabilidade; a perseverança; o saber estar; a cooperação e a integridade. Foram, igualmente, contempladas questões relacionadas com o aproveitamento escolar. Para o tratamento estatístico foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 19.0 onde a estatística descritiva é apresentada em tabelas onde constam frequências absolutas e relativas; valores máximos e mínimos; valores médios e desvio padrão. Para a análise inferencial foi utilizado o teste T-Student, de forma a comparar dois grupos de estudo, e a Análise da Variância para comparar três ou mais grupos de estudo. Os resultados indicaram que na prática de desportos de combate a experiência não parece ser um fator que esteja associado à aquisição de competências sociais. No entanto, há evidências de que atletas que treinam mais vezes semanalmente, de um modo geral, valorizam mais as competências sociais, sobretudo as seguintes: o autocontrolo, a responsabilidade, a perseverança e a cooperação. Relativamente à idade, verificou-se que, no geral, há tendência para os atletas de idades mais avançadas apresentarem resultados superiores em todas as competências sociais. Na perceção dos efeitos da prática de desportos de combate nas competências sociais em função do género, verificaram-se diferenças. Assim sendo, as raparigas apresentaram diferenças significativas na responsabilidade e integridade. Similarmente, as outras competências tiveram um maior desenvolvimento no sexo feminino, uma vez que quase todas apresentaram valores médios superiores. No que se refere ao aproveitamento escolar, não houve evidências de que a experiência da prática dos desportos de combate seja determinante para obter melhores resultados escolares. Igualmente, um aumento do número de treinos não se apresentou como um fator relevante para um melhor ou pior aproveitamento. Foram, no entanto, constatadas diferenças quanto à perceção do favorecimento no aproveitamento escolar, através da prática dos desportos de combate, sendo tal facto mais evidente nas raparigas. Concluiu-se que a prática dos diferentes desportos de combate proporciona a aquisição de competências sociais e que influencia positivamente o quotidiano dos jovens atletas. Porém, não ficou evidenciado que a prática desse tipo de desportos esteja correlacionada com um melhor aproveitamento escolar. Concluiu-se então que essa prática não ajuda, mas também não prejudica esse aproveitamento.The study aimed to determine whether the practice of Martial Arts/Combat Sports has a positive influence on young athletes, particularly in the acquisition of social skills, and whether theyare correlated with school success. It has considered questions relating to the practice of combat sports to the lives of young athletes in their daily activities in their schools and in training and competitions. The study involved the participation of 212 athletes of both sexes, aged between 12 and 18 years, while meeting the condition of practice / sporting experience of at least one year; it was applied in Taekwondo, Karate, Kung Fu, Judo and Capoeira. A questionnaire which included individual and anonymous 63 questions on social skills and academic achievement was developed and validated. Social skills beheld seven variables, namely: respect, self-control, responsibility, perseverance, knowledge-being, cooperation and integrity. Issues related to school performance were also addressed. For the statistical analysisit was used the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 19.0 in which descriptive statistic sare presented in tables which contains absolute and relative frequencies, maximum and minimum values, mean values and standard deviation. For the inferential analysis it was used T-student’s test, in order to compare the two study groups, and analysis of variance to compare three or more groups.The results indicated that experience in the practice of combat sports does not seem to be a fator that is associated with the acquisition of social skills. However, there is evidence that athletes who train more times weekly, usually value more social skills, including: self, responsibility, perseverance and cooperation. Regard in gage, it was verified that, overall, there is a tendency for older athletes to present better results in all social skills. In the perception of the effects of the practice of combat sports in social skills according to gender, there were differences. The girls showed significant difference sin responsibility and integrity. Similarly, other skills have a greater development in females, as almost all showed higher values. Regarding educational attainment, there was no evidence that the experience of the practice of combat sports is crucial to better school results. Further more, an increase in the number of training did not appear as a relevant fator for a better or worse attainment. Even so, there were observed differences in the perception off avoritismat school, throughout the practice of combat sports, it being more evident among girls. It was concluded that the practice of different combat sports provides the acquisition of social skills that positively influences the daily lives of young athletes. However, it didn’t become evident that the practice of such sports is correlated with better school performance. Although it was concluded that this practice does not help, it also doesn’t affect negatively school attainment.2014-05-22T11:16:18Z2014-05-22T00:00:00Z2014-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3146porNeto, Fernando Miguel Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:11.730734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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